Se há estradas que os motociclistas acham irresistíveis, são as estradas de montanha. Ao contornarem as faces das montanhas, estas estradas ganham vida e apresentam curvas e mais curvas, para todos os gostos e feitios. E adicionam ainda a beleza natural das montanhas. Na Europa há vários locais que se encaixam nas preferências dos motociclistas. E as Dolomitas são um desses locais.
Esta cadeia montanhosa é das mais procuradas por motociclistas italianos à procura de desfrutar das suas motos. Mas mototuristas vindos dos ‘quatro cantos’ da Europa e também de outros locais do planeta também são visitantes habituais das Dolomitas.
Naturalmente, esta procura pelas estradas das Dolomitas acaba por gerar uma intensidade de tráfego de veículos que se torna insustentável. Pelo menos é esta a visão das autoridades locais, nomeadamente da província de Bolzano.
O governo da província autónoma de Bolzano decidiu que está na altura de ser criada o que é denominada de Zona de Tráfego Limitado Territorial (ZTLT). Dentro dessa zona será impossível circular de moto (ou outro veículo). Existem, claro, algumas exceções a esta limitação, conforme explicamos mais à frente neste artigo.

Passo Gardena: a nova zona das Dolomitas que ficará proibida ao trânsito
De acordo com as informações das autoridades competentes, a zona que integra o conhecido Passo Gardena, desde o Val Gardena ao Val Badia, ficará fechada ao trânsito. Esta proibição não será aplicada verdadeiramente até 2027.
Para já, a província de Bolzano vai aproveitar o que falta deste ano de 2026, a começar em setembro, para estudar em detalhe o tráfego desta zona específica das Dolomitas.
Antes mesmo de serem instalados mais radares, pórticos com tecnologia de leitura de matrícula ou até mesmo barreiras físicas que impeçam a passagem dos veículos, será utilizado um sistema avançado de software que permitirá aos especialistas estudar o fluxo de tráfego.
Com esses dados, as autoridades acreditam que será possível criar um conjunto de simulações que, no fim, servirão de ponto de partida para a criação da ZTLT e para saber como é que as restrições à circulação serão aplicadas na prática.

Quem pode e quem não pode circular na Zona de Tráfego Limitado Territorial
Como seria expectável numa decisão deste tipo, as autoridades de Bolzano não vão proibir toda a gente de circular nesta zona das Dolomitas. Haverá quem fique livre para continuar a usar a sua moto (ou outro veículo) para se deslocar dentro da ZTLT do Passo Gardena.
Residentes locais, trabalhadores em negócios locais ou clientes que estejam hospedados nos muitos estabelecimentos hoteleiros, estarão isentos desta restrição. Em sentido contrário, os turistas serão obrigados a deixar os seus veículos parados se quiserem visitar o Passo Gardena.
Quem não puder deslocar-se em veículo próprio, terá a oportunidade de utilizar a rede de transportes públicos (autocarros com intervalos de passagem mais curtos) que será reforçada para responder ao maior número de pessoas que serão obrigadas a utilizar este serviço. Para além disto, o governo local vai expandir as zonas de estacionamento já existentes, bem como criar novas zonas de estacionamento. Tudo isto estará interligado com uma nova aplicação para smartphone que permitirá reservar vaga no estacionamento.

Qual o período em que não vai poder circular no Passo Gardena, nas Dolomitas?
Como referimos, as autoridades locais responsáveis por gerir a situação nas Dolomitas estão ainda a iniciar uma fase de estudo do tráfego.
Esse estudo será mais uma ajuda para se perceber quais os picos de afluência de visitantes, mas também como se comportam nas estradas da zona.
Ainda assim, existe já uma proposta inicial para o período de ativação da ZTLT: de maio até final de setembro de 2027
Uma decisão apoiada no Código da Estrada italiano
A decisão agora anunciada pela província de Bolzano tem uma base legal na qual se baseia para procurar resolver o excesso de veículos que circulam no Passo Gardena, nas Dolomitas.
De acordo com o Código da Estrada italiano, existe uma norma que permite às regiões e províncias autónomas criarem as Zonas de Tráfego Limitado Territorial em áreas que se enquadram na proteção da UNESCO. Como é o caso das Dolomitas.
Esta base legal permite que as autoridades locais façam a gestão do tráfego de forma excecional, durante determinados momentos do ano. O período máximo em que podem proibir a circulação de veículos por razões ambientais e conservação da natureza é de 5 meses.
O Passo Gardena será a primeira zona das Dolomitas a dar uso a esta figura legal do Código da Estrada italiano.

Atualmente a circulação já é condicionada
Recentemente, durante a apresentação das novas Benelli TRK 902 Stradale e Xplorer – teste publicado na Revista Motojornal #1598 que já está nas bancas! –, tivemos a oportunidade de rodar pelas fantásticas estradas das Dolomitas.
Embora não nos tenha sido impedida a circulação em qualquer momento da nossa visita aos diversos passos de montanha com os seus famosos ‘tornantes’, durante uma sessão de fotos com as Benelli fomos acompanhados por agentes da Polícia local de Bolzano. Foi-nos confirmado pelos agentes da autoridade que, de facto, já existem diversas limitações ou condicionantes à circulação de motos nas Dolomitas. Nomeadamente em estradas que ficam a maior altitude.
Nessas estradas e povoações não é possível conduzir moto em grupos grandes. Os famosos e populares ‘tours’ de mototurismo com guias, que podem incluir algumas dezenas de motociclistas, estão proibidos. Apenas é possível viajar a maior altitude nas Dolomitas em grupos mais pequenos e sem serem grupos organizados de ‘tours’ com guia.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!