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Dossier: As scooters de 125 cc mais vendidas

As scooters de 125 cc continuam as ser as motos mais vendidas em Portugal. Argumentos como o preço, acessíveis a quem tem apenas carta de automóvel, a economia no dia-a-dia e a mobilidade na cidade tornam-nas nas rainhas do mercado. Vamos conhecer as 10 mais vendidas nos primeiros seis meses do ano. 

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TEXTO VITOR MARTINS • FOTOS MARCAS E MOTOJORNAL

As rainhas do mercado

Desde que foi aprovada a ‘Lei das 125’, em 2009, o mercado nacional sofreu uma reviravolta, com as 125 cc a crescerem exponencialmente em termos de vendas. Nesse ano a Honda lançou uma nova scooter, a PCX 125, que depois de ser inicialmente vendida apenas na Ásia, chegou pouco depois à Europa. Não só se tornou na moto mais vendida na Europa em 2011, como desde então tem sido, todos os anos, a moto mais vendida em Portugal. Tornou-se no porta-estandarte do segmento que mudou o panorama nacional do mercado das duas rodas. O crescimento do segmento das 125 cc foi rápido em consequência da alteração na lei, que permitiu aos detentores de licença de condução A conduzir este tipo de motos. Passou a ser o segmento mais importante, com uma quota de mercado a rondar os 60% durante vários anos. Agora, com as motos de maior cilindrada a aumentarem as suas vendas – muito provavelmente graças a muitos dos que descobriram as motos com a ‘Lei das 125’ -, esse segmento tem uma fatia menor no mercado do que teve em anos anteriores, mas continua a ser o maior: no primeiro semestre do ano representava 49% do total de vendas de motos em Portugal. Esse número engloba todas as 125 cc, com as scooters a alcançarem 30% de quota total, contra 19% das motos com caixa de velocidades. Ou seja, o segmento das scooters de 125 cc continua a ser o mais popular em Portugal. Vamos então descobrir quais são as 10 scooters de 125 cc mais vendidas em Portugal.

Honda PCX 125

PVP: 3.100€

A Honda PCX 125 chegou quando o mercado nacional estava em mutação, e com argumentos que caíram no goto dos potenciais motociclistas portugueses: ar moderno, jantes de 14 polegadas, travagem combinada e uma grande novidade, o sistema ‘start&stop’, que desliga o motor cada vez que a moto pára, contribuindo para os baixos consumos do modelo. Desde então a PCX tem recebido melhorias, como o ABS, melhorando as prestações e mantendo o baixo consumo de combustível. E o preço continua a ser competitivo.

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• Motor: 1 cilindro, 125 cc
• Potência: 12,4 cv/8500 rpm
• Altura do assento: 764 mm
• Peso (em ordem de m archa): 130 kg
• Depósito: 8 litros
www.honda.pt/motorcycles

Yamaha Nmax 125

PVP: 2.995€

A Yamaha reformulou e modernizou a sua gama de scooters ao longo dos últimos anos, e a NMax é fruto desse trabalho. O motor monocilíndrico, agora com distribuição variável, ganhou em suavidade mas também em prestações. As suas dimensões compactas contribuem para uma boa agilidade na cidade e, tal como a maioria das scooters deste segmento, a plataforma para os pés não é plana. Nas jantes de 13 polegadas tem discos assistidos por ABS. Sob o assento cabe um capacete.

• Motor: 1 cilindro, 125 cc
• Potência: 12 cv/7500 rpm
• Altura do assento: 765 mm
• Peso (em ordem de marcha): 127 kg
• Depósito: 6,6 litros
www.yamaha-motor.eu

Honda NSC110 Vision

PVP: 2.260€

A Honda recuperou o nome Vision com uma scooter de rodas ‘grandes’, de 16 polegadas e um motor de 110 cc refrigerado por ar, equipado com ‘start&stop’, que se desliga depois de 3 s ao ralenti, voltando a funcionar assim que se acelera, reivindicando consumos inferiores aos 2 l/100 km. Tem plataforma plana para os pés, e sob o assento cabe um capacete. O seu sistema de travagem não tem ABS, mas tem travagem combinada (CBS). O seu baixo peso contribui para a facilidade de condução.

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• Motor: 1 cilindro, 108 cc
• Potência: 9 cv/7500 rpm
• Altura do assento: 770 mm
• Peso (em ordem de m archa): 102 kg
• Depósito: 5,2 litros
www.honda.pt/motorcycles

Honda NSS125 Forza

PVP: 5.050€

As scooters compactas e urbanas são as preferidas no mercado, mas há algumas chamadas maxi scooters na lista das mais vendidas. É o caso da Honda Forza, que basicamente é a 300 com motor de 125 cc. Tem dimensões mais generosas e mais espaço para o condutor e passageiro, e sob o assento cabem dois capacetes. Tem jantes de 14 polegadas atrás e 15 à frente. Ecrã maior para melhor protecção aerodinâmica, smart key e vidro dianteiro ajustável electricamente são outros argumentos da Forza 125.

