InícioMotosDossierDossier: Maxi-Scooter

Dossier: Maxi-Scooter

Desta vez, fazemos uma viagem pelo reino das maxi-scooter, apresentando as scooters de maior cilindrada disponíveis actualmente no mercado nacional. Como não são muitas, alargamos a oferta de forma a integrar os modelos entre os 300 cc e os 750 cc.

-

Texto: Domingos Janeiro

Topo automático

Quando se plantou a “semente” em 2009 com a Lei da 125 cc, a ideia era criar uma nova porta de entrada e facilitar o contacto de muitos com o universo das duas rodas, com a esperança de que grande parte desses recém-chegados, pudessem ganhar interesse pelo meio e transitarem para as cilindradas superiores.

O que temos assistido nos últimos tempos é que o mercado tem ganho novo alento nas cilindradas acima das 125 cc, mostrando, claramente, que muitos dos utilizadores das 125 cc têm dado o passo seguinte, que é tirar a carta de moto e evoluir nas cilindradas. Grande parte desses utilizadores que deixam, ou pretendem deixar as pequenas oitavo-de-litro, gostavam de se manter no segmento das scooter, acima de tudo pelo carácter prático deste tipo de modelos.

Muitos deles desconhecem que há opções que podem chegar aos 750 cc, como é o caso da Honda Integra. Desde a mais modesta e acessível TGB X-Motion 300, passando pela elegante Piaggio Beverly 350 até entrarmos no campo das desportivas, com a Malaguti Madison 300 a abrir as hostes, a Yamaha TMAX que se continua a destacar, agora com forte oposição por parte da Kymco, através da nova AK 550, até chegarmos, ao pináculo do conforto, através da elegantes e luxuosas executivas, aqui representadas pela Kawasaki J300, BMW C650GT, Suzuki Burgman 650A e a SYM MAXSYM 600 ABS Executive, há muito por onde escolher.

- PUBLICIDADE -

BMW C 650 GT

PVP: 12.308€

Moderna e elegante, dá primazia ao conforto e daí o amplo assento para ambos os passageiros, o ecrã dianteiro de grandes dimensões, ajustável electronicamente e uma bagageira com capacidade para guardar até dois capacetes integrais em simultâneo. Equipada com motor de dois cilindros em linha, de 647 cc, apresenta uma potência de 60 cv e um binário de 63 Nm. Disponível numa versão limitada a 35kW, para carta A2.

  • MOTOR: DOIS CILINDROS, 647 cc
  • POTÊNCIA: 60 cv/7000 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 805 mm
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 261 kg
  • DEPÓSITO: 15,5 litros
  • www.bmw-motorrad.pt
  • 214 873 000

HONDA INTEGRA

PVP: 9.950€

A Integra veio mudar o paradigma das scooters. É dos modelos que mais se aproximam do conceito de moto convencional pela própria construção e pelo tamanho das jantes de 17” em ambos os trens. Preparada para enfrentar a cidade diariamente, mas com o conforto necessário para fazer grandes viagens. O motor é um dois cilindros, com 745 cc, 55 cv de potência e um binário de 68 Nm. O sistema de transmissão DCT é outro forte argumento

- PUBLICIDADE -
  • MOTOR: DOIS CILINDROS, 745 cc
  • POTÊNCIA: 55 cv/6250 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 790 mm
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 238 kg
  • DEPÓSITO: 14,1 litros
  • www.honda.pt/motorcycles
  • 219 155 300

KAWASAKI J300

PVP: 5.850€

A automática japonesa chegou à gama, já lá vão uns anos, por força da exigência do mercado, através de uma base, com duas versões, esta 300 cc e uma oitavo-de-litro “obrigatória” para o mercado português. Certo é que esta discreta executiva se mantém de pedra e cal na gama japonesa e continua a conquistar corações pela estética, conforto e qualidade geral. Simples e elegante, apresenta-se como uma boa opcção para convergir diariamente para a cidade.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 299 cc
  • POTÊNCIA: 28 cv/8000 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 775 mm
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 191 kg
  • DEPÓSITO: 13 litros
  • www.kawasaki.pt
  • 256 600 870

KYMCO AK 550

PVP: 10.249€

A marca de Taiwan sempre foi reconhecida pela qualidade e prestações, sem abdicar do conforto. A AK 550 foi o passo seguinte, no que a prestações e tecnologia diz respeito, colocando-a de novo na boca do mundo por ousar em enfrentar os poderes instalados
no segmento das maxi-scooters desportivas. E com sucesso! A AK está equipada com motor de dois cilindros, 53 cv, suspensões firmes e um conjunto potente de travagem.

