Ducati Corse anuncia as formações para MotoGP

Depois de alguma expectativa, estão definidos os pilotos que vão estar na Ducati Team e na Pramac Racing em 2021, com o anúncio realizado hoje.

A Ducati Corse desvendou hoje as formações de MotoGP da equipa oficial e da Pramac para o próximo ano. Com o anuncio da saída de Andrea Dovizioso no final da temporada, e a ida de Danilo Petrucci para a Red Bull KTM Tech3, levantava-se a dúvida. Quem iria para o lado de Jack Miller, cuja contratação há muito tinha sido anunciada?

A dúvida estava entre Francesco Bagnaia e Johann Zarco, que tinham confirmada uma Ducati para o ano, mas sem especificar em que equipa, oficial ou Pramac?

O anúncio feito hoje define a formação de ambas as equipas, com Francesco a aterrar na equipa oficial Ducati Team, ao lado de Jack Miller, e a Pramac Racing Team receberá Johann Zarco e Jorge Martin.

Assim ambas as equipas se vêem totalmente renovadas para a temporada de 2021. O próximo ano será o sétimo da Jack Miller na categoria e o quarto aos comandos de uma Ducati. Para Francesco Bagnaia, Campeão Mundial de Moto2 em 2018, será a terceira temporada em MotoGP.

Para Zarco, a sua carreira parecia estar tremida com toda a polémica na sequência da sua saída prematura da Red Bull KTM após o GP de São Marino no ano passado. Depois de ter feito as últimas corridas de 2019 no seio da LCR Honda Idemitsu em substituição de Takaaki Nakagami, ingressou na Esponsorama Racing em 2020. Mas agora garantiu um lugar numa das mais competitivas equipas satélite para 2021.

05 Austria GP 13 al 16 de Agosto de 2020.

Para além de Johann Zarco, a Pramac Racing vai contar também com o rookie Jorge Martin. Nesta temporada de 2020 o piloto espanhol era um dos candidatos ao título de Moto2; dois testes positivos consecutivos à Covid-19 forçaram-no a ficar de fora de dois grandes prémios. No seu regresso, em Barcelona, Martin abandonou com problemas mecânicos. Tudo isto pode ter acabado com as esperanças de lutar pelo título esta temporada.

Ducati Corse aposta na juventude

«A competição é uma incubadora tecnológica em evolução que é uma parte fundamental da nossa empresa. É essencial continuar a investir na pesquisa e desenvolvimento e não ter medo de inovar e renovar para sermos bem sucedidos», diz Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding.

«É por isso que estou entusiasmado com a inclusão de pilotos jovens e talentosos que nos fazem olhar para o futuro com optimismo e um constante desejo de melhorar. Jack Miller e Pecco Bagnaia já mostraram este ano que podem tirar partido do potencial da nossa Desmosedici GP e ganharam esta oportunidade. A sua transição da Pramac Racing Team para a equipa oficial, onde ambos cresceram, é a prova da eficiente colaboração que nos liga à equipa de Paolo Campinoti, e que eu gostaria de agradecer.»

«Tenho a certeza que ele no próximo ano ele conseguirá tirar o máximo do talento dos seus novos pilotos, Johann Zarco e Jorge Martin. Agora, porém, estamos focados na actual temporada, porque queremos conseguir os melhores resultados possível com os nossos dois pilotos: Andrea, que nestes oito anos connosco foi vice-campeão mundial três anos consecutivos, venceu 14 grandes prémios, e tornou-se no piloto Ducati mais bem sucedido depois de [Casey] Stoner, e ainda está na luta pelo título deste ano, e Danilo. O Danilo está a trabalhar arduamente para regressar à luta pelo pódio. Juntos com eles, faremos tudo para concluir a nossa bela aventura juntos do melhor modo possível», conclui o dirigente italiano.