InícioMotosDossierDossier: Naked 2 cilindros

Dossier: Naked 2 cilindros

Das super-desportivas esperam-se as melhores sensações de pilotagem, de eficácia e segurança. São uma elite cada vez mais reduzida, mas sempre brilhante.

-

Dossier Naked 2 cilindros por: Rui Marcelo.

O conceito “moto” nasceu com um motor de apenas um cilindro, mas depressa a evolução desta fantástica espécie partiu para outras configurações mecânicas mais ou menos bem sucedidas e actuais. Os motores de 2 cilindros são uma das mais fortes e importantes configurações possíveis, fazendo valer a capacidade prestacional que desenvolvem, assente em mais potência e binário que um monocilíndrico, mas sem o exagero de rotação, complexidade mecânica, consumos e maior exigência de utilização de um 3 ou 4 cilindros.

Pode não ser a configuração ideal para muitos, limitada até, mas muitos encontram nesta solução técnica aquilo que procuram para as suas ambições e necessidades prácticas. Um bom motor de dois cilindros, em qualquer formato, é actualmente um elemento chave na construção de uma moto, permitindo obter notáveis prestações dinâmicas – a todos os níveis – sem exagero nas dimensões, no peso, no consumo e até no custo de produção. Por isso surgem no mercado maiores ou menores cilindradas com este tipo de mecânica, todas elas com características muito particulares e globalmente agradáveis, até porque os “dois cilindros” são sempre motores com um carácter muito próprio, assente num nível de sensações tão agradável, quanto fácil e eficaz.

Além disso permitem também obter modelos que além de mais ligeiros, leves e esguios, podem facilmente ser adaptados à normativa de limitação a 35 kW, uma vantagem muito importante para quem se inicia. A isso junta-se o estilo que cada modelo específico pode concentrar, e no caso das naked as propostas aparecem sob a forma de motos simples, elegantes, modernas, confortáveis, aptas a dois ocupantes, e sempre divertidas e fáceis de utilizar no dia-adia ou em viagens de média duração. Fiquem a conhecer algumas das propostas mais proeminentes da actualidade.

APRILIA SHIVER 900

PVP: 9.990€

- PUBLICIDADE -

 

Dossier Naked 2 cilindrosNa melhor tradição das motos saídas de Noale, a Shiver 900 é uma evolução da anterior 750, surgindo com o mesmo tipo de motor V2 mas adicionado de muita electrónica. A 900 vem com controlo de tracção para maior segurança, assentando firmeza num excelente chassis e suspensões de vertente mais desportiva. O desenho é único e as adições electrónica – painel TFT, conectividade ao smartphone, etc – são também bastantes, numa moto que segue a linha da marca, sempre a despertar paixões.

• MOTOR: 2 CILINDROS EM V A 90º, 896,1 cc
• POTÊNCIA: 95 CV/8.750 rpm
• ALTURA DO ASSENTO: 810 mm
• PESO (A SECO): 199 kg
• DEPÓSITO GASOLINA: 15 lts
• C. MACHADO, TELF. 219 609 110
www.apriliaportugal.pt

 

BMW R NINET

PVP: 14.234€

Dossier Naked 2 cilindros

- PUBLICIDADE -

 

A única com mecânica de dois cilindros. E logo o motor mais simples, refrigerado por ar, embora actualizado a nível da gestão electrónica, para uma condução mais simples e  aprazível. É pelo desenho simples e concreto das linhas que marca pontos, servindo de base a muitas personalizações, dentro e fora da marca. Uma moto que deriva em cinco estilos diferentes, e reforça a presença da marca entre as naked. Contudo na BMW há ainda a R1250R, com motor actualizado para os 1250 cc.

