Dossier desportivas por: Rui Marcelo.
O segmento das super-desportivas, com motores de um litro ou mesmo mais de capacidade, sempre foram o pináculo da tecnologia presente no mundo das duas rodas.
Motos capazes de nos fazer sonhar ao mais alto nível e exacerbar os desejos de quem evolui neste universo e as tem por objectivo maior. Nos dias de hoje deixaram de ser um dos segmentos mais procurados e vendáveis, em prol de soluções, muitas, mais equilibradas, práticas, lógicas até. Perderam fôlego nos números de venda, mas não nos números que completam as várias ofertas ainda disponíveis e que todas as principais marcas, insistem e confirmam manter ano após ano.
Nas super-desportivas as marcas experimentam e exibem as maiores e mais sofisticadas soluções técnicas, a nível mecânico e ciclístico, que experimentam e usam na competição ao mais alto nível – mundiais de SBK e de Moto GP – trazendo para o ambiente do comum mortal, seja na estrada seja nas pistas em torno de um trackday, tecnologia de ponta e apenas sonhada há uns anos.
O que também era impensável até há um par de anos, era a capacidade dos motores.
Falamos de potência “pura e dura” que facilmente chega e ultrapassa os 200 cavalos por litro, o que significa uma relação perfeita entre peso/potência e que antes só as motos de competição conseguiam atingir.
Mais, há já modelos que sob efeitos dos sistemas Ram-air e demais soluções, rondam os 220 cavalos de potência máxima, valores astronómicos sem dúvida, mas que a muita electrónica presente nos modelos permite domesticar e utilizar em pleno.
E depois há em quase todas as marcas, aquela versão ainda mais especial e específica do modelo “base”, equipada com muitos e bons argumentos oriundos de componentes electrónicos, de mecânica e ciclística – os chamados componentes “pata-negra” – que aí sim tornam os modelos ainda mais especiais e radicais, para quem quer dar nas vistas ou levar ao extremo a experiência em pista.
São séries numeradas, limitadas, e mais ou menos valorizáveis em curto espaço de tempo, mas são também modelos de preço quase proibitivo para alguns… ou não!
Mais ou menos radicais, agressivas na estética e até no posicionamento comercial, as Super (ou Hiper) desportivas da actualidade são de facto modelos de nicho – cada vez mais – que garantem às marcas um estatuto demarcante e a quem as possui um desempenho que mais nenhuma classe consegue oferecer, próprio apenas das elites.
Qualquer outra moto permite o essencial: prazer de condução, utilidade, versatilidade, estilo. Mas estas vão sem dúvida um pouco mais além, especialmente para quem sabe ao que vai e entende as duas rodas de forma… diferente!
A ERA DA ELECTRÓNICA
Qualquer desportiva da actualidade, apresenta obrigatoriamente no portfólio das especificações e brochuras comerciais, o rol de componentes electrónicos que gerem a mecânica e ciclística, sempre em total interacção com o condutor. São os tempos da gestão electrónica a comandar as nossas vidas e a comandar o comportamento global de máquinas tão específicas como as potentes super-desportivas. Só assim é possível aproveitar em pleno as capacidades dinâmicas destas máquinas, com uma condução a gosto, mais eficaz, versátil, segura e confiante em qualquer situação. Cada uma à sua maneira monta sistemas inteligentes que de forma autónoma controlam a tracção, a resposta do motor perante a situação escolhida pelo condutor, a travagem (incluindo travagem em curva), as suspensões, os arranques sem cavalinho, o funcionamento da caixa de velocidades, a interacção com outros elementos (telefones ou sistemas de comunicação, por exemplo), entre várias outras necessidades. Pode-se ter perdido nalguns casos algum prazer “básico” de utilização, mas na maioria ganha-se em confiança, eficácia e segurança global, atributos que nenhuma outra solução que não electrónica conseguiria atingir.
