Dicas – 10 acessórios indispensáveis para a sua moto!

Aqui fica uma lista de dez acessórios indispensáveis para a sua moto: suportes de cavalete, cogumelos, vidros “dupla bolha”, manetes que se dobram e muito mais!

Você acaba de comprar a sua moto de sonho. Aos seus olhos, a moto está perfeita tal e qual como vem de fábrica. Porém, o mundo do motociclismo está recheado de opções que podem ajudar a evitar danos irreparáveis na sua moto, ou mesmo acessórios capazes de maximizar o seu conforto. Neste artigo de dicas para motos deixamos aqui uma lista de 10 acessórios indispensáveis para a sua moto!

Tenha em atenção que existem na União Europeia regulamentos de homologação que podem impedir a utilização de alguns destes acessórios na sua moto. Tenha o cuidado de confirmar se determinado acessório é de facto homologado para uso na UE, apresentando o obrigatório certificado.

Se assim não for, pode levar a uma multa por alteração às características do veículo e a inevitável Inspeção B.

Dicas – Os 10 acessórios imprescindíveis para a sua moto

Cogumelos

DicasTalvez estes sejam um dos acessórios mais procurados pelos motociclistas assim que compram a moto. E a razão para a popularidade é facilmente explicada pela sua função: prevenir danos irreparáveis no motor ou quadro da moto em caso de queda.

Até mesmo as pequenas quedas são suficientes para causar danos que podem custar muitos euros a reparar. Um pequeno momento de desequilíbrio, ou até mesmo uma rajada de vento com mais força do que o habitual. Num “piscar de olhos” a moto cai para o lado e já não há nada a fazer.

É aqui que entram os cogumelos.

Estas proteções são posicionadas em ambos os lados da moto. Têm as mais variadas formas e feitios, alguns são mais saídos e outros menos. Mas a sua função é absorver a maior parte do impacto que resulta de uma queda, protegendo assim o quadro e o motor da moto. E possivelmente as carenagens também.

Os cogumelos são um sistema de proteção bastante eficaz para quedas a baixa velocidade. Porém, convém ter em atenção à forma como são fixos à moto, pois existem modelos que usam apoios mais robustos e que em determinadas situações podem causar mais danos do que a queda propriamente dita.

Por exemplo, em pista nem todos os motociclistas gostam de usar os cogumelos nas suas motos pois as quedas ocorrem a maior velocidade, a força de impacto é maior, e por vezes o cogumelo pode inclusivamente bater num corretor ou prender numa escapatória e a moto entra numa espiral de piruetas.

De qualquer forma, um par de cogumelos de proteção do motor e quadro tem sempre de estar no topo da nossa lista de acessórios indispensáveis para a sua moto.

Leia também – Quando devo mudar o pneu dianteiro da minha moto?

Suportes de cavalete

DicasPode ser que no equipamento de série da sua moto já esteja incluído um cavalete central. Nesse caso pode passar ao acessório seguinte nesta lista de dicas, pois este fará pouco sentido para si. Porém, grande parte dos motociclistas adquirem motos sem esse elemento. E, nesses casos, necessitam de suportes de cavalete para colocar a moto no ar.

As razões para colocar a moto no ar são as mais variadas. Entre as mais comuns encontramos o guardar a moto na garagem durante longos períodos sem a utilizar, evitando que os pneus estejam durante semanas na mesma posição. Com a habitual perda de pressão num pneu imóvel, pode dar-se o caso do pneu ganhar uma forma anormal na zona de contacto com o solo.

Outra razão para elevar a sua moto do solo é para realizar operações de manutenção. Com a roda traseira no ar, e para além de todo o conjunto ficar mais elevado e facilitar a manutenção, pode facilmente rodar a roda para, por exemplo, limpar e lubrificar a corrente de transmissão sem ter de andar com a moto para a frente e para trás.

DicasSão imprescindíveis para os modelos desportivos que são usados em circuito. Apenas com a moto em cima dos cavaletes é possível utilizar, por exemplo, as mantas de aquecimento dos pneus que permitem colocar os pneus na temperatura ideal antes de entrar em pista.

Os suportes de cavalete têm uma secção de rosca que permite fixar estes acessórios à moto, habitualmente no braço oscilante. Podem ser coloridos ou não, mas são geralmente fabricados em alumínio.

Para além de permitirem a utilização de um cavalete, estes suportes podem funcionar como proteções da zona traseira da moto em caso de pequenas quedas, evitando que o braço oscilante raspe no asfalto.

Manetes rebatíveis

Este acessório não entra nesta lista de dicas apenas porque tem uma estética maravilhosa. As manetes rebatíveis (que se dobram) podem ser adquiridas em várias cores e designs. Desta forma você consegue encontrar sempre as manetes que condizem na perfeição com a sua moto.