• MOTOR: 2 CILINDROS BOXER, 1170 cc
• POTÊNCIA: 110 CV/8.750 rpm
• ALTURA DO ASSENTO: 805 mm
• PESO (A SECO): 222 kg
• DEPÓSITO GASOLINA: 18 lts
• BMW PORTUGAL, TELF. 214 873 000
www.bmw-motorrad.pt

 

BENELLI BN 302

PVP: 4.470€Dossier Naked 2 cilindros

O regresso da renascida Benelli, assenta em modelos equilibrados, com preço a condizer. A BN 302 é um desses melhores exemplos. Bom preço para uma moto com corpo de máquina grande, mas ligeira, confortável para dois, com boas suspensões e sobretudo um
motor muito agradável, graças aos 38 cavalos que debita. Estética é moderna, os acabamentos de bom nível e não faltam os argumentos actuais: ABS, luzes Led, quadro e braço oscilante tubular, um consumo muito reduzido e uma autonomia avantajada.

• MOTOR: 2 CILINDROS EM LINHA, 300 cc
• POTÊNCIA: 138 CV/11.000 rpm
• ALTURA DO ASSENTO: 795 mm
• PESO (A CHEIO): 204 kg
• DEPÓSITO GASOLINA: 16 lts
• MULTIMOTO MOTOR PORTUGAL, TELF. 256 600 870
www.benelli.pt

CF MOTO 650NK

PVP: 5.990€

Dossier Naked 2 cilindros

O ataque à classe de média cilindrada por parte dos chineses da emergente CF Moto, faz-se em várias frentes. Uma delas é a recém-chegada Naked 650, uma máquina com argumentos fortes para esta categoria. A estética é arrebatadora, agressiva e muito moderna, enquadrando-se com o motor de dois cilindros paralelos igual ao da Kawasaki Versys. Potência, dinamismo, facilidade, num conjunto com os argumentos da moda: luzes led, ABS e travagem integral, escape curto sob o braço oscilante com formato banana…

- PUBLICIDADE -
  • MOTOR: 2 CILINDROS EM LINHA, 649 cc
  • POTÊNCIA: 70 CV/8.750 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 840 mm
  • PESO (A SECO): 206 kg
  • DEPÓSITO GASOLINA: 18,5 lts
  • PURETECH, TELF. 220 998 787
  • www.cf-moto.es/pt/

DUCATI SCRAMBLER FULL THROTTLE

PVP: 10.945€

Dossier Naked 2 cilindrosA Scrambler destaca-se pelo funcionamento e resposta do seu motor V2 Desmo, e pelas motos que apelam à tradição, irreverência e liberdade dos anos ‘60. As Scrambler surgem em várias versões, todas personalizáveis até ao mais pequeno detalhe, envoltas na filosofia “Joyvolution” que a marca criou e tão bom resultado conseguiu. Deram vida ao anti go mas muito actual motor V2 refrigerado por ar, muito com base na vasta electrónica. É uma das naked mais peculiares do segmento e também existe em 400 ou 1100 cc.

  • MOTOR: 2 CILINDROS EM V A 90º, 803 cc
  • POTÊNCIA: 73 CV/8.250 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 798 mm
  • PESO (A CHEIO): 189 kg
  • DEPÓSITO GASOLINA: 13,5 lts
  • DUCATI IBÉRICA DESMOTRON, TELF. +34 902 271 149
  • www.ducati.pt

HONDA CB 500F

PVP: 6.290€

Dossier Naked 2 cilindrosRenovada este ano, a CB continua a ser uma das mais emblemáticas gamas de média cilindrada. O mesmo conceito de moto equilibrada a todos os níveis manteve-se, retocando-se o equipamento oferecido, com novas ópticas, painel e alguns elementos estéticos que lhe garantem maior agressividade e modernidade. Motor retocado em componentes externos para ser ainda mais agradável e fácil de utilizar, por todos. É das motos que melhor representa a simplicidade e filosofia deste segmento.