SUZUKI GSX-R 1000 RA
São mais de 30 anos de história e sucessos deste modelo, um dos percursores da classe das super-desportivas. A GSX-R continua forte porque se “adaptou” à concorrência, fazendo valer o poder do seu motor que agora também já ultrapassa os 200 cv. Uma moto completa, das mais versáteis de utilizar, em pista ou no dia-a-dia. Evoluiu há dois anos, ficando mais ligeira e eficaz de ciclística. Não tem nenhuma versão especial, num pacote de origem que conta com travões Nissin, suspensões Showa, muita electrónica…
- MOTOR: 4 CILINDROS EM LINHA, 999 cc
- POTÊNCIA: 202 cv/N.D.
- ALTURA DO ASSENTO: 825 mm
- PESO (A CHEIO): 202 kg
- DEPÓSITO GASOLINA: 16 lts
- MOTEO PORTUGAL
- TELF. 234 300 760
- suzukimoto.pt
APRILIA RSV4 RR
PVP: 19.330€
A génese latina, de estética e linhas incríveis e super-desportivas, é exímia nas Aprilia. Uma moto madura, campeã do Mundo, que começou com motor V2 e que evoluiu para o V4. Ainda mais exclusiva e potente é a nova RSV4 1100 Factory (24.992€). Se a RSV4 foi apenas retocada, a 1100 Factory é um portento de potência (chega aos 217 cv) e exclusividade técnica: monta suspensões Ohlins e travões Brembo Stylema. Ambas juntam imensa electrónica, com o sistema APRC, Aprilia Performance Ride Control, em destaque.
- MOTOR: 4 CILINDROS EM V A 65º, 999,6 cc
- POTÊNCIA: 201 CV/13.000 rpm
- ALTURA DO ASSENTO: 853 mm
- PESO (A CHEIO): 204 kg
- DEPÓSITO GASOLINA: 18,5 lts
- MACHADO LDA
- TELF. 219 609 110
- www,apriliaportugal.pt
MV AGUSTA F4
PVP: 20.690€
A F4 tem mais de 20 anos de história, com a versão actual igual à filosofia original. Sempre actualizada ao pormenor e com recurso aos mais exóticos componentes, foi a ciclística e motor que se escondem debaixo de uma das mais elegantes, agressivas e exclusivas super-desportivas. Existe em quatro versões, F4, F4 RR (28.990€), F4 RC (42.500€) e F4 Lewis Hamilton (66.500€). Tem tudo de primeira: motor potente, suspensões Sachs ou Ohlins, travões Brembo e claro a filosofia estética única da marca. Uma diva, quase!
- MOTOR: 4 CILINDROS EM LINHA, 998 cc
- POTÊNCIA: 195 CV/13.400 rpm
- ALTURA DO ASSENTO: N.D.
- PESO (A SECO): 190 kg
- DEPÓSITO GASOLINA: N.D.
- IMEX MOTO
- TELF. 244 101 500
- imexmoto.com
BMW S 1000RR
PVP: 19.823€
É uma das fortes novidades deste ano, actualizada a nível de motor (mais potente) e ciclística (mais leve), indo assim de encontro ao que se procura nestas motos: maior eficácia e facilidade de condução, para um superior rendimento desportivo. A S da BMW, leva mais de 10 anos de vida, boa vida, indo ao encontro dos que apreciam muita sofisticação e tecnologia ao mais alto nível. Tem disponível um pacote “M” que reduz ainda mais o peso e lhe incute mais electrónica, na gestão mecânica e ciclística.
- MOTOR: 4 CILINDROS EM LINHA, 998 cc
- POTÊNCIA: 207 CV/13.500 rpm
- ALTURA DO ASSENTO: 824 mm
- PESO (A CHEIO): 197 kg
- DEPÓSITO GASOLINA: 16,5 lts
- BMW PORTUGAL
- TELF. 214 873 000
- bmw-motorrad.pt
KAWASAKI NINJA ZX-10R
PVP: 19.330€
Actual campeã do Mundo de SBK, a Ninja surge em três versões. A Base ZX-10R foi melhorada para ganhar potência (3 cv) e um superior rendimento e facilidade de pilotagem. A super-desportiva ZX-10RR (22.495€ e só farão 500 unidades) continua vocacionada para circuitos, também com mais potência debitada. Novidade deste ano no trio é a ZX-10R SE (25.390€), equipada com suspensões electrónicas KECS e jantes Marchesini, mais atributos que se aliam aos muitos sistemas electrónicos para facilitar o uso e prazer de pilotagem.
