InícioMotosDossierDossier: Custom 125 cc

Dossier: Custom 125 cc

O estilo custom é universal e intemporal, tornando-se apelativo também a muitos que procuram a sua primeira moto. Há várias no segmento de 125 cc, mecanicamente simples e esteticamente chamativas.

-

Texto: Vitor Martins • Fotos Marcas

Jovens Rebeldes

Depois da implementação da ‘Lei das 125’, o mercado nacional transformou-se e as 125 cc tornaram-se rainhas. As scooters tornaram-se mais populares, mas entre as motos com caixa de velocidades também há verdadeiros best sellers. É o caso da Keeway Superlight, líder durante vários anos.

Mas a concorrência aperta e a variedade aumenta. De um modo geral são motos tecnicamente simples, de modo a poderem oferecer um preço acessível. Por isso são comuns os motores refrigerados por ar, e a travagem combinada em vez do ABS, sendo que alguns modelos têm ainda travão de tambor na roda traseira. O que as custom de 125 cc também têm em comum é a facilidade de utilização e a economia.

Os assentos baixos são acessíveis a toda a gente, e os motores são pouco gastadores. Com tudo isto, e na actual conjuntura de ‘distanciamento social’ estas custom apresentam-se como uma solução prática e de baixo custo para a mobilidade diária. E para umas voltinhas libertadoras ao fim-de-semana!

- PUBLICIDADE -

DAELIM DAYSTAR 125 FI

 

PVP: 2.799€

A Daystar é já uma clássica na gama da marca coreana. Lançada no início do século, a Daystar monta um motor refrigerado por ar e óleo, montado num quadro de duplo berço. Com jante de 18 polegadas à frente e de 15 polegadas atrás, está equipada com travagem combinada. O generoso assento está a 720 mm do solo permite-lhe ser acessível a toda a gente independentemente da estatura.

• MOTOR: UM CILINDRO, REFRIGERADO POR AR E ÓLEO, 124,1 CC
• POTÊNCIA: 12,6 CV / 10 000 RPM
• ALTURA DO ASSENTO: 720 MM
• PESO (a seco): 166 KG
• DEPÓSITO: 17,3 LITROS
www.daelim.es/pt/

HYOSUNG AQUILA GV 125 S

PVP: 3.995€

- PUBLICIDADE -

A Hyosung Aquila é não só uma veterana deste segmento – a sua primeira versão foi lançada ainda nos anos ‘90 – como tem a particularidade de contar com um motor de dois cilindros em V, com três válvulas por cilindro. Tem jante de 16 polegadas à frente e de 15 polegadas atrás. Como é apanágio do segmento, o assento está a uma altura bastante acessível, a 710 mm do solo. A estética e o motor em V faz com que pareça uma moto de maior cilindrada.

• MOTOR: DOIS CILINDROS EM V A 60°, REFRIGERADO POR LÍQUIDO, 124,7 CC
• POTÊNCIA: 14 CV / 10 000 RPM
• ALTURA DO ASSENTO: 710 MM
• PESO (em ordem de marcha): 165 KG
• DEPÓSITO: 12 LITROS
hyosung.com.es

IMOTO DRAGON II 215

PVP: 1.975€

A Imoto Dragon é a mais acessível deste lote de motos custom de 125 cc, com um preço abaixo dos 2000 euros. Tem as linhas tradicionais deste estilo, com jantes de alumínio, de 16 polegadas na dianteira, e de 15 na traseira. O seu motor de 124 cc refrigerado por ar tem caixa de 5 velocidades. Para além do arranque eléctrico tem ainda pedal de arranque. A travagem está a cargo de um disco na roda dianteira e um tambor na traseira.

• MOTOR: UM CILINDRO, REFRIGERADO POR AR, 124 CC
• POTÊNCIA: N.D.
• ALTURA DO ASSENTO: N.D.
• PESO (em ordem de marcha): 153 KG
• DEPÓSITO: 13,8 LITROS
www.scvouga.pt

KEEWAY SUPERLIGHT 125

Keeway Superlight 125 y20

 

PVP: 2.399€

A Keeway Superlight é a rainha das 125 cc com caixa de velocidades! Este modelo tem sido um sucesso de vendas em Portugal, e conta com três versões diferentes, da mais barata EL à mais equipada EL EXT, com malas e encosto para o passageiro. Tem motor refrigerado por ar, jantes de 16 polegadas à frente e 15 atrás e a travagem está a cargo de um disco em cada roda.

