DGS equaciona redução de espectadores no GP de Portugal

A pouco mais de um mês da realização do GP de Portugal, a Direcção Geral de Saúde poderá vir a reduzir o número de espectadores permitidos no Autódromo Internacional do Algarve.

Hoje, na habitual conferência de imprensa diária para balanço da pandemia, Graça Freitas declarou estar a equacionar a quantidade de público no GP de Portugal. A Directora-Geral de Saúde disse que «a DGS está a rever a programação em termos de público nos eventos desportivos, em função da evolução da situação epidemiológica e da região do país, que não é uniforme». Isto inclui o último evento do Mundial de Velocidade em Portimão e também a prova de F1.

Tendo em conta o aumento diário de casos de covid-19, a situação dos eventos agendados pode ser revista.

«Sempre disse que todas as situações de público em eventos desportivos tinham a ver com tipo de evento e a situação epidemiológica. Neste momento, ambas as questões [MotoGP e F1] estão a ser equacionadas consoante região do país e incidência de casos nessa região», disse Graça Freitas, que acrescenta que «estamos a ser muito cautelosos e a ver a situação epidemiológica, se vai haver ou não vai haver público, tal como a redução que terá de existir».

Segundo o protocolo apresentado pelo AIA para o GP de Portugal de MotoGP, o circuito algarvio pode receber um terço da sua capacidade máxima. Ou seja, o protocolo inicial previa um máximo a rondar os 30 000 espectadores; número esse que, segundo das declarações da Directora-geral de Saúde, poderá vir a ser reduzido.

O GP de Portugal de MotoGP realiza-se de 20 a 22 de Novembro, com a F1 a passar por Portimão já a 25 de Outubro.