DGS antecipa dar parecer desfavorável à Baja Portalegre 500

A Diretora-Geral da Saúde referiu não ter conhecimento de nenhum pedido da organização mas afirmou: "em princípio não daremos parecer favorável".

A Direcção-Geral da Saúde não deverá dar parecer favorável à realização da 34ª edição da Baja Portalegre 500, agendada para os próximos dias 5 a 7 de Novembro. Isso mesmo foi avançado esta segunda-feira pela Directora-Geral da Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa COVID-19.

Quando questionada pela Agência Lusa sobre a realização da prova alentejana, Graça Freitas (0:25′) referiu que “não tendo nenhum pedido específico é pouco expectável, para não dizer nada expectável, que, em princípio, não daremos parecer favorável. Volto a dizer que a nossa responsabilidade nos próximos tempos é achatar a curva e conseguirmos enfrentar os meses mais frios, com maior circulação de vírus com o menor número possível de casos, o número de internados e o menor número possível de doentes em UCI. Temos pena porque alguns eventos merecem todo o carinho e todo o apoio, mas estamos numa situação excepcional e temos de ter medidas excepcionais. Apesar de não termos tido nenhum pedido até agora, pelo menos que seja do meu conhecimento, portanto, à partida, volto a dizer, as próximas semanas serão de grandes restrições para conseguirmos achatar a curva.”

Refira-se que o promotor da 34ª edição da Baja Portalegre 500, o ACP – Automóvel Club de Portugal, divulgou nas suas redes sociais o seu Plano Geral de Contingência, Versão 2.0, datado de 16 de Outubro, onde afirma que o mesmo “rege-se pelas orientações da DGS e dos Plano de Contingência da FIA (Anexo S), FIM, FPAK e FMP, e conta com a aprovação da ULSNA (Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano)”.

No que à presença de público no traçado diz respeito, pode-se ler naquele documento que a competição está vedada a espectadores, assumindo o ACP o compromisso de transmitir o máximo da prova através das plataformas digitais, apelando ainda a que as pessoas assistam à Baja em casa. “Cumprindo o Artigo 22º da Resolução do Conselho de Ministros nº 88-A/2020, não será permitido público na prova. Assim, este ano, num esforço único, o ACP vai transmitir o maior número de horas da Baja de Portalegre, através das plataformas digitais da prova, com classificações e diretos de vários momentos e locais da mesma. Num ano infelizmente excecional, o Automóvel Club de Portugal sugere que a forma principal de assistir à Baja de Portalegre seja na segurança do seu lar.”

A posição final da DGS relativamente à realização do Portalegre 500, que Graça Freitas já adiantou como sendo “à partida desfavorável” merecerá, seguramente, nas próximas horas, confirmação por parte daquela autoridade de Saúde.

Mais informações sobre este tema e outros da Baja Portalegre 500 em www.bajaportalegre500.com ou em www.facebook.com/bajaportalegre