- PUBLICIDADE -

• MOTOR: UM CILINDRO, REFRIGERADO POR AR, 124 CC
• POTÊNCIA: 10,6 CV / 9000 RPM
• ALTURA DO ASSENTO: N.D.
• PESO (em ordem de marcha): 162 KG
• DEPÓSITO: 12,5 LITROS
www.keeway.pt

KEEWAY K-LIGHT 125

PVP: 2.499€

Para além da best seller Superlight, a Keeway propõe também a K-Light. Tem uma estética mais arrojada e menos tradicional, mas tecnicamente tem os mesmos argumentos, com o motor de refrigeração a ar com duas válvulas de 10,6 cv. À frente, em vez da jante de 16 polegadas tem uma de 17, e a traseira é de 15 polegadas. É também mais leve que a Superlight.

• MOTOR: UM CILINDRO, REFRIGERADO POR AR, 124 CC
• POTÊNCIA: 10,6 CV / 9000 RPM
• ALTURA DO ASSENTO: N.D.
• PESO (em ordem de marcha): 151 KG
• DEPÓSITO: 11,8 LITROS
www.keeway.pt

MITT 125 MB

PVP: 3.190€

A Mitt 125 MB é outra bicilíndrica, com os cilindros paralelos, refrigerados por ar. Para além do bicilíndrico, a Mitt oferece outros argumentos, como o painel de instrumentos digital ou a travagem dianteira com dois discos. As jantes são de 17 polegadas e o depósito tem capacidade para 16,5 litros. Com o assento a apenas 680 mm do solo, é uma das mais baixas deste segmento.

• MOTOR: DOIS CILINDROS PARALELOS,
• REFRIGERADO POR AR, 124,6 CC
• POTÊNCIA: 11,3 CV / 10 000 RPM
• ALTURA DO ASSENTO: 680 MM
• PESO (a seco): 155 KG
• DEPÓSITO: 16,5 LITROS
mittmotors.com

UM RENEGADE SPORT

PVP: 2.390€

A UM apresenta várias versões da Renegade, incluíndo a Sport (ver contacto na Motojornal n.º 1484) com motor refrigerado por ar e, por isso, com um preço mais acessível. A Renegade Sport tem o assento a 730 mm do solo e conta com jantes de 17 e 15 polegadas, à frente e atrás, respectivamente, e com 145 kg de peso a seco, é uma das mais ligeiras deste lote

• MOTOR: UM CILINDRO, REFRIGERADO POR AR, 125 CC
• POTÊNCIA: 9,7 CV / 8000 RPM
• ALTURA DO ASSENTO: 730 MM
• PESO (a seco): 145 KG
• DEPÓSITO: 13,5 LITROS
www.miberica.com/pt/

UM RENEGADE SPORT S

PVP: 2.999€

A UM conta também com uma gama Renegade com motor refrigerado por líquido e dez versões diferentes, mas que partilham a mesma base técnica. Este motor debita 12 cv às 9000 rpm, as jantes são de 17 e 15 polegadas como na Sport. As versões variam no equipamento: podem ter encosto para o passageiro, malas laterais, carenagem de farol ou um grande vidro dianteiro.

• MOTOR: UM CILINDRO, REFRIGERADO POR LÍQUIDO, 125 CC
• POTÊNCIA: 12 CV / 9000 RPM
• ALTURA DO ASSENTO: 770 MM
• PESO (a seco): 172 KG
• DEPÓSITO: 21 LITROS
umiberica.com/pt/

VORTEX CHOPPER 125

PVP: 2.150€

A Vortex Chopper aposta na faceta clássica do segmento, patente não só nas linhas, mas também nos componentes cromados ou nas plataformas para o condutor. Equipada com motor de um cilindro refrigerado por ar, e jante de 18 polegadas à frente e de 15 atrás. A travagem está a cargo de dois discos, um na roda dianteira outro na traseira. O assento está a 720 mm do solo.

• MOTOR: UM CILINDRO, REFRIGERADO
POR LÍQUIDO, 124,7 CC
• POTÊNCIA: 10,6 CV / 7500 RPM
• ALTURA DO ASSENTO: 720 MM
• PESO (a seco): 142 KG
• DEPÓSITO: 13,5 LITROS
www.gingabike.pt

- PUBLICIDADE -