  • MOTOR: 2 CILINDROS EM LINHA, 471 cc
  • POTÊNCIA: 48 CV/8.500 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 785 mm
  • PESO (A CHEIO): 187 kg
  • DEPÓSITO GASOLINA: 17 lts
  • HONDA PORTUGAL, TELF. 219 155 300
  • www.honda.pt

KAWASAKI Z400

PVP: 5.990€

Dossier Naked 2 cilindrosÉ das naked mais agressivas esteticamente e das mais ligeiras, logo mais desportivas. Mas ainda assim a Z400 (que tem uma irmã gémea 100% desportiva, a Ninja 400), apresenta-se como uma das mais fáceis deste segmento, capaz de transportar com espaço dois
ocupantes e nunca perdendo qualidades dinâmicas. Evoluiu desde a Z300, surgindo mais “cheia” de motor para corresponder melhor à capacidade da ciclística. Lâmpadas Led, travagem ABS entre outros são equipamento de origem.

  • MOTOR: 2 CILINDROS EM LINHA, 399 cc
  • POTÊNCIA: 45 CV/10.000 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 785 mm
  • PESO (A CHEIO): 167 kg
  • DEPÓSITO GASOLINA: 14 lts
  • MULTIMOTO MOTOR PORTUGAL, TELF. 256 600 870
  • www.kawasaki.pt

SUZUKI SV 650

PVP: 6.999€Dossier Naked 2 cilindros

O motor Suzuki de 650 cc, é um dos mais reconhecidos desta classe, assente numa fiabilidade inegável e num muito completo lote de qualidades dinâmicas. Por isso a SV é apenas mais uma das boas propostas disponíveis, apesar de contar já com alguns anos
no activo. Foi revista há dois anos, recebendo um painel digital, ABS e vários items estéticos, garante de mais modernidade e versatilidade. Tem uma muito curiosa versão SV 650X, com traços de scrambler mas a mesma base técnica de elevado gabarito.

  • MOTOR: 2 CILINDROS EM V A 90º, 645 cc
  • POTÊNCIA: N.D.ALTURA DO ASSENTO: 785 mm
  • PESO (A CHEIO): 197 kg
  • DEPÓSITO GASOLINA: 13,8 lts
  • MOTEO PORTUGAL, TELF. 234 300 760
  • www.suzukimoto.pt

TRIUMPH STREET SCRAMBLER

PVP: 10.700€

Dossier Naked 2 cilindrosUm bom exemplo de uma moto clássica mas perfeitamente modernizada. A gama Street da Triumph aproveita da melhor forma o reputado motor de dois cilindros arrefecido por ar da marca e junta várias estruturas ciclísticas, bem ao gosto dos mais puristas. Sejam na Scrambler, Street ou Truxton por exemplo, as opções são para quem procura estilo clássico mas soluções técnicas muito actuais. Esta em particular recebeu melhorias a nível do motor, garantindo mais potência disponível. Melhorou suspensões e travagem.

  • MOTOR: 2 CILINDROS EM LINHA, 900 ccPOT
  • ÊNCIA: 65 CV/7.500 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 790 mm
  • PESO (A SECO): 203 kg
  • DEPÓSITO GASOLINA: 12 lts
  • TRIUMPH PORTUGAL, TELF. 218 292 170
  • www.triumphmotorcycles.pt

YAMAHA XSR 700

PVP: 7.950€

Dossier Naked 2 cilindrosPartindo do motor de dois cilindros da marca que agora tantos estilos diferentes motoriza, a Yamaha arrojou criando uma moto clássica por fora mas muito moderna por dentro. Estilo simples, a puxar para o “retro”, com linhas delineadas em torno do depósito e grupo motor/quadro. A XSR é das mais equilibradas e prestacionais desta classe. Este ano tem uma versão especial, a SXR XT, que evoca a famosa XT 500 da marca. E há ainda a SXR 900, bem como muitos e vários acessórios de personalização.

  • MOTOR: 2 CILINDROS EM LINHA, 689 cc
  • POTÊNCIA: 74,8 CV/9.000 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 835 mm
  • PESO (A CHEIO): 186 kg
  • DEPÓSITO GASOLINA: 14 lts
  • YAMAHA MOTOR PORTUGAL, TELF. 214 722 100
  • www.yamaha-motor.pt

Artigos relacionados:

Dossier: Super-Desportivas

Dossier: As motos mais caras do mercado

- PUBLICIDADE -