Dominique Aegerter foi Campeão do Mundo de Supersport aqui está o resumo do seu título mundial

Aqui está o resumo da temporada do Campeão de Supersport, e alguns dos recordes que Aegerter bateu.

O Campeonato Mundial de Supersport 2021 da FIM foi decidido na 2ª corrida no Circuito San Juan Villicum na Argentina de forma dramática.

Dominique Aegerter chegou ao 14.º pódio da temporada na Corrida 2 em San Juan, enquanto o seu principal rival, Steven Odendaal, foi eliminado na Curva 1 da primeira volta, depois de Manuel Gonzalez ter caído e o ter levado com ele. Ambos ainda conseguiram voltar para à corrida, mas o sul-africano caiu novamente na 13.ª  volta com uma queda na Curva 15. Portanto, Aegerter tornou-se Campeão do Mundo pela primeira vez na sua carreira e ao mesmo tempo deu à Ten Kate Racing o décimo título do WorldSSP.

Com este título Aegerter registou vários marcos pessoais e bateu vários recordes, e aqui estão alguns deles:

– Dominique Aegerter vence o seu primeiro Campeonato Mundial na sua temporada de estreia. É a primeira vez que no paddock do WorldSBK um Campeonato Mundial de Pilotos é decidido na Argentina.

– Aegerter tornou-se o segundo campeão suíço depois de Randy Krummenacher ter conquistado o título há dois anos.

– Aegerter venceu o campeonato no seu primeiro ano, algo que é apenas a quarta vez que  acontece depois de 2009 ter ganho Cal Crutchlow; em 2018 Sandro Cortese e em 2020 Andrea Locatelli, todos eles no seu ano de estreia na categoria.

– O título de Aegerter foi conquistado com um terceiro lugar, e o seu 14.º pódio do ano, um recorde no WorldSSP.

– Aos 31 anos, 1 mês e 22 dias, está em 15.º no ranking por idade dos que conquistaram o título. O recorde de juventude pertence a Chris Vermeulen, que tinha 21 anos e 4 meses quando em 2003 se sagrou campeão – curiosamente, com uma Honda da Ten Kate.

– As dez vitórias de Aegerter no WorldSSP pela Ten Kate Racing fizeram com que a equipa holandesa chegasse às 83 vitórias nesta categoria, o máximo de qualquer equipa no campeonato. A equipa ainda pode chegar a 85 vitórias se ganharem as duas corridas na Indonésia.

– Aegerter também conquistou o título com o recorde de pontos da temporada com 381 pontos contra 263 pontos de Locatelli no ano passado após a 2ª corrida na Catalunha. Aegerter tem potencial para estabelecer um novo recorde de pontos na Indonésia.

A próxima e última corrida do ano de WSSP vai ser dia 21 de novembro na Indonésia.