Dakar: Honda agarra a liderança, Cornejo de fora

Décimo dia de competição no Dakar com mais uma etapa recheada de emoções, de navegação difícil e de muito cansaço acumulado.

Uma etapa delineada entre desfiladeiros e formações rochosas que mais fazem lembrar esculturas de animais de proporções gigantescas.

Uma etapa com 342 km cronometrados onde as expectativas saíram furadas a muitos dos concorrentes que esperavam uma navegação mais fácil, algo que não aconteceu.

O dia começou com Nacho Cornejo ao ataque, o piloto chileno saia na frente e procurava cimentar a liderança na geral conquistada na etapa 9 e que já era de mais de 11m para o seu colega de equipa Kevin Benavides.

Ricky Brabec esteve imparável na etapa de hoje, etapa que venceu sem margem para dúvidas (Foto @rally_zone)

Mas o golpe de teatro iria dar-se ao km 252 da especial quando Cornejo sofria uma queda a alta velocidade que deixava a sua Honda muito maltratada e com indícios de um traumatismos craniano. O chileno perdia toda a vantagem acumulada nos dias anteriores e, no final da etapa, seria evacuado por precaução para o hospital onde foi submetido a mais exames médicos, tendo pouco depois sido confirmada a desistência do piloto de 26 anos de idade.

A desistência de Cornejo seria colmatada pela performance incrível dos restantes pilotos da equipa Monster Energy Honda. Ricky Brabec voltava a mostrar o porquê de ter o nº1 na sua moto e fez aquilo que lhe competia, dar o máximo e navegar sem falhas.

Kevin Benavides também imprimiu um ritmo diabólico mas ao contrário de Brabec, efetuou um par de navegação que o atrasaram mas, que não impediram o argentino de assumir a liderança da classificação geral com apenas 51s de diferença para o americano Brabec.

A armada Honda segue agora na liderança do Dakar com Kevin Benavides apesar de terem perdido Nacho Cornejo devido a queda (Foto @rally_zone)

Quanto à armada laranja, o dia não correu da melhor forma para Sam Sunderland que não evitou uns quantos erros na navegação, erros que por pouco não o atiraram para fora do pódio na geral. Matthias Walkner era 5º e se não fossem as 2 horas penalização já era 4º na geral. Mas o melhor nesta etapa seria mesmo o americano Skyler Howes que, foi quem se deu melhor com a traiçoeira navegação na etapa 10.

Quanto aos três portugueses que se mantém em prova Joaquim Rodrigues continua a revelar uma força sobre-humana e uma determinação incrível tendo levado a sua Hero até ao 10º posto da geral, alcançando pela 5ª vez um lugar dentro do “Top-Ten”.

Sam Sunderland é o mehor KTM na classificação geral na 3ª posição, a 10m36 de Benavides (Foto @rally_zone)

Rui Gonçalves entrava nesta etapa decidido a afastar os problemas dos últimos dias e conseguia ter um dia mais calmo onde já voltou a imprimir um ritmo mais forte para terminar na 19ª posição.

Sebastian Bühler teria alguns problemas a navegar por entre as enormes formações rochosas do nordeste da Arábia finalizando o dia no 21º posto.

Amanhã terá lugar a penúltima etapa que liga Al-Ula e Yanbu, etapa que inicialmente seria a mais longa deste Dakar, mas que será encurtada em 50 km devido à previsão meteorológica para dia 14, passando, mesmo assim, para 450 km que serão disputados ao cronómetro.

Joaquim Rodrigues tem revelado uma força sobre-humana terminando o dia no 10º posto (Foto @rally_zone)

Ricky Brabec (EUA) Honda: Hoje foi definitivamente um bom dia, mas foi uma pena para o nosso companheiro de equipa Nacho Cornejo que sofreu uma queda. Fui pensando o dia todo numa estratégia, tentei ficar um pouco para trás para ter uma melhor posição na etapa de amanhã, mas os outros adversários estavam com um ritmo mais lento e muito atrasados. Não quis esperar e ficar mais para trás, por isso dei o máximo. Amanhã serei eu que vou abrir a pista mas tenho muita sorte em ter os meus colegas de equipa logo atrás de mim. Se me alcançarem, vou perder tempo, mas é o que é. Estamos todos a dar cem por cento e até agora todos nós demos tudo. Qualquer coisa menos do que uma vitória será inaceitável para nós. Daremos o nosso melhor e tentaremos chegar ao fim no topo. Seria ótimo colocar todas as Honda no pódio, mas se vencermos, iremos cumprir o nosso derradeiro objetivo.

Dia mais calmo para Rui Gonçalves sem grandes problemas que o levaram até ao 19º posto (Foto @rally_zone)

Kevin Benavides (ARG) Honda: “A etapa de hoje foi muito complicada, comecei a abrir a pista tendo corrido tudo bem até o km 80 onde cometi um erro de navegação e perdi alguns minutos até encontrar o WP, mas o Ricky tinha acabado de chegar a esse WP e aproveitou para me ultrapassar. Havia muito pó e também muitas pedras e rios secos, então decidi ficar mais para trás durante toda a etapa. Pela nossa parte, vamos continuar a dar tudo, pessoalmente vou lutar pelo que também é o meu sonho. Estou ciente de que tudo pode acontecer, mas vou continuar a trabalhar tal como tenho feito até agora. Amanhã teremos uma etapa muito longa, teremos que ser inteligentes e navegar bem.”

Sesbatian Buhler imprimiu um ritmo mais cauteloso antevendo as dificuldades do dia de amanhã (Foto @rally_zone)

Joaquim Rodrigues (POR) Hero: “Foi uma etapa muito rápida e perigosa novamente com muitas pedras. Depois da navegação complicada de ontem, decidi focar-me nisso hoje e, felizmente, tudo correu muito bem para hoje. Consegui rodar com bom ritmo e não cometi nenhum erro de navegação, por isso estou feliz por terminar a etapa de hoje e conseguir um bom resultado para a equipa.”

Rui Gonçalves (POR) Sherco: “Contente por ter conseguido andar o dia todo sem grandes erros de navegação. “Comi” muito pó devido a ter arrancado atrás mas mantive a calma e andei ao meu ritmo. Obrigado pelo vosso apoio e força durante estes últimos dias!”

Sebastian Bühler (GER) Hero: “Cometi um erro no início da etapa que me custou muito tempo. Mas depois disso tudo correu bem e comecei a sentir-me bem com a moto e a imprimir um bom ritmo. Agora faltam apenas dois dias para o final, por isso é importante concentrar-me para obter bons resultados, mas ao mesmo tempo não correr riscos desnecessários.”