InícioMotosDossierDossier: Desportivas 125 cc

Dossier: Desportivas 125 cc

O segmento das desportivas sempre foi um dos mais apetecíveis para os jovens iniciantes no universo das duas rodas. O estilo “racing” nunca passa de moda e agora ainda mais, com os nossos jovens a aspirarem ter uma imagem o mais perto possível do Miguel Oliveira!

-

Texto: Domingos Janeiro

Aspirantes a piloto!

O espírito mais desportivo, sempre foi um dos mais apreciados pelos jovens, que era a forma de se sentirem o mais próximo possível dos seus ídolos do campeonato do mundo de velocidade, personificado agora sob a forma de Miguel Oliveira. As principais marcas têm-nas na gama, colocando à disposição dos mais novos uma imagem agressiva, tecnológica e o mais próximo das motos de competição possível. Conjuntos que esteticamente são dos mais apelativos do mercado e com prestações desenvolvidas a pensar numa experiência de condução mais extrema e agressiva, com uma postura de condução mais deitada sobre o depósito, travagens potentes, suspensões mais firmes e motores de um cilindro com o máximo de potência permitida neste segmento, os 15 cv.

Motos muito ágeis e leves, um pouco altas, é verdade, mas muito fáceis de explorar, seja na cidade, ou fora dela, ou numa qualquer estrada pejada de curvas. A solo ou a dois, tornam qualquer “nerd” num dos “putos” mais “cool” da escola! Com a passagem dos motores a 2T para os blocos a 4T, as oitavo-de-litro desportivas perderam algum fôlego, porque, inevitavelmente, as prestações “caíram” um pouco em relação ao que estávamos habituados, mas tem sido notável o esforço que as marcas têm feito para trazer de novo essas emoções fortes às pequenas 125 cc. O resultado é surpreendente, até porque os principais fabricantes têm-se empenhado em grande medida para recuperar esse carisma. O panorama das motos desportivas de baixa cilindrada atravessa um bom momento!

APRILIA RS 125

- PUBLICIDADE -

PVP: 5.596€

Olhar para esta pequena oitavo de litro, é o mesmo que olhar para a Superbike italiana, reconhecida pelos diversos títulos mundiais que conta no seu palmarés. A sigla RS continua a ser uma das mais reconhecidas a nível global, no que toca a motos desportivas. Esteticamente das mais bonitas do segmento, faz destacar o quadro em alumínio. Motor com 15 cv de potência, caixa de seis velocidades, quick shift opcional e altura do assento ao solo de 820 mm.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 124.2 cc
  • POTÊNCIA: 15 cv/10 750 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 820 mm
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): n.d.
  • DEPÓSITO: 14,5 litros
  • www.aprilia.com
  • 219 609 111

KAWASAKI NINJA 125

PVP: 5.450€

Porque Kawasaki é sinónimo de performances e a sigla Ninja uma das mais desejadas no universo desportivo, a marca japonesa coloca à disposição dos mais novos a Ninja 125, com imagem baseada na campeã de SBK. Disponível em verde, cinza e azul, monta motor
de um cilindro, com 15 cv de potência, caixa de seis velocidades, 148 kg de peso em ordem de marca e uma altura do assento ao solo de 785 mm, muito acessível aos menos experientes.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 125 cc
  • POTÊNCIA: 15 cv/10 000 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 785 mm
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 148 kg
  • DEPÓSITO: 11 litros
  • www.kawasaki.pt
  • 256 000 200

KEEWAY RKR 125

PVP: 2.790€

- PUBLICIDADE -

Em termos estéticos é a menos agressiva de todas as desportivas disponíveis no mercado nacional, a mais simples, mas também a mais acessível em termos monetários, com o seu preço a fixar-se bem abaixo da barreira dos 3000€. Postura de condução mais direita e descontraída, motor com 12,6 cv de potência e 153 kg de peso em ordem de marcha. Disponível em três cores: branco, preto e vermelho.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 125 cc
  • POTÊNCIA: 12,6 cv/9500 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: n.d.
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 153 kg
  • DEPÓSITO: 15 litros
  • www.keeway.pt
  • 256 000 200

