Dossier: As motos mais caras do mercado por: Vitor Martins.
Muitas vezes o factor determinante na compra de uma moto é o preço. Mas não no caso destas que vos apresentamos hoje. São motos exclusivas ao alcance de poucos, vendidas a preço de ouro pelas mais variadas razões: exclusividade por serem feitas em edições limitadas, realizadas com materiais nobres ou edições especiais.
Só quando decidimos fazer um dossier com as motos mais caras do mercado nos apercebemos da quantidade de modelos acima dos 30.000€. E como há algumas marcas com vários modelos acima desse segmento de preço, decidimos optar pelas mais caras de cada marca.
Existem de vários tipos e entre a mais ‘barata’ e a mais cara deste lote de 10 motos existe uma diferença de 60.000 €! Há motos de utilização exclusiva em pista, mas também há turísticas.
O que leva alguém a dar uma fortuna por uma moto desta? Primeiro que tudo, há que ter um grande desafogo financeiro. Depois, ter vontade de ter algo exclusivo, que poucos podem ter, tal como acontece com tantos outros artigos, dos relógios aos carros e, em muitos casos, ficar com algo que a história pode tornar ainda mais valioso do quando era novo.
BMW HP4 RACE
PVP: 85.623€
A BMW HP4 Race é uma edição muito especial da S1000RR. Para além do motor ter sido preparado para uma utilização exclusiva em pista tem o quadro e as jantes construídas em fibra de carbono, e a HP4 Race não é homologada nem matriculável. A HP4 Race serviu de montra para a BMW mostrar o seu know how tecnológico no campo da fibra de carbono, já que o fabrico do quadro e das jantes exige processos especiais. Quando foi lançada, em 2017, a BMW previa alargar o uso desta fibra a modelos mais ‘normais’.
- MOTOR: 4 CILINDROS EM LINHA, 999 cc
- POTÊNCIA: 215 CV/13 900 rpm
- ALTURA DO ASSENTO: 831 mm
- PESO (ORDEM DE MARCHA): 171 kg
- DEPÓSITO: 17,5 litros
KAWASAKI NINJA H2R
PVP: 62.990€
Na história da Kawasaki há vários modelos adjectivados como os ‘mais potentes’ ou ‘mais velozes’ da sua era, e a Ninja H2R é um desses. Mais de 300 cv sacados de um motor de quatro cilindros em linha sobre-alimentado levam esta Ninja aos 400 km/h – não é hologada para a estrada. A marca japonesa recorreu a várias áreas da gigante Kawasaki Heavy Industries para chegar a este resultado final, que deixou o mundo boquiaberto quando foi lançada em 2015. Um verdadeiro colosso da indústria das duas rodas.
- MOTOR: 4 CILINDROS EM LINHA, 998 cc, sobre-alimentado
- POTÊNCIA: 326 CV/14 000 rpm
- ALTURA DO ASSENTO: 830 mm
- PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 216 kg
- DEPÓSITO: 17 litros
INDIAN ROADMASTER ELITE
PVP: 37.990€
Os norte-americanos sempre gostaram de motos grandes e confortáveis, e a Indian Roadmaster Elite é um bom exemplo disso. Equipada com um motor V2 de 1811 cc, chama logo a atenção pela pintura a dois tons, com ouro verdadeiro de 24k na pintura do depósito. Conta com um sistema de som de 600 W, iluminação LED, assentos em pele com apoio para os braços do passageiro e malas com 120 litros de capacidade no total, sendo estes apenas alguns dos argumentos da Roadmaster Elite.
- MOTOR: 2 CILINDROS EM V A 45°, 1811 cc
- POTÊNCIA: n.d.
- ALTURA DO ASSENTO: 673 mm
- PESO (ORDEM DE MARCHA): 422 kg
- DEPÓSITO: 20,8 litros
DUCATI PANIGALE V4R
PVP: 36.845€
É a moto que está a dominar o Mundial de Superbike. A Ducati teve a coragem de não ficar agarrada à tradição, e substituiu o seu carismático V2 por um ainda mais potente V4, com cerca de 220 cv e carregada com toda a mais recente tecnologia da indústria motociclística. Sendo a topo de gama da Ducati , todo o material é de topo, com um design tão sexy como só os italianos conseguem. Para carteiras mais modestas, a Ducati tem outras quatro versões a preços menos impressionantes.
- MOTOR: 4 CILINDROS EM V A 90°, 998 cc
- POTÊNCIA: 221 CV/15 250 rpm
- ALTURA DO ASSENTO: 830 mm
- PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 193 kg
- DEPÓSITO: 16 litros
YAMAHA YZR-R1M
PVP: 27.608€
Quando a Yamaha lançou a Yamaha YZF-R1 em 1998, rapidamente esta se tornou numa das mais populares desportivas do mercado. A Yamaha foi mantendo o modelo actualizado e competitivo ao longo dos anos, mas em 2015 lançou uma versão especial, a R1M. Para além dos mais variados componentes em fibra de carbono, a versão M da R1 caracteriza-se pelas suspensões electrónicas Öhlins, sistema de recolha de dados Y-TRAC, IMU de seis eixos e Communication Control Unit. A nova geração da R1M chega em Setembro de 2019.
