Diogo Vieira atinge a melhor classificação lusa no Mundial de SuperEnduro!

O piloto português com apoio da GasGas Portugal conseguiu terminar a temporada do Mundial de SuperEnduro num excelente 4º lugar. Nunca um português fez melhor do que Diogo Vieira.

Diogo Vieira

Os pilotos portugueses continuam a dar que falar além-fronteiras, competindo nas mais diversas modalidades do motociclismo. Neste caso falamos das prestações de Diogo Vieira, piloto que compete no Mundial de SuperEnduro com apoio da GasGas Portugal e que conseguiu este ano a melhor classificação de sempre de um piloto português neste mundial!

Com o 5º lugar no GP da Alemanha II em Riesa, um resultado que é fruto da combinação dos 5º, 8º e 4º lugares nas três finais do dia que marcou o fim do Mundial de SuperEnduro 2022, Diogo Vieira conseguiu garantir um excelente 4º lugar na classificação do mundial.

O piloto português da GasGas, que apesar do apoio por parte do importador da marca em Portugal participou no mundial enquanto privado, sendo, inclusivamente, o melhor piloto do campeonato entre todos os privados, fecha a temporada mundialista com um total de 147 pontos na sua conta pessoal.

Diogo VieiraUm resultado de excelência numa competição que cada vez tem mais adeptos e que conta com a participação de vários pilotos consagrados.

“P4 no Campeonato do Mundo de SuperEnduro. Estou consciente que é um quarto lugar com alguns asteriscos, mas ainda assim estou mega feliz por este resultado. A prova em Riesa foi bastante dura com quedas fortes e problemas mecânicos, mas não desisti e consegui assegurar o 4º lugar no campeonato. Obrigado a todos os que me apoiaram durante este campeonato”, refere Diogo Vieira, o melhor português de sempre no Mundial de SuperEnduro.

Diogo VieiraDe facto, o Mundial de SuperEnduro 2022 termina com o bem-conhecido Billy Bolt (Husqvarna) a sagrar-se campeão pelo segundo ano consecutivo. O britânico já tinha garantido o título anteriormente, mas Bolt não deixou os seus créditos por mãos alheias e voltou a vencer de forma categórica no GP da Alemanha II somando 63 pontos.

Outro britânico, Jonny Walker, aos comandos de uma Beta, finalizou o GP alemão na segunda posição e com isso conseguiu desempatar a classificação final do campeonato a seu favor. Walker termina o ano na segunda posição do campeonato com 232 pontos, mais três do que Colton Haaker (Husqvarna), que foi também o terceiro classificado em Riesa.

Deste Mundial de SuperEnduro 2022, e para além do enorme resultado e prestações do português Diogo Vieira, fica claro que Billy Bolt será, caso não tenha lesões, o piloto mais dominador desta modalidade. Aos 25 anos de idade o britânico parece não ter rival à altura. Será que em 2023 consegue somar o terceiro título consecutivo?

Classificação GP Alemanha II

1 – Billy Bolt, GBR, HUSQVARNA, 63 pontos

2 – Jonny Walker, GBR, BETA, 51 pontos

3 – Colton Haaker, EUA, HUSQVARNA, 48 pontos

4 – Tim Apolle, ALE, BETA, 35 pontos

5 – Diogo Vieira, POR, GASGAS, 32 pontos

6 – Kevin Gallas, ALE, GASGAS, 32 pontos

7 – Ty Cullins, EUA, TM, 27 pontos

8 – Diego Herrera, CHL, TM, 27 pontos

Classificação final do Mundial de SuperEnduro

1 – Billy Bolt, GBR, HUSQVARNA, 312 pontos

2 – Jonny Walker, GBR, BETA, 232 pontos

3 – Colton Haaker, EUA, HUSQVARNA, 229 pontos

4 – Diogo Vieira, POR, GASGAS, 147 pontos

5 – Tim Apolle, ALE, BETA, 141 pontos

6 – Taddy Blazusiak, POL, GASGAS, 129 pontos

7 – Cody Webb, EUA, SHERCO, 109 pontos

8 – Diego Herrera, CHL, TM, 102 pontos

9 – Will Hoare, GBR, GASGAS, 56 pontos

10 – Manuel Lettenbichler, ALE, KTM, 48 pontos