- MOTOR: 4 CILINDROS EM LINHA, 999,6 cc
- POTÊNCIA: 201 cv/13.000 rpm
- ALTURA DO ASSENTO: 853 mm
- PESO (A CHEIO): 204 kg
- DEPÓSITO GASOLINA: 18,5 lts
- MULTIMOTO MOTOR PORTUGAL
- TELF. 256 600 870
- www.kawasaki.pt
HONDA CBR 1000RR FIREBLADE
PVP: 18.700€
A Honda sempre conseguiu atingir dois mundos, o dos que não abdicam as super-desportivas para todos os dias e os que sonham em competir em pista. E conseguiu-o, na matriz CBR sempre a evoluir. A Fireblade é uma campeã, que perdeu peso e ganhou potência incluindo a necessária electrónica de gestão. Tem duas versões extra, a SP1 (23.300€) e SP2, com mais níveis de equipamento – suspensões Showa, rodas Marchesini, além de outros atributos. A SP2 é soberba em circuito, mas homologada para estrada.
- MOTOR: 4 CILINDROS EM LINHA, 999 cc
- POTÊNCIA: 192 CV/13.000 rpm
- ALTURA DO ASSENTO: 832 mm
- PESO (A CHEIO): 196 kg
- DEPÓSITO GASOLINA: 16 lts
- HONDA PORTUGAL
- TELF. 219 155 300
- www.honda.pt
YAMAHA YFZ-R1
PVP: 19.495€
Uma das referências da classe, actualizada a cada par de anos. Na forma actual, surge nesta R1 e na M1, mais exclusiva, com suspensões electrónicas e mais alguns extras dignos da competição (custa 24.995€). Ambas decalcam a imagem da MotoGP de Rossi, e ambas usam o exclusivo motor de 4 cilindros e cambota Crossplane (planos de ignição cruzados) para um feeling de condução e resposta único entre os 4 cilindros. Tudo o resto é muita electrónica, o sempre melhor quadro Deltabox da marca, e detalhes estéticos deliciosos de uma verdadeira super-desportiva.
- MOTOR: 4 CILINDROS EM LINHA, 998 cc
- POTÊNCIA: 200 CV/13.500 rpm
- ALTURA DO ASSENTO: 855 mm
- PESO (A CHEIO): 201 kg
- DEPÓSITO GASOLINA: 17 lts
- YAMAHA MOTOR PORTUGAL
- TELF. 214 722 100
- www.yamaha-motor.pt
DUCATI PANIGALE V4
PVP: 23.545€
Todas as super-desportivas são fantásticas e exuberantes. A Ducati exagera. E a nova Panigale abusa mesmo no que a elegância e agressividade diga respeito. E junta ainda tecnologia de ponta, electrónica na gestão do poderoso V4, a estrela actual da marca italiana. A inspiração é na Ducati de Moto GP, sempre ao mais alto nível, sendo mesmo a mais potente de todo este lote de motos. Existe na versão V4S (28.496€), V4R (36.845€) e V4 Corse, sempre incrementando o nível de equipamento montado. Uma moto quase… inigualável.
- MOTOR: 4 CILINDROS EM V, 1103 cc
- POTÊNCIA: 214 CV/13.000 rpm
- ALTURA DO ASSENTO: 830 mm
- PESO (A CHEIO): 198 kg
- DEPÓSITO GASOLINA: 16 lts
- DUCATI IBÉRICA DESMOTRON
- TELF. +34 902 271 149
- www.ducati.pt
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