Domingo de sonho para Fabio Quartararo

Após um 4.º lugar na corrida de Misano, Fabio Quartararo conseguiu conquistar o campeonato a apenas duas rondas do final da temporada.

O líder de MotoGP, Fabio Quartararo, fez uma grande corrida em Misano, saíndo do seu pior lugar da grelha na sua carreira de MotoGP; o francês saiu do 15.º lugar depois de ter falhado o lugar de acesso a Q2. Quartararo qualificou originalmente em 13.º, mas a sua volta mais rápida foi cancelada por passar em setores de bandeiras amarelas.

Durante a corrida Quartararo foi ganhando posições aos poucos até chegar a um lugar de pódio, que perdeu na última volta. Enea Bastianini apareceu de surpresa e conseguiu passá-lo a três curvas do fim, e assim Quartararo terminou em quarto, mas com o título mundial assegurado devido à queda de Bagnaia.

Quando entrevistado depois da corrida Quartararo disse: «para ser sincero, é tão bom que não tenho palavras para descrever, não era a maneira que eu queria ganhar porque o Pecco (Bagnaia) caiu; dei tudo para acabar no pódio, mas já não consegui devido ao estado dos meus pneus, mas não me importo, somos campeões mundiais, eu poderia acabar em último hoje e o sentimento seria o mesmo, estou no melhor momento da minha carreira».

Os festejos de Quartararo também foram algo bastante especial que começaram com um vídeo que mostrava a sua carreira ao longo dos anos até ao momento de ser campeão, a que se seguiu a caminhada até ao capacete dourado especialmente feito para celebrar o título, e depois a festa no pódio com toda a sua equipa e família.