Dois campeonatos mundiais cancelados

Com os fins-de-semana a começarem a esgotar, a FIM e os respectivos promotores foram forçados a cancelar dois campeonatos mundiais, sidecarcross e MX Junior.

© FIM/Nuno Laranjeira

Até agora ainda não tinha sido necessário tomar uma medida tão drástica, mas acabou por acontecer. O Mundial de Sidecarcross e o Mundial de Motocross Junior pura e simplesmente foram cancelados esta temporada.

Não foram decisões fáceis e exigiram grande ponderação. No caso do Sidecarcross (modalidade de cujo calendário Águeda já fez parte), muitas das rondas já tinham sido canceladas. Nesta altura não há certeza de que as poucas rondas restantes podem ser realizadas; assim, a FIM e a Apo Multimedia (promotora do campeonato) não tiveram outra solução senão o cancelamento. Agora os pensamentos estão já na temporada de 2021.

«O nosso espectacular desporto depende do apoio dos espectadores à beira da pista, quer pela atmosfera, quer como fonte de rendimento», explica Martin Bena, CEO da Apo Multimedia. «Sem um número mínimo garantido de espectadores garantido, o risco financeiro para os organizadores é alto, e por isso é injusto pedir-lhes que coloquem o pescoço na mesa nestes tempos incertos. Para os pilotos, com as diferentes regras de país para país, existe também um equilíbrio injusto no que diz respeito aos treinos, e umas equipas estariam mais preparadas do que outras».

O Mundial de Motocross Junior, ao contrário dos outros campeonatos, consiste em apenas um evento. Este estava agendado para 8 e 9 de Agosto na Grécia. Devido à pandemia de Covid-19 e à consequentes restrições impostas um pouco por todo o mundo, a organização viu-se obrigada a mudar de data. Porém, no limite teria que ser no final de Agosto por uma simples razão. Os pilotos deste Mundial têm entre 10 e 17 anos de idade, e grande parte deles inicia o ano lectivo em Setembro. Sendo a educação destes adolescentes uma prioridade, e não havendo possibilidade de se realizar em Agosto, teve que ser cancelado.