- MOTOR: 4 CILINDROS EM LINHA, 998 cc
- POTÊNCIA: 200 CV/13 500 rpm
- ALTURA DO ASSENTO: 860 mm
- PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 201 kg
- DEPÓSITO: 17 litros
MV AGUSTA F4 CLAUDIO
PVP: 76.500€
MV Agusta já teve vários modelos exclusivos a preços de fazer sonhar os mais sonhadores. Neste momento tem três modelos acima dos 40 000 €, e a mais cara de todas é a F4 Claudio. É mais uma homenagem a Claudio Castiglioni e é feita com base na F4 RC (42 500 €), mas com muitos componentes desti nados às motos de competição, como é o caso do motor com componentes especificamente escolhidos, os comandos nos avanços, os travões Brembo Stilema ou os escapes em titânio.
- MOTOR: 4 CILINDROS EM LINHA, 998 cc
- POTÊNCIA: 205 CV/13 450 rpm
- ALTURA DO ASSENTO: 833 mm
- PESO (A SECO): 183 kg
- DEPÓSITO: 17 litros
HARLEY-DAVIDSON CVO LIMITED
PVP: 44.000€
A marca americana tem diversos modelos acima dos 30 000 € e a CVO Limited é a que tem o preço base mais elevado. Equipada com o motor Milwaukke Eight Twin Cooled 117, exclusivo dos modelos CVO (custom vehicles operation, um departamento para as motos especiais da Harley-Davidson), a CVO Limited tem acabamentos ainda mais cuidados que a versão ‘normal’, que vão da pintura à pele especial dos assentos aquecidos, até ao sistema de comunicação, que nos outros modelos é opcional.
- MOTOR: 2 CILINDROS EM V A 45°, 1923 cc
- POTÊNCIA: n.d.
- ALTURA DO ASSENTO: 760 mm
- PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 428 kg
- DEPÓSITO: 22,7 litros
NORTON V4RR
PVP: 36.995€
A história da Norton está cheia de altos e baixos, mas de uma maneira ou de outra, sempre esteve ligada à competição. Por isso não é de estranhar que após o relançamento da marca em 2008, para a além da incontornável Commando a marca britânica tenha também uma desportiva na sua gama. A Norton V4 RR foi inspirada no TT da Ilha de Man – onde venceu o Senior TT 21 vezes, a última das quais pelas mãos de Steve Hislop, em 1992 – com motor V4 de 1200 cc e mais de 200 cv de potência.
- MOTOR: 4 CILINDROS EM V A 72°, 1200 cc
- POTÊNCIA: >200 CV/12 500 rpm
- ALTURA DO ASSENTO: n.d.
- PESO (A SECO): 179 kg
- DEPÓSITO: n.d.
HONDA GL 1800 GOLD WING DA
PVP: 34.500€
A Honda Gold Wing começou em 1975 com um motor de quatro cilindros opostos de 999 cc, e sem qualquer carenagem. O modelo foi bem sucedido e foi crescendo, tendo hoje, depois de várias gerações, um motor de seis cilindros opostos de 1883 cc. É a touring mais longeva do mercado e serviu de inspiração para a concorrência. Hoje está disponível em três versões diferentes, incluindo uma com DCT. Entre 1980 e 2010 as GW foram fabricadas nos EUA, mas em 2012 a produção voltou ao Japão.
- MOTOR: 6 CILINDROS OPOSTOS, 1883 cc
- POTÊNCIA: 127 CV/5500 rpm
- ALTURA DO ASSENTO: 745 mm
- PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 365 kg
- DEPÓSITO: 21,1 litros
APRILIA RSV4 FACTORY
PVP: 24.992€
A Aprilia tem uma longa tradição na competição, por isso não é de estranhar que sempre tenha tido ‘puros-sangue’ na sua gama de estrada. A RSV4 1100 Factory é uma dessas motos, herdeira de todo o know how da marca de Noale na competição, especialmente no Mundial de SBK, que é a inspiração deste modelo. O V4 de 1078 cc debita 217 cv, tem componentes de topo na travagem e suspensões numa ciclística evoluída onde se podem afinar o ângulo da coluna de direcção, a posição do motor ou o apoio do braço oscilante.
- MOTOR: 4 CILINDROS EM V A 65°, 1078 cc
- POTÊNCIA: 217 CV/13 200 rpm
- ALTURA DO ASSENTO: 851 mm
- PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 199 kg
- DEPÓSITO: 18,5 litros
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