Foram três dias de muita atividade na pista de flat track inserida no vasto complexo do Rancho de Valentino Rossi em Tavullia. Os 100 KM dei Campioni cumpriram em 2025 o seu 10º aniversário, e para esta edição especial o nove vezes campeão mundial convidou 45 pilotos de renome, entre os quais o português Miguel Oliveira.
Depois de cumpridos os treinos livres, realizou-se na pista ‘curta’ a tradicional corrida “Americana”, com os pilotos a competirem de forma individual, tendo o plantel sido dividido em duas partes de acordo com os resultados dos treinos.
Nessa corrida de três voltas foi Luca Marini (piloto de MotoGP da Honda HRC) a levar a melhor, depois de ter sido o mais veloz nos treinos combinados, repetindo a vitória que tinha conseguido já no ano passado. O pódio da corrida “Americana” dos 100 KM dei Campioni ficou completo com a presença de Franco Morbidelli, que aproveitou uma queda de Valentino Rossi na última volta para ser segundo, enquanto ‘ll Dottore’ foi 3º.
Depois desse ‘aperitivo’ na sexta-feira à noite, realizou-se este sábado a corrida principal dos 100 KM dei Campioni 2025, com os pilotos a formarem duplas, sendo que no caso de Miguel Oliveira dividiu esforços com o italiano Andrea Mantovani, que vimos competir no Mundial MotoE.
Esta era a corrida mais antecipada pelos pilotos e, claro, pelos fãs, que ansiavam por ver alguns dos melhores pilotos do Mundo a competirem no flat track no Rancho de Valentino Rossi.
Desta feita, o brasileiro Diogo Moreira e o francês Thomas Chareyre, respetivamente piloto de Moto2 e pluricampeão mundial de Supermoto, revelaram estar num nível absolutamente intocável e foi com naturalidade que conquistaram a vitória na corrida principal dos 100 KM dei Campioni, com um tempo total de 1H43m59.623s.
Os irmãos Luca Marini e Valentino Rossi tiveram de se contentar com o segundo lugar não conseguindo então repetir a vitória de 2024. O pódio ficou completo com a presença da dupla Lorenzo Baldassarri e Elia Bartolini.
Quanto à prestação de Miguel Oliveira e do seu companheiro de equipa Andrea Mantovani, o melhor que a dupla luso-italiana conseguiu foi o 16º lugar entre as 23 duplas que competiram nesta edição dos 100 KM dei Campioni.
Resultados da corrida dos 100 KM dei Campioni
1 – Diogo Moreira / Thomas Chareyre
2 – Valentino Rossi / Luca Marini
3 – Elia Bartolini / Lorenzo Baldassarri
4 – Andrea Migno / Franco Morbidelli
5 – Mattia Pasini / Farioli
6 – Marco Bezzecchi / Francesco Bagnaia
7 – Tito Rabat / Dominique Aegerter
8 – Halbert / JD Beach
9 – Xavier Artigas / Jose Antonio Rueda
10 – Niccolò Bulega / Federico Fuligni
16 – Miguel Oliveira / Andrea Mantovani
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!