E porque é que estas manetes rebatíveis entram na nossa lista de dicas de 10 acessórios imprescindíveis para a sua moto? A resposta é simples. Numa queda, estas manetes dobram-se e não se partem tão facilmente. Atenção: não são inquebráveis! Mas estão muito perto disso!

A não ser que fiquem presas em algum sítio durante uma queda, as manetes rebatíveis dificilmente partem. Existem modelos específicos para as motos de asfalto. Mas diríamos que para aqueles motociclistas que praticam algum tipo de “off-road”, a utilização destas manetes rebatíveis torna-se imprescindível.

Protetor da manete de travão

DicasJá referimos as manetes rebatíveis. Mas outra forma de proteger as manetes da sua moto de se partirem é utilizar um protetor de manete de travão. Este acessório começou por ser utilizado nas motos de competição. Os regulamentos tornaram-no obrigatório em 2012, tendo como objetivo evitar o acionamento inadvertido do travão dianteiro quando os pilotos rodam muito juntos uns aos outros.

Porém, numa utilização em estradas públicas, um protetor de manete de travão permite evitar que a manete da sua moto se parta em caso de impacto por queda, por exemplo. Este acessório imprescindível para a sua moto pode ser fabricado em alumínio ou até mesmo em fibra de carbono. Existem modelos com cores e outros que são simplesmente em preto, mais discretos, mas igualmente eficazes.

Atenção: quando adquirir um protetor de manete de travão tenha em atenção se é compatível com a sua moto, principalmente com a rosca do punho. Este acessório fica fixo ao local onde habitualmente está fixo o peso do punho. Por vezes é necessário adquirir um adaptador específico para a sua moto.

Leia também – 5 Dicas para melhorar a sua moto!

Películas antiderrapantes para o depósito de combustível

DicasMais uma vez este é um acessório que começou por ser desenvolvido para o mundo do motociclismo de competição. Mas hoje em dia já é fácil, muito fácil até, encontrar películas antiderrapantes para o depósito de combustível da sua moto. E acredite quando lhe dizemos que este é um acessório imprescindível para a sua moto!

Dizemos isto pois as películas antiderrapantes para o depósito de combustível da moto são coladas às paredes laterais do depósito. Precisamente na zona em que as pernas do condutor “abraçam” o depósito. Como o caro leitor saberá, uma das formas de controlar a sua moto é através do apoio das pernas no depósito. Mas a pintura deixa a superfície demasiado escorregadia. E isso obriga a fazer mais força. Como resultado, o condutor fica mais cansado.

Como o nome indica, as películas antiderrapantes evitam o deslizar das pernas. Garantem maior apoio e menor esforço. Numa condução normal isso poderá não ser uma questão tão pertinente. Porém, se for um motociclista que tem uma moto do tipo desportivo ou se gosta de adotar uma postura mais agressiva e condução dinâmica, então dará por bem empregues os euros gastos na aquisição deste acessório.

A aplicação das películas antiderrapantes é do mais simples que há. Basta limpar bem a superfície das laterais do depósito, remover a película que cobre o lado com cola, e a partir daí é colar, aos poucos, evitando assim as bolhas de ar.

De referir que os fabricantes de películas antiderrapantes fabricam estes acessórios já recortados para modelos de motos específicos. E, claro, hoje em dia é possível adquirir as películas antiderrapantes já com algumas cores ou grafismos. O que é sempre importante para aqueles motociclistas que gostam de personalizar as suas motos.

Protetor de seletor da caixa de velocidades

Para os motociclistas que utilizam a sua moto numa ótica mais especializada, por exemplo numa pista de motocross ou numa pista de velocidade, este acessório não fará qualquer sentido pois esses motociclistas já utilizam calçado específico, com proteções no peito do pé.

Mas se você não é um desses motociclistas, então vai querer proteger o seu calçado enquanto desfruta da sua moto.

Claro que a nossa recomendação passa sempre pela utilização de calçado técnico específico para motociclismo, pois apenas dessa forma é possível maximizar a segurança e impedir que os seus pés sofram lesões em caso de impacto em quedas. Mas sabemos que nem todos os motociclistas seguem esta regra, e por isso convém saber que é possível proteger o seu calçado do desgaste provocado pelo seletor da caixa de velocidades da moto.

O protetor de seletor de caixa de velocidades tanto pode ser aplicado diretamente ao seletor, como existem modelos de protetor que “abraçam” o calçado, fixam através de velcro, e são facilmente removíveis quando saímos da moto. Se andar apenas com uma moto, se calhar é melhor adquirir um protetor que encaixe mesmo no seletor. Se tem a sorte de poder conduzir várias motos, então a segunda opção será o melhor para si devido à maior polivalência.

Fitas refletoras para as jantes

DicasÀ primeira vista o caro leitor pode estar a pensar que este acessório não devia entrar na nossa lista de acessórios imprescindíveis para a sua moto. Trata-se apenas de uma fita autocolante que se cola na jante por motivos estéticos.

