Dossier Maxi-trail por: Rui Marcelo
Apesar das dimensões e, por vezes, aspecto intimidatório, certo é que as maxi-trail são das motos mais desejadas pelos que procuram uma máquina potente e completa, em todos os sentidos, seja para simples uso diário, mas sobretudo viajar, dentro e também fora de estrada. A postura de condução mais direita, a capacidade para carregar muito peso, malas e acessórios, sobretudo com pendura a bordo, amplificaram a popularidade destas motos que concorrem com muitas desportivas na elevada potência que debitam, e ultrapassam-nas quando se fala de conforto e até prazer e eficácia de condução.
As opções no nosso mercado são muitas, quase todas assentes em motos com mecânica de dois cilindros (mais que sufi ciente), cada vez mais electrónica a auxiliar a condução – seja no controle e gestão do motor, seja das suspensões – muitos detalhes práticos e robustos a pensar nos que as usam em viagem, onde garantem autonomia, conforto e desfrute de condução mesmo em estradas de piores condições. As opções abrangem vários escalões de cilindrada, mas é acima dos 800 cc que se apresentam as máquinas mais completas e vendáveis, as mais capazes de enfrentar todas as condições mais difíceis e exigentes.
Os números de mercado não enganam e comprovam isso mesmo, reforçando a ideia de ser um segmento dos mais vendidos, logo após as úteis e pequenas 125 cc. Nas trail muitos encontram a resposta ao que procuram e que sonham mesmo, quer até em condição de novos ou usados. E felizmente as novidades e renovação vai surgindo a cada ano que passa. E isso é sempre agradável.