Dossier: Sport Touring Média Cilindrada

Os modelos custom são dos mais conotados com o conceito de liberdade em duas rodas, muito por culpa de películas que fizeram história no grande ecrã. Guiadores altos, cromados e motores em V continuam a constar das preferências dos nossos motociclistas.

Texto de Rui Marcelo.

Anterior
Seguinte

Reunião de Virtudes

Pense numa moto que reúna um eloquente carácter desportivo mas sem ser radical. Uma moto que seja confortável e espaçosa para dois ocupantes, que apresente bons níveis de protecção aerodiâmica e conforto global, sem perder o desenho e espírito de uma moto desportiva de estrada.

Pense numa cilindrada abaixo do litro de capacidade, com potência ajustável, sem exagero de electrónica – logo menor custo de aquisição – mas de qualidade, robusta, fácil de utilizar a diário, possível de desfrutar em condução mais desportiva – quiça até num track-day… Depois não se preocupe muito com a manutenção, com complexos sistemas electrónicos que a gerem, apenas um conjunto de provas dadas a nível mecânico e ciclístico, obviamente actual e muito aturado em termos de tecnologia.

Pois, tirando a Yamaha Nikken de três rodas, de facto a mais exótica e electrónica deste lote apresentado, mas aqui está porque também ela concentra tudo o atrás descrito, abrindo portas a um diferente olhar sob as duas rodas no futuro, todas as restantes são a prova de que ainda é possível constituir um segmento de motos outrora mais populares e preenchidas, mas ainda agora bastante procuradas. As desportivas de média capacidade, continuam a ser uma das escolhas para quem pretende apenas “a moto” para companhia num vasto leque de aventuras e jornadas, mas que por nada pretende ingressar no agora tão popular segmento das trail e maxi trail – óptimas viajantes e companheiras diárias – mantendo-se desde sempre ligados às motos de estrada, com origem desportiva.

As opções não são de facto muitas, mas ainda assim demarcam-se nas gamas por motivos de preço ou funcionalidades bastante comprovadas. É esta a nossa selecção.

Anterior
Seguinte