Dossier: Motos de iniciação ao desporto motorizado

A iniciação sempre mereceu muita atenção por parte dos grandes fabricantes, por forma a captarem desde cedo os pilotos que serão o futuro do desporto em duas rodas. O motocross e o trial são as principais portas de entrada para o mundo desportivo.

Texto: Domingos Janeiro.

A iniciação é a pedra basilar para o futuro do desporto e nas motos, não é diferente. Desde sempre que as marcas apostas em modelos de iniciação, sendo certo que a aposta é centrada, normalmente nos modelos a 2T e com vocação mais para o motocross. Há algumas excepções, como é o caso da Beta, que tem disponível na sua gama um modelo para iniciação no trial. Por outro lado, temos a Yamaha, que além dos tradicionais modelos de 65 cc e 85 cc, tem ainda a carismática PW 50 e para os amantes do enduro ou de prestações mais moderadas, tem a opcção TT-R50E, com motor a 4T. Em comum têm o facto de serem muito acessíveis para as crianças a partir dos 4 anos de idade, muitas delas com controlo parental para que os pais consigam ter maior controlo sobre as motos dos seus filhos. Por serem pequenas, não quer dizer que não sejam evoluídas tecnologicamente, pois os construtores estão a fazer evoluir constantemente os seus modelos, para conseguirem melhores resultados nos diversos campeonatos do mundo, nacionais e regionais.

Dada a importância desses modelos para o futuro das modalidades, reunimos aqui as melhores propostas do mercado, no segmento da iniciação.

Beta EVO 80 Junior                                                                                                    

Preço: n.d.

A marca italiana é das que mais oferta tem no segmento da iniciação, com modelos específicos para as crianças que vão desde as motorizações eléctricas às pequenas de combustão, como é o caso desta EVO 80 Junior. Destinada à iniciação no trial, vem equipada com um pequeno motor de um cilindro a 2T, refrigerado por líquido. As dimensões muito contidas fazem com que o peso seja muito reduzido e a colocação do motor, baixa e central, permitem um baixo centro de gravidade, que permite um equilíbrio notável, tão fundamental nesta disciplina de trial. Travões de disco na frente e atrás, quadro em aço e depósito de combustível com capacidade para 2,5 litros.

Motor: 79,6 cc a 2T
Admissão: Por lamelas
Alimentação: Carburador
Potência: n.d.
Peso: n.d.
Importador: Moto Espinha
Contacto: 253 533 227
www.betaportugal.com

 

Husqvarna TC 50 mini/50

Preços: 3.855€/4.040€

Para os mais pequenos, a Husqvarna coloca à disposição este modelo de entrada, a mini, totalmente igual à versão 50 cc, mas rebaixada, tornando-se acessível aos pilotos de mais tenra idade. Equipada com motor de um cilindro, a 2T, refrigerado por ar, apresenta caixa automática, forquilha invertida de 35 mm na dianteira, com curso de 100 mm e monoamortecedor traseiro com curso de 147 mm. Na versão 50 cc, o curso de suspensão aumenta para 205 mm na frente e 185 mm atrás, com a jante dianteira a ser maior em relação à versão mini.

Motor: 49 cc a 2T
Admissão: Por lamelas
Alimentação: Carburador
Potência: n.d.
Peso: 40/41,5 kg
Importador: Jetmar
Contacto: 218 260 655
www.husqvarna-motorcycles.com

 

Husqvarna TC 65/85    

Preços: 5.119€/6.169€

Os modelos seguintes na cadeia de evolução! A 65 cc já monta jantes de maiores dimensões, passa a contar com caixa manual de seis velocidades e a potência é superior. O curso de suspensão também é maior, mantendo, no entanto, o mesmo diâmetro das bainhas. A 85 cc já requer um bom nível de experiência, pois a potência já requer maior atenção. Disponível com jantes de 17” na frente e 14” ou 19” na frente e 16” na traseira, dependendo da estatura dos pilotos. O conjunto de suspensões WP, apresenta um nível superior de qualidade e preparação e tem sub-quadro em alumínio.

Motor: 65/85 cc a 2T
Admissão: Por lamelas
Alimentação: Carburador
Potência: n.d.
Peso: 53/68 kg
Importador: Jetmar
Contacto: 218 260 655
www.husqvarna-motorcycles.com

 

Kawasaki KX 65/85  

Preços: 3.390€/4.340€

A escola de iniciação para os amantes da Kawasaki inicia-se com a pequena 65 cc, quando a brincadeira começa a evoluir para o gosto pela competição. Motor de um cilindro, a 2T, refrigerado por líquido, caixa de seis velocidades, forquilha convencional na frente e jante de 14” na dianteira e 12”. A versão 85 cc é a natural evolução para os pequenos pilotos, e está disponível em duas versões, com tamanhos de jante diferentes. Uma boa escola para evoluir para as oitavo-de-litro. Muito ágil e leve, vem equipada com depósito para 5 litros de combustível e disponível em cor única, verde.

