Dossier: Naked 2 cilindros

Das super-desportivas esperam-se as melhores sensações de pilotagem, de eficácia e segurança. São uma elite cada vez mais reduzida, mas sempre brilhante.

Dossier Naked 2 cilindros
Anterior
Seguinte

Dossier Naked 2 cilindros por: Rui Marcelo.

O conceito “moto” nasceu com um motor de apenas um cilindro, mas depressa a evolução desta fantástica espécie partiu para outras configurações mecânicas mais ou menos bem sucedidas e actuais. Os motores de 2 cilindros são uma das mais fortes e importantes configurações possíveis, fazendo valer a capacidade prestacional que desenvolvem, assente em mais potência e binário que um monocilíndrico, mas sem o exagero de rotação, complexidade mecânica, consumos e maior exigência de utilização de um 3 ou 4 cilindros.

Pode não ser a configuração ideal para muitos, limitada até, mas muitos encontram nesta solução técnica aquilo que procuram para as suas ambições e necessidades prácticas. Um bom motor de dois cilindros, em qualquer formato, é actualmente um elemento chave na construção de uma moto, permitindo obter notáveis prestações dinâmicas – a todos os níveis – sem exagero nas dimensões, no peso, no consumo e até no custo de produção. Por isso surgem no mercado maiores ou menores cilindradas com este tipo de mecânica, todas elas com características muito particulares e globalmente agradáveis, até porque os “dois cilindros” são sempre motores com um carácter muito próprio, assente num nível de sensações tão agradável, quanto fácil e eficaz.

Além disso permitem também obter modelos que além de mais ligeiros, leves e esguios, podem facilmente ser adaptados à normativa de limitação a 35 kW, uma vantagem muito importante para quem se inicia. A isso junta-se o estilo que cada modelo específico pode concentrar, e no caso das naked as propostas aparecem sob a forma de motos simples, elegantes, modernas, confortáveis, aptas a dois ocupantes, e sempre divertidas e fáceis de utilizar no dia-adia ou em viagens de média duração. Fiquem a conhecer algumas das propostas mais proeminentes da actualidade.

Anterior
Seguinte