InícioMotosDossierDossier: Supermoto 125

Dossier: Supermoto 125

O estilo supermoto nunca passa de moda e actualmente é muita a oferta nesse segmento e em particular, no campo das oitavo-de-livro. Reunimos a vasta oferta, com todos os dados técnicos para te ajudar a decidir o melhor “caminho” a seguir.  

-

Texto: Domingos Janeiro

Fáceis e (muito!) divertidas

Este estilo de moto está intimamente ligado ao factor diversão, facilidade de utilização e até a uma certa economia, pois além dos pequenos motores de 125 cc a 4T serem por si só económicos, a grande oferta disponível no mercado faz com que possamos encontrar diversas marcas e modelos com preços muito acessíveis.

O estilo off road, aliado a uma ciclística mais urbana faz com que estes modelos sejam muito divertidos, tanto o é que em países como a Itália e França, o segmento supermoto de grande cilindrada continua a ser muito popular. Mas o principal atractivo são mesmo as estéticas modernas e agressivas e o baixo peso dos conjuntos.

Temos ainda que juntar o facto das manutenções terem baixos custos, uma vez que as mecânicas se mantêm muito simples. Motos com elevados níveis de diversão a preços muito apelativos.

- PUBLICIDADE -

AJP PR3 SUPERMOTO

PVP: 3.045€

A portuguesa AJP conti nua a ser um dos modelos mais bonitos do segmento, com provas mais que dadas em relação à qualidade geral, quer dos componentes, como do próprio motor. Um modelo que apresenta detalhes que a tornam única como o quadro, o braço oscilante e até a própria colocação do depósito de combustível por baixo do assento, com o acesso a fazer-se na parte traseira do mesmo. Destaca-se pela imagem jovem, moderna e agressiva.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 124 cc, 4T
  •  POTÊNCIA: 12,6 cv
  • ALTURA DO ASSENTO: 840 mm
  • PESO (A SECO): 104 kg
  •  DEPÓSITO: 7 litros
  • www.ajpmotos.com
  • 255 815 122

APRILIA SX 125

PVP: 4.237€

Estilo supermoto, rima com motos italianas, não só pelas estéticas arrojadas e desportivas, como também pelas prestações, mas acima de tudo, porque continua a ser um estilo muito apreciado no mercado Italiano. Além da estética, faz destacar a qualidade dos
acabamentos e o grande disco dianteiro com 300 mm, bem como a forquilha inverti da de 40 mm instalada na frente. A potência é a máxima permiti da para as 125 cc, 15 cv.

- PUBLICIDADE -
  •  MOTOR: UM CILINDRO, 125 cc, 4T
  • POTÊNCIA: 15 cv
  • ALTURA DO ASSENTO: 870 mm
  • PESO (A SECO): n.d.
  • DEPÓSITO: 10 litros
  • www.aprilia.com
  • 211 370 209

BETA MOTARD 125 LC

PVP: 5.390€

Mais uma italiana que faz questão de manter a oferta neste campo. Reconhecidas pelas boas prestações, principalmente fora de estrada, a Beta, desde sempre que se fez destacar no campo da estética, mas também no grande cuidado imputado aos acabamentos, com
particular destaque para a forquilha inverti da e para as jantes. O quadro, uma estrutura tubular em aço, aparece pintado em vermelho  fazer um bonito contraste.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 125 cc, 4T
  •  POTÊNCIA: n.d.
  •  ALTURA DO ASSENTO: 886 mm
  • PESO (A SECO): 108 kg
  • DEPÓSITO: 7,3 litros
  • www.betaportugal.com
  • 253 533 227

FB MONDIAL SUPERMOTARD 125

PVP: 3.595€

Recém-chegada ao nosso mercado, a FB Mondial apresenta-se, cada vez mais, como uma boa alternativa ao existente no mercado. O motor que lhe dá vida, é o nosso “velho” conhecido bloco da Piaggio, de fabrico asiático, com um carácter muito disponível, integrado numa ciclística cuidada, com forquilha invertida na frente e um generoso disco de travão também na frente. Esteticamente, foi inspirada nos modelos de competição.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 124 cc, 4T
  • POTÊNCIA: 14,7 cv/10 750 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 980 mm
  • PESO (A SECO): n.d.
  • DEPÓSITO: 6,3 litros
  • www.fbmondial.es
  • +34 90 2271149

IMOTO TIGER SM 125

PVP: 1.999€

Embora mantenha uma imagem mais discreta e clássica, a Imoto destaca-se pelas dimensões contidas. Uma moto compacta, leve e elegante que apela não só ao público jovem, como também aos motociclistas mais velhos que olham para esta Tiger como uma
boa proposta para se estrearem no mundo das duas rodas. Bons acabamentos, ciclística confortável e equilibrada, com um preço de venda ao público muito interessante.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 125 cc, 4T
  • POTÊNCIA: n.d.
  • ALTURA DO ASSENTO: n.d.
  • PESO (A CHEIO): 133 kg
  • DEPÓSITO: 10 litros
  • www.scvouga.pt
  • 234 601 500