Motor: 65/85 cc a 2T
Admissão: Por lamelas
Alimentação: Carburador
Potência: n.d.
Peso: 60/75 kg
Importador: Multimoto Motor Portugal
Contacto: 256 000 200
www.kawasaki.pt

 

 KTM SX 50

Preços: 4.023€

Indicada para crianças entre os 4 e os 10 anos de idade, com altura até 1.30m. Uma moto de motocross pura, com forquilha invertida WP na dianteira e monoamortecedor traseiro da mesma marca. A caixa de velocidades é automática, o curso de suspensão é de 205 na dianteira e 185 mm na traseira, com discos de 160 mm tanto na frente como atrás, reduzida altura do assento ao solo, muito leve e ágil, com um peso de 41,5 kg bem distribuídos e com um baixo centro de gravidade e com depósito de combustível com 2,3 litros de capacidade. O motor tem uma resposta imediata e pronta, mas com uma entrega muito suave e progressiva.

Motor: 49 cc a 2T
Admissão: Por lamelas
Alimentação: Carburador
Potência: n.d.
Peso: 41,5 kg
Importador: Jetmar
Contacto: 218 260 655
www.ktm.com/pt

 

KTM SX 65/85  

Preços: 5.025€/6.026€

Para pilotos entre os 8 e 12 anos, com uma altura máxima até aos 1.60m. Motor com um resposta mais encorpada, com a potência entregue à roda traseira, colocada no chão através de um kit de transmissão ligado à caixa de seis velocidades manual. Travões de maior diâmetro em relação aos da 50 cc e suspensão com bainhas do mesmo diâmetro mas com maior curso, tal como sucede com o amortecedor traseiro. Mais peso, mas a mesma agilidade e facilidade de condução, com a boa distribuição do peso a fazer-se notar na pista. A 85 cc está disponível em duas versões, uma com jantes de 17” e 14” e outra com jantes de 19” e 16”.

Motor: 65/85 cc a 2T
Admissão: Por lamelas
Alimentação: Carburador
Potência: n.d.
Peso: 53/68 kg
Importador: Jetmar
Contacto: 218 260 655
www.ktm.com/pt

 

TM MX Junior 80/85 

Preços: 6.950€/n.d.

Como proposta para iniciação das crianças, a TM tem apenas este modelo Junior, disponível nas cilindradas de 80 e 85 cc. Motor de um cilindro a 2T, refrigerado por líquido e carburador. Caixa de seis velocidades, quadro perimetral em alumínio, forquilha dianteira de 39 mm, ajustável e amortecedor traseiro também ajustável. Depósito com capacidade para seis litros de combustível. Disponível com jantes de 16”/19” ou 14”17”. Estética muito bem cuidada, desportiva e muito jovem, com o quadro em alumínio a destacar-se. Protecção de mão de origem e travões de disco com 220 mm na frente e 190 mm atrás.

Motor: 80/85 cc a 2T
Admissão: Por lamelas
Alimentação: Carburador
Potência: n.d.
Peso: n.d.
Importador: AC Motos
Contacto: 256 464 149

www.acmotos.pt


 

 

Yamaha TT-R50E 

Preço: 1.795€

Quando falamos em iniciação, temos que falar sempre em Yamaha, que é a marca que mais investe nos pequenos pilotos, no que toca a apresentar soluções para os mais pequenos, com versões a 2 e 4T, entre os 50 cc e os 85 cc. A TT-R50E pertence à família mais endurista da gama dos três diapasões, e vem equipada com um motor a 4T, mais suave na entrega de potência e indicada para a iniciação dos pilotos entre os 4 e os 7 anos de idade. Arranque eléctrico, caixa semi-automática de três velocidades e com controlo parental para maior segurança.

Motor: 49,5 cc a 4T
Distribuição: 2V SOHC
Alimentação: Carburador
Potência: n.d.
Peso: 57 kg
Importador: Yamaha Motor Portugal
Contacto: 214 722 100
www.yamaha-motor.pt

 

Yamaha PW 50

Preço: 1.795€

Um clássico modelo da Yamaha, destinado às crianças entre os 4 e os 7 anos, equipado com um enérgico motor a 2T, muito leve e compacta, com apenas 39 kg de peso, com limitador do curso do acelerador e com caixa de velocidades totalmente automática. Um clássico modelo de iniciação que tem passado de geração em geração, com grande valorização no mercado dos usados. Altura do assento de apenas 485 mm, depósito de combustível com capacidade para 2 litros de gasolina, depósito para a mistura com capacidade para 0.35 litros, travões de tambor e forquilha convencional na frente. Baixa manutenção.

Motor: 49 cc a 2T
Admissão: Por lamelas
Alimentação: Carburador
Potência: n.d.
Peso: 39 kg
Importador: Yamaha Motor Portugal
Contacto: 214 722 100
www.yamaha-motor.pt

 

Yamaha YZ 65/85

Preços: 4.365€/n.d.

Demonstrando bem a importância que a iniciação tem para a Yamaha, em 2017, a pequena 65 cc foi submetida a uma grande renovação, com a estética inspirada nas irmãs maiores e com prestações para as crianças que almejam competir ao mais alto nível. Caixa de seis velocidades, motor com YPVS, suspensões KYB e muito ergonómica. A 85 cc é a evolução natural para estes modelos mais pequenos, disponível em duas versões, onde a única diferença são as dimensões das jantes. Muito leve, ágil, potente, com suspensões totalmente ajustáveis e travões de disco recortados.

Motor: 65/85 cc a 2T
Admissão: Por lamelas
Alimentação: Carburador
Potência: n.d.
Peso: 61/73 kg
Importador: Yamaha Motor Portugal
Contacto: 214 722 100
www.yamaha-motor.pt