Dakar: Toby Price conquista 1ª especial e lidera classificação geral

A primeira etapa do Rally Dakar 2021 digna desse nome teve lugar hoje Jeddah e Bisha num total de 623 quilómetros send que 277 desses quilómetros foram cronometrados. Contrariamente ao que muitos esperavam as primeiras dificuldades deste Dakar fizeram-se sentir logo nos quilometros iniciais com as dificuldades de um terreno pedregoso no meio de uma etapa de areia, a juntarem-se a um road book trabalhoso e traiçoeiro em termos de navegação que apanhou diversos pilotos desprevenidos entre eles o vencedor do prólogo o americano Ricky Brabec que partia na pole position depois da vitória no prólogo de ontem. Brabec foi apanhado pela estratégia de corrida dos seus adversários e concedeu largos minutos aos seus opositores terminando a etapa na 24ª posição.

Quem “faturou”, e bem foi, Toby Price aos do team KTM Red Bull Factory Racing que ultrapassou as dificuldades da etapa de forma brilhante levando de vencida a mesma ao mesmo tempo que assumia a liderança da classificção geral nas motos mas seguido de muito perto pelo piloto argentino da Honda Kevin Benavides.

Quanto aos portugueses também foram apanhados pelas dificuldades do terreno e também por alguns problemas técnicos. Joaquim Rodrigues concluiu a etapa na 23ª posição, o seu companheiro de equipa Sebastian Buhler na 29ª posição e o estreante Rui Gonçalves na 26ª posição.

O algarvio Alexandre Azinhais mantém um ritmo certo e cauteloso terminando na 64ª posição nesta classificativa.

Amanhã a etapa nº 2 do Dakar irá levar os concorrentes de Bisha até Adi Ad-Dawasir num total de 685 km, com 457 km cronometrados em terreno arenoso no meio das dunas e com uma parte final mais rápida e rolante

Joaquim Rodrigues 23º (POR) Hero Motorsports: A etapa de hoje pareceu-me demasiado longa. Não comecei muito confiante e definitivamente minha velocidade também não estava lá. Então, decidi focar-me na navegação ao longo da etapa. Mas assim que alguns pilotos passaram por mim, levantou-se muito pó e perdi-me. Mas estou feliz porque a primeira etapa está ultrapassada e agora vamos concentrarmo-nos na segunda. ”

Rui Gonçalves 26º (POR) Sherco Racing Factory: ““A primeira etapa está concluída. Estava tudo a correr bem até o reabastecimento, mesmo com alguns erros e uma pequena queda. Porém a menos de 100km do final a corrente da moto saltou, possivelmente por causa de uma pedra. Esse contratempo custou-me algum tempo até voltar à pista, mas felizmente chegámos ao fim. ”

Sebastian Buhler 29º (GER) Motorsports: “Hoje foi uma dia difícil. Parecia mais uma especial de enduro, com imensas pedras. Cometi um pequeno erro no início ao escolher o rumo pista e depois disso estava praticamente a rodar sozinho no pó, o que é muito difícil e arriscado. Mas este é apenas o primeiro dia, por isso estou feliz por estar de volta ao acampamento em segurança e amanhã vamos tentar fazer melhor. ”