• Motor: 1 cilindro, 124,9 cc
• Potência: 15 cv/8750 rpm
• Altura do assento: 780 mm
• Peso (em ordem de m archa): 159 kg
• Depósito: 11,5 litros
www.honda.pt/motorcycles

Sym Jet 14

PVP: 2.649€

A Sym fez uma grande actualização na sua Jet 14 para 2019, com a introdução do motor refrigerado por líquido, painel de instrumentos mais moderno, disco de travagem na roda traseira e sistema ABS, isto tudo sem uma grande alteração no preço. Sob o assento cabe apenas um capacete, mas a plataforma para os pés é plana e tem o tradicional gacho, podendo transportar uma pasta ou um saco. As jantes são ambas de 14 polegadas. A Jet 14 ganhou também um amortecedor, tendo agora dois no trem traseiro.

• Motor: 1 cilindro, 125 cc
• Potência: 11,3 cv/8500 rpm
• Altura do assento: 771 mm
• Peso (a seco): 159 kg
• Depósito: 7,5 litros
www.sym.pt

Piaggio Medley 125

PVP: 2.990€

A Piaggio Meddley é outro dos modelos de rodas ‘grandes’ entre as scooters mais vendidas em Portugal. Está equipada com a recente geração de motores i-get, com ‘start&stop’, que promete também consumos muito baixos, de pouco mais de 2 l/100 km. Não tem plataforma plana, mas o túnel central é relativamente baixo, permitindo facilmente passar a perna por lá em vez de alçá-la por cima do assento. Ao contrário do que costuma acontecer neste tipo de scooters, cabem dois capacetes sob o assento.

• Motor: 1 cilindro, 125 cc
• Potência: 12 cv/8250 rpm
• Altura do assento: 799 mm
• Peso (em ordem de m archa): 132 kg
• Depósito: 7 litros
www.piaggio.pt

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Keeway Cityblade

PVP: 1.995€

A Keeway Cityblade pode não ter a sofisticação de outras concorrentes do segmento, mas a sua simplicidade é compensada pelo preço, um dos seus grandes trunfos. Está equipada com motor de duas válvulas refrigerado por ar, económico em termos de consumo de combustível; tem jantes de 14 polegadas e travagem combinada a cargo de dois discos, uma na roda dianteira, outro na traseira. É também um dos modelos da lista com plataforma plana para os pés, facilitando, entre outras coisas, a subida a bordo.

• Motor: 1 cilindro, 125 cc
• Potência: 9,1 cv/7500 rpm
• Altura do assento: 760 mm
• Peso (em ordem de m archa): 128 kg
• Depósito: 7 litros
www.keeway.pt

Yamaha Xmax 125

PVP: 4.995€

A Xmax 125 é menos compacta e mais maxi que a Nmax, com clara inspiração na porta-estandarte da marca, a Tmax. Por isso esta está na família Sport Scooters da marca japonesa. A Xmax está equipada com um moderno motor refrigerado por líquido que inclui controlo de tracção, algo pouco comum no segmento. Tem ainda outros luxos, como forquilha como nas motos, ‘smart key’ e espaço iluminado sob o assento para dois capacetes e vidro dianteiro ajustável (com ferramentas) em duas alturas diferentes.

• Motor: 1 cilindro, 124 cc
• Potência: 14 cv/8750 rpm
• Altura do assento: 795 mm
• Peso (em ordem de m archa): 175 kg
• Depósito: 13 litros
www.yamaha-motor.eu/pt

Keeway Zahara

PVP: 1.699€

A Keeway Zahara, com um design mais clássico, é a mais barata deste lote. É uma scooter de cariz citadino com um económico motor de duas válvulas refrigerado por ar. É um dos modelos mais compactos, com rodas de 10 polegadas atrás e 12 à frente, tem plataforma plana para os pés e espaço apenas para um capacete jet sob o assento. É também uma das mais leves desta lista, facilitando a vida aos menos experientes.

• Motor: 1 cilindro, 125 cc
• Potência: 8,1 cv/7500 rpm
• Altura do assento: 725 mm
• Peso (em ordem de m archa): 112 kg
• Depósito: 5 litros
www.keeway.pt

Kymco Agility City 125

PVP: 2.199€

A Agilty foi ao longo de vários anos uma das scooters mais populares da Kymco. A Agility City é uma versão renovada e modernizada desta scooter citadina, com motor refrigerado por ar. Tem jante de 14 polegadas atrás e de 16 à frente, sistema de travagem combinada e plataforma plana para os pés. Sob o assento o espaço cresceu, e cabe um capacete e outros pequenos objectos, tudo isto a um preço muito acessível, incluindo a top case de série, aumentando assim o espaço de carga.

• Motor: 1 cilindro, 125 cc
• Potência: 9 cv/n.d.
• Altura do assento: n.d.
• Peso (em ordem de m archa): 131 kg
• Depósito: 7 litros
www.kymco.pt

Segmento 125: As 10 marcas mais vendidas em 2020

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