Dakar – Passam três anos da morte de Paulo Gonçalves

Foi há precisamente três anos que infelizmente perdemos um dos nossos. Paulo Gonçalves faleceu a 12 de janeiro de 2020, mas o seu legado perdura!

paulo gonçalves

12 de janeiro de 2020. Esta é a data que, infelizmente, temos de assinalar hoje, num momento em que o Rali Dakar prossegue a bom ritmo na Arábia Saudita. Tudo porque, cumprem-se hoje três anos desde o momento fatídico que roubou a vida a um dos nossos: Paulo Gonçalves.

Um dos maiores pilotos de motos de Portugal, e uma personalidade muito forte nas mais variadas vertentes, principalmente nas causas sociais, Paulo “Speedy” Gonçalves perdeu a vida quando disputava o seu 13º Rali Dakar, prova que fazia parte dos seus sonhos e na qual era um dos principais nomes a ter em conta para grandes resultados.

O piloto natural de Esposende sofreu uma queda ao quilómetro 276 da especial que integrava o percurso da 7ª etapa do Rali Dakar 2020, não resistindo aos ferimentos.

Reconhecido por fãs, e não só, como um dos maiores pilotos de motos a nível nacional e internacional, Paulo Gonçalves deixou-nos mais pobres, mas sem antes ter também proporcionado momentos verdadeiramente inesquecíveis, principalmente nas suas mais recentes participações no Rali Dakar.

Quem não se recorda do momento em que, em plena terceira etapa da edição de 2020, a primeira em que competia com a marca indiana Hero, Paulo Gonçalves decide trocar o motor da sua moto indiana que cedeu à passagem do quilómetro 30?

“Speedy” viria a terminar a etapa já noite dentro, percorrendo o deserto saudita já sem luz natural, às escuras, e mostrando a todos os que ainda tivessem dúvidas que era um piloto e um competidor nato. Em apenas uma hora, e depois de ter esperado três horas no deserto pelo camião de assistência, Paulo Gonçalves trocou sozinho o motor da sua Hero, e continuou em prova.

Neste dia em que recordamos Paulo Gonçalves, também não podemos deixar de destacar as palavras de Mário Patrão. O piloto português, que contra ele tantas vezes competiu, venceu a classe Original by Motul nesta 11ª etapa do Rali Dakar 2023, tendo dedicado a vitória ao nosso “Speedy”: “A etapa foi muito ao meu jeito e senti-me confiante em arriscar e imprimir mais velocidade. Não cometi erros de navegação e consegui a vitória após tanta luta. Dedico esta vitória ao Paulo Gonçalves, estará sempre entre nós”!

Quem também não deixa passar este momento de recordação de um dos nossos é a equipa indiana Hero Motosports Team Rally.

Através de uma publicação na sua página oficial no Facebook, a equipa publica um vídeo intenso em que destaca os feitos de Paulo Gonçalves, e com uma legenda que retrata na perfeição aquele que era o espírito do piloto português:

“A coisa mais importante é que nunca desistimos, e continuamos a competir. O objetivo é fazer o melhor todos os dias, e estar a salvo até ao fim”.

Palavras de Paulo Gonçalves durante o Dakar em 2020 e que a Hero Motosports Team Rally faz questão de relembrar. É disto que os Heróis são feitos!