KTM RC 125

PVP: 5.121€

Porque a marca austríaca vai muito mais além que o off road, a pequena RC 125 é a oportunidade de nos sentirmos um autêntico Miguel Oliveira. Design ultra desportivo e agressivo, faz destacar o quadro em treliça em tubos de aço e o, inconfundível, bico de pato. Motor de última geração, com 15 cv, caixa de seis velocidades, peso a seco de 135 kg e uma altura do assento ao solo de 820 mm, tornam-na muito ágil quer na cidade como fora dela.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 124.7 cc
  • POTÊNCIA: 15 cv
  • ALTURA DO ASSENTO: 820 mm
  • PESO (A SECO): 135 kg
  • DEPÓSITO: 10 litros
  • www.ktm.com/pt
  • 218 260 655

MEGELLI SPORT 125

PVP: 3.025€

Para vingar neste segmento tão competitivo, é preciso esgrimir argumentos com os modelos mais carismáticos do segmento, dos principais construtores. Ciclística menos extrema que as rivais, design moderno, jovem e agressivo, apresenta um peso a seco de
apenas 120 kg. Motor com 11 cv de potência e altura do assento ao solo de 800 mm, muito acessível até aos menos experientes. O silenciador por baixo do assento é uma das suas imagens de marca.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 124.1 cc
  • POTÊNCIA: 11 cv/8500 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 800 mm
  • PESO (A SECO): 120 kg
  • DEPÓSITO: 11 litros
  • www.lusomotos.com
  • 231 515 269

MITT 125 GP

PVP: 3.190€

Relativamente recente no nosso mercado, a MITT é a marca que sucede à GOES, com uma gama renovada, onde esta desportiva aparece em grande evidência, principalmente na versão Carbon, com todas as carenagens a apresentarem um padrão que recria o carbono. Duplo disco de travão na dianteira, estilo moderno e agressivo, imagem robusta, peso de 159 kg, caixa de cinco velocidades, potência de 11,4 cv.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 124.6 cc
  • POTÊNCIA: 11,4 cv/9500 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 760 mm
  • PESO (A SECO): 159 kg
  • DEPÓSITO: 13,5 litros
  • www.mittmotors.com
  • +34 913 579 292

 

SUZUKI GSX-R 125A

PVP: 4.499€

A Suzuki foi o último dos quatro grandes construtores a apresentar uma proposta desportiva no segmento das oitavo-de-litro. Tardou, mas foi! A pequena GSX-R rapidamente passou a constar da lista de desejos dos mais jovens. Imagem muito cuidada e fiel à suas irmãs maiores, é capaz de nos confundir quanto à sua cilindrada, pois o aspecto é de moto de maior cilindrada. Motor com 15 cv de potência, 785 mm de altura do assento ao solo e 134 kg de peso.

- PUBLICIDADE -
  • MOTOR: UM CILINDRO, 124 cc
  • POTÊNCIA: 15 cv
  • ALTURA DO ASSENTO: 785 mm202
  • PESO (A SECO): 134 kg
  • DEPÓSITO: 11 litros
  • www.suzukimoto.pt
  • 234 300 760

 

YAMAHA YZF-R 125

  

PVP: 5.225€

A pequena desportiva da Yamaha é um clássico no mercado e um dos modelos responsáveis pela introdução de muitos jovens no meio das duas rodas. Foi revista em 2019, tendo fi cado ainda melhor, com destaque para o seu alegre motor de um cilindro com 15 cv, que em conjunto com o reduzido peso, 142 kg a cheio, permite um conjunto muito leve e ágil quer no dia-a-dia em cidade, quer nas deslocações de média distância. 825 mm de altura ao solo.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 124.7 cc
  • POTÊNCIA: 15 cv/9000 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 825 mm
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 142 kg
  • DEPÓSITO: 11,5 litros
  • www.yamaha-motor.eu/pt
  •  214 722 100

 

- PUBLICIDADE -