InícioDesportoDakar – Passam três anos da morte de Paulo Gonçalves

Dakar – Passam três anos da morte de Paulo Gonçalves

Foi há precisamente três anos que infelizmente perdemos um dos nossos. Paulo Gonçalves faleceu a 12 de janeiro de 2020, mas o seu legado perdura!

-

12 de janeiro de 2020. Esta é a data que, infelizmente, temos de assinalar hoje, num momento em que o Rali Dakar prossegue a bom ritmo na Arábia Saudita. Tudo porque, cumprem-se hoje três anos desde o momento fatídico que roubou a vida a um dos nossos: Paulo Gonçalves.

Um dos maiores pilotos de motos de Portugal, e uma personalidade muito forte nas mais variadas vertentes, principalmente nas causas sociais, Paulo “Speedy” Gonçalves perdeu a vida quando disputava o seu 13º Rali Dakar, prova que fazia parte dos seus sonhos e na qual era um dos principais nomes a ter em conta para grandes resultados.

O piloto natural de Esposende sofreu uma queda ao quilómetro 276 da especial que integrava o percurso da 7ª etapa do Rali Dakar 2020, não resistindo aos ferimentos.

Reconhecido por fãs, e não só, como um dos maiores pilotos de motos a nível nacional e internacional, Paulo Gonçalves deixou-nos mais pobres, mas sem antes ter também proporcionado momentos verdadeiramente inesquecíveis, principalmente nas suas mais recentes participações no Rali Dakar.

- PUBLICIDADE -

Quem não se recorda do momento em que, em plena terceira etapa da edição de 2020, a primeira em que competia com a marca indiana Hero, Paulo Gonçalves decide trocar o motor da sua moto indiana que cedeu à passagem do quilómetro 30?

“Speedy” viria a terminar a etapa já noite dentro, percorrendo o deserto saudita já sem luz natural, às escuras, e mostrando a todos os que ainda tivessem dúvidas que era um piloto e um competidor nato. Em apenas uma hora, e depois de ter esperado três horas no deserto pelo camião de assistência, Paulo Gonçalves trocou sozinho o motor da sua Hero, e continuou em prova.

Neste dia em que recordamos Paulo Gonçalves, também não podemos deixar de destacar as palavras de Mário Patrão. O piloto português, que contra ele tantas vezes competiu, venceu a classe Original by Motul nesta 11ª etapa do Rali Dakar 2023, tendo dedicado a vitória ao nosso “Speedy”: “A etapa foi muito ao meu jeito e senti-me confiante em arriscar e imprimir mais velocidade. Não cometi erros de navegação e consegui a vitória após tanta luta. Dedico esta vitória ao Paulo Gonçalves, estará sempre entre nós”!

Quem também não deixa passar este momento de recordação de um dos nossos é a equipa indiana Hero Motosports Team Rally.

Através de uma publicação na sua página oficial no Facebook, a equipa publica um vídeo intenso em que destaca os feitos de Paulo Gonçalves, e com uma legenda que retrata na perfeição aquele que era o espírito do piloto português:

“A coisa mais importante é que nunca desistimos, e continuamos a competir. O objetivo é fazer o melhor todos os dias, e estar a salvo até ao fim”.

- PUBLICIDADE -

Palavras de Paulo Gonçalves durante o Dakar em 2020 e que a Hero Motosports Team Rally faz questão de relembrar. É disto que os Heróis são feitos!

- PUBLICIDADE -