Dakar pensa em África já para 2020

O Dakar pode estar de volta a África já em 2020.

São ainda rumores mas com cada vez mais fundamento. O Dakar pode voltar a solo africano no próximo ano, não no seu formato original desenhado no Norte de África mas sim mais a Sul nomeadamente em solo angolano, da Namibia e eventualmente sul-africano.

Na passada semana a Federação Angola de Desporto Motorizado (FADM) comunicou mesmo a possibilidade da passagem da prova pelo seu território e também Namibia, não referindo na comunicação difundida a África do Sul, apesar de já anteriormente essa possibilidade ter sido referida. Não é a primeira vez que a ASO pensa nesta zona de África e o deserto do Namibe – entre o sul de Angola e o norte da África do Sul – com os seus 81.000 quilómetros quadrados junto ao Oceano Atlântico a serem cenário ‘apetitoso’ para levar a caravana a descobrir novas paragens, entre elas a ‘Costa dos Esqueletos’ que se transformará seguramente num novo ‘postal’ do Dakar.

Resta agora saber o que irão os franceses decidir em relação á data da realização da prova, que poderá ser eventualmente alterada, mesmo se no seio da ASO muitos são os que defendem a manutenção do início de Janeiro. O caminho parece estar já a ser preparado e o Dakar pode mesmo estar de novo a caminho de África.