Desconfinamento: Ir de 50 cc para escola a partir dos 14 anos?

Sim, é possível e legal com a habilitação na categoria AM. E pode ser a solução de mobilidade individual para os nossos filhos frequentarem as aulas ou irem até à praia neste verão que se aproxima.

Como já aqui antecipámos, as motos de cilindradas até 125 cc serão seguramente a escolha de muitos portugueses para retomarem as suas deslocações urbanas – querendo evitar transportes públicos ou o trânsito que se prevê vir a crescer nas cidades portuguesas em paralelo à evolução das medidas de retoma da normalidade (a possível).

Leia também: Motos e scooters 125 cc: A necessidade faz a ocasião?

Na verdade, com o regresso às aulas presenciais para os alunos do 11º e 12º anos na próxima segunda-feira, 18 de Maio, iremos assistir a um avolumar de trânsito nas estradas, bem como a uma maior utilização de transportes públicos. Mas, a acompanhar esta medida de retoma, definida pelo governo para a área da Educação, estão também as preocupações e receios de muitos pais e alunos, devido aos riscos de contágio pelo vírus COVID-19.

Se antes já tínhamos apontado como solução as 125 cc como alternativa para automobilistas nesta nova fase pós primeira vaga do coronavirus, será também oportuno aqui partilharmos e relembrarmos que os jovens a partir dos 14 anos poderão conduzir ciclomotores, após a obtenção do título de condução na categoria AM que, até Outubro de 2017, era conhecida por “Licença Especial e Condução de Ciclomotores”.

Assim, tal como é indicado no site do Instituto de Mobilidade e Transportes, a habilitação para esta categoria depende de uma autorização parental, bem como da aprovação em exame de condução que é constituído por uma prova teórica e outra prática.

Ou seja, quem tenha entre 14 e 16 anos, pode tirar a carta de condução para ciclomotores de duas rodas com um motor de combustão interna de cilindrada não superior a 50 cc, com velocidade máxima em patamar e por construção não superior a 45 km/h, ou cuja potência nominal máxima contínua não seja superior a 4 kW, se o motor for eléctrico. A partir dos 16 anos, os condutores ficam automaticamente habilitados à condução de veículos de duas, ou três rodas, e ainda quadriciclos ligeiros, com iguais limitações de cilindrada, velocidade e kilowatts (se o motor for eléctrico).

Leia também: Mobilidade: As motos serão solução no “pós-estado de emergência”?

As acções especiais de formação de acesso a esta habilitação para a categoria AM são ministradas por entidades autorizadas para o efeito pelo IMT, como sejam, por exemplo, as escolas de condução, ou ainda a PRP (Prevenção Rodoviária Portuguesa).

Para obter mais informações visite o site do Instituto de Mobilidade e Transportes ou dirija-se a uma escola de condução próxima de si.

Se quiser conhecer algumas propostas e preços de ciclomotores até 50 cc de duas rodas, pode encontrá-las no nosso Especial 125 cc e Scooters, já nas bancas, ou adquiri-lo directamente aqui:

MOTOJORNAL ESPECIAL 125 CC

Motojornal Especial 125 cc e Scooters já nas bancas