Em parte, tem razão em pensar assim! De facto, estas fitas, de custo reduzido, são originalmente uma questão estética ao servirem para personalizar o “look” das jantes da sua moto. Há diferentes tipos de fitas, algumas com grafismos mais elaborados e outras adotando um design simples, como se fosse uma normal fita adesiva.

Porém, o que muitas vezes passa despercebido aos motociclistas, é que as fitas que se podem colar facilmente nas jantes da moto têm uma função de segurança! São refletoras. Isso significa que em momentos de condução onde a visibilidade é reduzida, por exemplo à noite ou à chuva, as fitas refletem mais luz, alertando outros condutores que está uma moto à sua frente.

Amortecedor de direção

DicasAs motos com melhor nível de equipamento à saída de fábrica já têm este acessório. Porém, muitas são aquelas motos que continuam a não ter um amortecedor de direção. No mercado de acessórios específicos para motos existem diversos modelos de amortecedor de direção.

Tenha em atenção que deve escolher um modelo que seja específico para a sua moto! Dessa forma evitará dissabores ou necessidade de alterações / adaptações, seja à moto ou ao próprio amortecedor de direção.

Este é um daqueles acessórios que entra facilmente para o topo da lista de dicas e de desejos dos proprietários de modelos naked. Sem a proteção aerodinâmica de uma moto totalmente carenada, a direção torna-se instável.

Um amortecedor de direção, que pode ser ajustável no caso dos modelos mais especializados (e com PVP mais elevado!), tem como função contrariar os movimentos laterais da direção da moto. Um “tank slapper” como também é conhecido este movimento da direção, caracteriza-se por movimentos laterais repentinos e, normalmente, bastante violentos. Sem o amortecedor de direção instalado cabe ao condutor conseguir controlar a instabilidade apenas com a força dos braços.

Mas se a moto contar com este acessório, o condutor tem uma ajuda para controlar os movimentos da direção e, quem sabe, evitar uma queda que será sempre dolorosa.

Convém também ter em conta que atualmente existem amortecedores de direção totalmente mecânicos, ajustáveis ou não, mas com a utilização de sistemas eletrónicos cada vez mais avançados os fabricantes de amortecedores de direção criaram sistemas controlados e ajustados eletronicamente. No caso dos ajustáveis, o motociclista pode optar por maior ou menor força de amortecimento, o que poderá implicar que o condutor aplique maior ou menor força na direção.

Leia também – Dicas para comprar moto usada

Indicador de relação de caixa

Nem todos podemos ter uma moto mais moderna em que o fabricante inclui no equipamento de série um indicador de relação de caixa que está engrenada. Normalmente esta indicação aparece no painel de instrumentos da moto através de um número que corresponde à relação selecionada nesse momento.

Esta informação é importante, principalmente para os motociclistas menos experientes e que têm a necessidade de confirmar, visualmente, qual a relação de caixa engrenada para terem a certeza de que é a correta.

Este indicador digital pode facilmente ser conectado à moto e posicionado na zona do painel de instrumentos. Assim, o condutor da moto sabe rapidamente qual a relação de caixa engrenada. Não tem mais de se preocupar em contar quantas vezes pressionou o seletor (para cima ou para baixo) e só tem de se concentrar na condução da moto.

Pode parecer um acessório irrelevante para muitos. Mas merece um lugar de destaque nas nossas dicas de 10 acessórios imprescindíveis para a sua moto.

Vidro “dupla bolha”

Para as motos de cariz desportivo, e para encerrarmos esta lista de dicas de 10 acessórios imprescindíveis para a sua moto, falamos aqui dos vidros do tipo “dupla bolha”. Estes vidros apresentam uma curvatura mais pronunciada, de dois raios distintos. São mais altos do que os vidros dianteiros de origem das motos desportivas, e por isso conseguem garantir uma maior proteção aerodinâmica.

O condutor, mesmo sem estar escondido atrás do vidro, deixará de sofrer o impacto direto e forte do vento a alta velocidade na zona do peito e ombros, pois o vidro “dupla bolha” deflete o ar a alta velocidade e cria uma bolha aerodinâmica de proteção ao condutor.

Tenha em atenção que este tipo de vidros, para além de apresentarem formatos diferentes, podem ser adquiridos em acabamentos, se assim podemos dizer, diferentes: translúcidos ou transparentes, semi-escurecidos ou mesmo totalmente escurecidos. Estes últimos são incompatíveis com condução noturna pois reduzem drasticamente a visibilidade, não sendo homologados para uso em estrada.

Para os motociclistas mais adeptos das personalizações chamativas, há vidros “dupla bolha” com acabamento espelhado ou também denominado de “iridium”.

E assim terminamos este artigo de dicas para motos. Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a trazer-lhe mais dicas importantes para si… e para a sua moto!