Dossier: As 10 marcas mais vendidas em 2021 na categoria das 125

Os doze meses de 2021 foram generosos para o mercado das duas rodas conforme se pode confirmar pelos números globais da ACAP. Na categoria das 125 as transações também foram animadas. Fique a conhecer as 10 marcas que mais venderam neste segmento em 2021.

Anterior
Seguinte

Top 10 125 cc – As marcas mais vendidas em 2021

Em Março de 2020 o mundo parou. A pandemia por COVID-19 tomou conta das rotinas das as pessoas nos cinco continentes, e obrigou a que se tomassem medidas de combate a um vírus que já tirou a vida a milhares de pessoas no país e a milhões em redor do globo.

Assiste-se desde então a profundas mudanças em múltiplas dimensões, nomeadamente na economia, no modo como os governos, autoridades, operadores económicos, e pessoas se tentam readaptar ao trabalho e ao lazer. Esse processo tem sido continuo, complexo, e os mercados nos seus diversos sectores têm vindo a reajustar-se, tentando oferecer respostas a novos hábitos, a novas atitudes de consumo, bem como a novas/outras necessidades na esfera da mobilidade.

Leia também: Desconfinamento: Ir de 50 cc para escola a partir dos 14 anos? (2020)

Nesse cômputo, obedecendo a duas premissas de procura em simultâneo – economias financeira e de ambiente – as motos desde então têm tido maior crescimento em termos de vendas. Sobretudo para as pequenas 125 cc, que continuam a ser a porta de entrada para os condutores mais jovens e também para os automobilistas – que entendem as duas rodas como veículos utilitários, económicos, sustentáveis e que representam valores bem em voga nos dias de hoje: individualidade, pragmatismo, estilo e liberdade.

Os números do mercado em 2021 face a 2020

Apesar de Portugal ter atravessado em 2020 uma crise económica sem precedentes, de acordo com a ACAP – Associação Automóvel de Portugal, as perdas no mercada global das motos nesse ano não foram além dos -5,2%, o que acabou por ser uma retração pouco expressiva atendendo ao contexto de toda a economia nacional. Na categoria das 125 cc percebemos que, com 15.830 unidades vendidas em Portugal nos doze meses de 2020, o mercado sofreu um revés de apenas -2,0%. Foi um resultado negativo, mas num contexto de pandemia, de vários confinamentos e de grandes constrangimentos económicos, será quase certo que terá havido uma relação de causa/efeito com um eventual aumento de interesse na utilização de veículos de duas rodas.

Já em 2021, apesar do país ter continuado com medidas de combate à pandemia restritivas e penalizadoras à economia nacional, a verdade é que os números dos últimos doze meses no mercado das duas rodas vieram a confirmar um salto para terreno positivo do sector em 15% (36.925 unidades registadas), e nas pequenas 125 cc de 13,8%, com um total de 18.015 unidades vendidas. Os preços elevados dos combustíveis também terão dado um forte impulso na opção crescente pelas duas rodas, sobretudo quando a necessidade é urbana e individual.

As marcas mais vendidas em 2021 nas 125 cc

Fomos analisar os dados da ACAP e percebemos que o Top 10 de fabricantes mais comercializados em Portugal representou uma quota de mercado de 89,6%, o que se traduziu em 16.147 motos novas matriculadas (face às 14.275 comercializadas em 2020).

Mercado das motos cresce 15 por cento em 2021

Mercado das duas rodas cai em 2020

Anterior
Seguinte