Danilo Petrucci diz não ao Rali Dakar em 2023

O piloto italiano está satisfeito no MotoAmerica, diz que não quer competir no Rali Dakar em 2023. Danilo Petrucci estará a caminho do Mundial Superbike?

Danilo Petrucci

Danilo Petrucci está a ter um ano 2022 em grande apesar de ter saído de MotoGP, aquele que é campeonato de sonho de qualquer piloto de motociclismo de velocidade. Este ano o piloto natural de Terni já disputou a maior prova de todo-o-terreno do mundo, o Rali Dakar, e quando “aterrou” no campeonato americano MotoAmerica com a WarHorse Ducati, “Petrux” imediatamente saltou para a liderança do campeonato e ainda lidera a classificação a meio da temporada.

E agora que estamos precisamente a meio da temporada do MotoAmerica, Danilo Petrucci participou no podcast “Off Track”, não se negando a abordar uma série de temas do seu presente, mas também do seu futuro em 2023.

Os temas mais relevantes deste podcast com Petrucci são a sua temporada de estreia nos Estados Unidos, a participação no Rali Dakar, mas também uma possível mudança para o Mundial Superbike na próxima temporada.

Em relação ao MotoAmerica, e apesar de nunca esconder alguma insatisfação pela forma como o campeonato é gerido a vários níveis, nomeadamente na vertente da segurança – recordamos que na ronda de Virgínia caiu a 280 km/h e não foi ajudado pelos comissários de pista –, Danilo Petrucci garante estar satisfeito aos comandos da Ducati Panigale V4 R da equipa WarHorse.

Danilo PetrucciO piloto italiano lidera a corrida ao título, embora esteja cada vez mais pressionado pelo campeão em título Jake Gagne, que depois de um início de ano mais complicado respondeu às performances de Petrucci e venceu diversas corridas de forma consecutiva, e assim está a apenas 11 pontos do italiano. Seja o que for que aconteça até final da temporada do MotoAmerica, Danilo Petrucci não esconde que está feliz nos Estados Unidos, embora sem ter ainda adquirido uma residência fixa preferindo manter-se em Itália, e admite claramente a possibilidade de continuar a competir do outro lado do Oceano Atlântico.

Em relação ao Rali Dakar 2023, Danilo Petrucci assume pela primeira vez e de forma bem clara, que não irá participar na próxima edição da mais dura e longa prova de TT do mundo das duas rodas, que se disputará de 31 de dezembro a 15 de janeiro na Arábia Saudita.

Uma decisão surpreendente, pois, temos de nos recordar que Petrucci é um apaixonado pelo TT, e a sua estreia no Rali Dakar 2022 ficou marcada por excelentes indicadores do seu talento nato para este tipo de provas de motociclismo. De facto, Petrucci tornou-se no primeiro piloto da história a contar no currículo com vitórias numa corrida de MotoGP e numa etapa do Rali Dakar!

Mas a prova saudita provou ser demasiado extenuante para o italiano que agora refere que “Necessito respirar e descansar um pouco. Por esse motivo, decidi há dias, que não correrei no Dakar no próximo ano. O Dakar é demasiado… sobretudo se quiser competir neste campeonato (MotoAmerica). Quem sabe se não me mudo para os Estados Unidos e alugo uma casa, por isso não poderei fazer o Dakar novamente, seria demasiado difícil”.

Danilo PetrucciE se fecha a porta do Dakar, a verdade é que por outro lado o futuro de Danilo Petrucci pode mesmo acabar por ser longe dos Estados Unidos e do seu campeonato nacional. Tudo porque Gigi Dall’Igna, diretor geral da Ducati Corse, vê com bons olhos a mudança de Petrucci para o Mundial Superbike!

Aliás, quando o italiano anunciou a sua saída de MotoGP, muito se falou que a Ducati Corse estaria interessada em contar com Petrucci, que já competiu pela casa italiana em MotoGP durante vários anos, aos comandos da Panigale V4 R do Mundial SBK. Essa hipótese não se concretizou e Petrucci mudou-se para os Estados Unidos, precisamente com a moto italiana.

Com uma primeira metade de temporada americana em alto nível, Petrucci voltou a despertar o interesse da Ducati Corse em contar com o seu talento e experiência no Mundial Superbike. E logo ao lado de Alvaro Bautista, espanhol que recentemente renovou com a Aruba.it Ducati conforme a revista MotoJornal aqui revelou. Danilo Petrucci voltaria assim a estar ao mais alto nível num mundial, inserido numa estrutura de fábrica e com claras hipóteses de lutar pelo título em Superbike.

Danilo PetrucciGigi Dall’Igna não esconde que a contratação de Petrucci para o programa de Borgo Panigale no Mundial Superbike é uma forte possibilidade, e quando foi instado a comentar essa hipótese o responsável italiano revelou apenas que primeiro teria de garantir o título do MotoAmerica e depois poderá olhar para o Mundial Superbike.

Esta é, aliás, uma hipótese forte para o futuro de Danilo Petrucci, pois se tivermos em conta que a Aruba.it Ducati já renovou com Alvaro Bautista, não deixa de ser estranho que o segundo piloto continua por confirmar.

Michael Ruben Rinaldi tem sido aposta da marca italiana nas SBK, mas o jovem italiano está longe de mostrar a regularidade necessária para lutar pelas vitórias, pelo que o seu lugar na equipa oficial da Ducati estará em risco, podendo mesmo ficar para Danilo Petrucci.