Dakar: Brabec entra a vencer, portugueses em toada segura

O americano Ricky Brabec em Honda venceu a etapa de abertura do Dakar 2021 com a vitória no prólogo de 11 quilómetros, logo seguido pelo seu companheiro de equipa Juan Barreda. A fechar o pódio esteve Daniel Sanders o novo recruta da equipa KTM para este Dakar, dando desde já boas indicações do seu potencial.

Quanto aos pilotos portugueses, Sebastian Bühler em Hero, foi o mais rápido averbando o 5º tempo do prólogo com o tempo de 6m17s a pouco mais de 16s do vencedor.

O seu colega de equipa Joaquim Rodrigues concluiu o prólogo na 10ª posição com 6m24s enquanto que o estreante Rui Gonçalves foi 20º classificado no prólogo com 6m36s, segundo “Rookie”, numa especial onde os trinta primeiros terminaram separados por pouco menos de um minuto. Alexandre Azinhais efetuou um prólogo cauteloso terminando na 71ª posição da geral.

 

1º Ricky Brabec (EUA) Honda: “Hoje foi bom, uma especial muito curta – com um prólogo de dez quilómetros apenas. Não havia nada  realmente a perder ou a ganhar. Foi suficiente para acalmar os nervos. Estamos prontos para o começo real. Amanhã começaremos a etapa cedo em que saímos com o primeiro e segundo lugares no prólogo para mim e para o Joan. Seremos nós dois a abrir o percurso caminho e espero que tudo corra bem. O Dakar é uma corrida longa, onde a estratégia terá que obrigatoriamente que funcionar.”

5º Sebastian Bühler (GER) Hero Motorsports: “Foi uma etapa curta hoje, mas correu muito bem. Terminei em 5º, o que acho que é uma boa posição para começar a verdadeira corrida amanhã. Vai ser uma etapa longa e difícil, mas estamos bem preparados, então a partir daí veremos como vai correr a prova. ”

10º Joaquim Rodrigues (POR) Hero Motorsports: “Começamos a prova com o prólogo, então posso dizer estou feliz por começar outro Rally Dakar. Tive uma sensação estranha no início, mas no geral estou bem e a moto também está muito bem, por isso estou contente com os resultados. Estou ansioso pela primeira etapa real do Dakar 2021 que será amanhã.”

20º Rui Gonçalves (POR) Sherco Racing Factory: “Prólogo feito e  tive um bom feeling com a mota e com o terreno. Foram apenas 11 kms bastante rápidos onde a sensação foi bastante agradável!
É a minha primeira experiência nesta prova onde vou aprender e desfrutar da aventura no Rally Dakar. Serão novas pessoas, novos pilotos, será tudo novo para mim mas vou tentar aprender o máximo possível quilómetro após quilómetro.”