  • MOTOR: DOIS CILINDROS, 550 cc
  • POTÊNCIA: 53 cv/7500 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: n.d.
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 230 kg
  • DEPÓSITO: 15 litros
  • www.kymco.pt
  • 218 400 034

MALAGUTI MADISON 300

PVP: 4.599€

Uma proposta que embora não seja nova no mercado, tem passado muito desapercebida. A Madison é um daqueles modelos em que as suas pretensões ficam num limbo, entre as desportivas e as executivas. Ao longo dos últimos anos, tem sido alvo de melhorias e
ostenta uma estética agressiva, jovem e moderna. O motor de um cilindro tem 278 cc de cilindrada, 21,4 cv de potência, um baixo centro de gravidade e uma boa distribuição de peso.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 278 cc
  • POTÊNCIA: 21,4 cv/7250 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: n.d.
  • PESO (A SECO): 188 kg
  • DEPÓSITO: n.d.
  • www.malaguti.bike
  • 263 652 274

PIAGGIO BEVERLY 350

PVP: 7.125€

Classe e requinte são os adjectivos que melhor qualificam esta italiana, que não contando com as MP3 500, é o modelo de maior cilindrada da gama. Controlo de tracção, painel de instrumentos completo, tomada USB e grande capacidade de carga, tornam este modelo numa boa proposta para a cidade, mas sem nos limitar, na hora de tomarmos a decisão de irmos mais além, numa qualquer viagem, com velocidades superiores às oitavos-de-litro.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 350 cc
  • POTÊNCIA: 30 cv/8250 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 790 mm
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 191 kg
  • DEPÓSITO: 12,5 LITROS
  • www.piaggio.com/pt_PT
  • 218 400 034

SUZUKI BURGMAN 650A

PVP: 11.299€

- PUBLICIDADE -

Um dos modelos mais reputados e reconhecidos quando falamos em scooter executivas de luxo. A Burgman é por si só uma marca que muito tem inspirado outras marcas em seguirem-lhe as pegadas. Tudo está pensado em torno do conforto de ambos os ocupantes, com uma excelente envolvência aerodinâmica. Volumosa mas com baixo centro de gravidade e uma distribuição de peso cuidada e pensada para comodidade até dos mais baixos.

  • MOTOR: DOIS CILINDROS, 638 cc
  • POTÊNCIA: n.d.
  • ALTURA DO ASSENTO: 760 mm
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 277 kg
  • DEPÓSITO: 15 litros
  • www.suzukimoto.pt
  • 234 300 760

SYM MAXSYM 600 ABS EXECUTIVE

  

PVP: 6.899€

A SYM é outro bom exemplo de conforto, elegância e exclusividade. Grande protecção aerodinâmica e um conforto acima da média, tornam esta 600 cc numa scooter ideal para grandes viagens. Motor de um cilindro, com 565 cc, oferece-nos uma potência de 45.5 cv às 6750 rpm. O conjunto de travagem conta com dois discos de 275 mm na frente e outro de igual diâmetro atrás. Muito interessante é a garantia de 5 anos dada pela marca.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 565 cc
  • POTÊNCIA: 45.5 cv/6750 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: n.d.
  • PESO (A SECO): 238 kg
  • DEPÓSITO: 14,2 litros
  • www.sym.pt
  • 234 300 760

 

TGB X-MOTION 300

PVP: 3.399€

Este é o modelo mais evoluído da marca asiática, disponível em duas motorizações, esta 300 cc e uma 125 cc que partilham a mesma base ciclística. Além da estética simples, mas actual e moderna, o destaque recai, naturalmente, para o preço base, que se fixa agora nos 3399€ devido à promoção a que está sujeita. Motor de um cilindro, que debita 23,4 cv, mais que sufi cientes para dar alegria ao conjunto que pesa 186 kg a seco.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 263 cc
  • POTÊNCIA: 23,4 cv/7500 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 780 mm
  • PESO (A SECO): 186 kg
  • DEPÓSITO: 11 litros
  • www.tgb-motos.es/pt
  • +34 902 271 149

 

YAMAHA TMAX 530

PVP: 11.450€

Continua a ser a “rainha” das scooter, embora já comece a ter concorrência à altura. Actualmente está disponível em três versões, que diferem no nível de equipamento que trazem de série. Altamente performante, com equipamento de topo e uma referência
no que a equipamento diz respeito. O motor de 530 cc é muito potente e viciante, aliado a uma ciclística que a torna praticamente imbatível.

  • MOTOR: DOIS CILINDROS, 530 cc
  • POTÊNCIA: 45,3 cv/6750 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 800 mm
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 213 kg
  • DEPÓSITO: 15 litros
  • www.yamaha-motor.eu/pt
  • 214 722 100
- PUBLICIDADE -