KEEWAY TX 125 SUPERMOTO

PVP: 2.395€

Se a prioridade for o conforto, então esta proposta da Keeway pode ser uma das melhores opcções a ponderar. Ao contrário do que é comum encontrar neste estilo, o assento não é plano e é mais largo. Esteticamente também não é tão agressiva, o que acaba por servir de pretexto para apelar a um público mais lato. As jantes de braço de alumínio surgem em destaque, assim como a forquilha inverti da dourada, colocada na dianteira.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 125 cc, 4T
  • POTÊNCIA: 11,2 cv/9000 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: n.d.
  • PESO (A CHEIO): 147 kg
  • DEPÓSITO: 9 litros
  • www.keeway.pt
  • 256 000 200

KSR MOTO TW 125 SM

PVP: 3.495€

- PUBLICIDADE -

Sem cair em exageros, este modelo apresenta linhas desportivas e modernas, que cativam os mais jovens, pela imagem dinâmica que transmite. A imagem moderna e jovial é apimentada pelas jantes desportivas de braços, com disco de grandes dimensões instalado
na frente. Assento plano e guiador alto e largo, tornam o estilo de condução mais agressivo, mantendo todo o conforto necessário para rodar no dia-a-dia nas cidades.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 125 cc, 4T
  • POTÊNCIA: 10,7 cv/9000 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: n.d.
  • PESO (A SECO): 138 kg
  • DEPÓSITO: n.d.
  • www.ksr-moto.com
  • 231 410 950

MALAGUTI XSM

  

PVP: 3.099€

Mantendo as mesmas características que praticamente todas as restantes concorrentes, coloca as suas jantes de raios em evidência. Um conjunto equilibrado, com 124 kg de peso, uma postura de condução mais chegada à frente, garantindo um estilo de condução mais divertido e maior sensação de controlo da moto, graças ao guiador largo. O motor disponibiliza perto de 15 cv, o máximo permiti do na classe.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 124 cc, 4T
  • POTÊNCIA: 14,7 cv/10 750 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: n.d.
  • PESO (A SECO): 125 kg
  • DEPÓSITO: n.d.
  • www.motoxpert.pt
  • 263 652 274

 

RIEJU MARATHON 125 SUPERMOTARD AC

PVP: 3.190€

Disponível em duas cores, apresenta uma ciclística muito acessível, com uma boa distribuição de peso, estreita e leve. Posição de condução direita e confortável, estética desportiva mas discreta, jantes de braços de alumínio de 17” calçadas com pneus de estrada. Forquilha dianteira convencional, de 37 mm e monoamortecedor traseiro ajustável na pré-carga da mola. Os 95 kg de peso a seco colocam-na entre as mais leves do segmento.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 124 cc, 4T
  • POTÊNCIA: n.d.
  • ALTURA DO ASSENTO: 870 mm
  • PESO (A SECO): 95 kg
  • DEPÓSITO: n.d.
  • www.lusomotos.com
  • 231 515 269

 

SWM SM125 R

 

PVP: 4.260€

A SWM, marca asiática, a laborar nas anti gas instalações da Husqvarna em Itália e que adquiriu grande parte dos moldes da marca italiana, desde cedo viu que a competição era um dos caminhos a seguir e fez alinhar uma equipa no campeonato italiano de supermoto.
Dai que esta pequena oitavo-de-litro seja uma réplica da moto de competição, com clara vocação para os circuitos, mas com todo o conforto necessário às deslocações diárias em cidade.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 124 cc, 4T
  • POTÊNCIA: n.d.
  • ALTURA DO ASSENTO: 914 mm
  • PESO (A SECO): 110 kg
  • DEPÓSITO: 7,2 litros
  • www.lusomotos.com
  • 231 515 269

 

TM SMR 125/TM SMM 125

PVP: N.d.

As únicas representantes dos modelos a 2T, com um motor potente e divertido, principalmente na faixa mais alta de rotação. A TMmé reconhecida pelas prestações no supermoto mundial e ambos os modelos se apresentam como as mais agressivas e desportivas do segmento. Autênticas motos de competição, com equipamento de topo. A grande diferença estre elas são essencialmente as jantes (jantes de raios ou jantes de braços).

  • MOTOR: UM CILINDRO, 123,5 cc, 2T
  • POTÊNCIA: n.d.
  • ALTURA DO ASSENTO: n.d.
  • PESO (A SECO): n.d.
  • DEPÓSITO: 8,2 litros
  • www.acmotos.pt
  • 256 464 149

 

UM DSR SM 125

PVP: 2.999€

O design em torno da DSR foi concebido para transmitir uma imagem dinâmica, agressiva e compacta. Se visualmente nos capta a atenção de forma imediata, os detalhes e acabamentos não são menos interessantes. Equipada com forquilha invertida, jantes de raios, posição de condução desportiva e um motor disponível dão à UM argumentos muito válidos não só para uma utilização diária em cidade, como para umas brincadeiras num qualquer kartódromo.

  • MOTOR: UM CILINDRO, 125 cc, 4T
  • POTÊNCIA: 15 cv/10 750 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 880 mm
  • PESO (A SECO): 124 kg
  • DEPÓSITO: 6,3 litros
  • www.umiberica.com
  • 256 000 205
- PUBLICIDADE -