Ducati cresce no primeiro semestre de 2022

Os resultados operacionais da Ducati continuam a crescer e o primeiro semestre de 2022 confirma o bom momento da marca italiana. 

A Ducati concluiu o primeiro semestre de 2022 com excelente resultados, apesar dos vários desafios e limitações impostos pela atual crise de fornecimentos e de logística. Ainda assim, nos primeiros do ano, entre janeiro a junho de 2022, a receita da empresa cresceu 5,4%, passando de 514 para 542 milhões de euros. Este é o valor mais elevado jamais registado pelo fabricante de motos nos primeiros seis meses do ano.

Já em termos de lucros operacionais, o construtor também aumentou e registou um aumento de 14,8%, crescendo de 59 para 68 milhões de euros em comparação com o mesmo período de 2021.

Nos primeiros seis meses do ano, o fabricante de Bolonha entregou um total de 33.265 motos a clientes entusiastas, o que significa uma quebra nas entregas de -3,6% em relação ao mesmo período de 2021 (34.515). Este resultado foi conseguido graças a uma grande flexibilidade, constante diálogo com os parceiros e sindicato, apesar das dificuldades relacionadas com a crise de fornecimento.

Estes dados das operações financeiras traduzem o bom momento que a Ducati atravessa em todo o globo, quer no plano comercial, quer no plano desportivo. A marca tem vindo ainda a apostar cada vez mais forte em eventos e iniciativas marcantes que cada vez mais aproximam o emblema italiano dos motociclistas, como é por exemplo o estrondoso êxito da World Ducati Week 2022, que aqui na Motojornal.pt lhe demos conta há poucos dias, ou ainda pela rapidez com que as 15 unidades Ducati Panigale V4 S utilizadas na Race of Champions foram vendidas! 

Claudio Domenicali, CEO da Ducati, apesar das várias perturbações logísticas verificadas no primeiro semestre de 2022 refere que: “2021 foi um ano recorde para a Ducati, com o melhor resultado de sempre em termos de entregas, receitas e lucro operacional. 2022 está a provar ser um ano mais desafiante: apesar da forte procura por parte dos entusiastas, tal como é evidenciado pelo nosso portfólio de encomendas que, no final do primeiro semestre, está 86% acima do mesmo período de 2021, a permanece a forte descontinuidade nas áreas da logística e fornecimentos. No entanto, conseguimos obter resultados satisfatórios considerando o contexto no qual estamos a operar, especialmente em termos de receita, que é a melhor jamais registada nos primeiros seis meses do ano. Quero, uma vez mais, agradecer aos entusiastas que nos continuam a escolher, e, pessoalmente, peço desculpa a todos aqueles que tiveram ou têm de esperar mais tempo do que o necessário para receber a sua moto.”

CEO DUCATI – Claudio Domenicali

O mercado chinês está a crescer

Itália está confirmada como o primeiro mercado para a Ducati com 6028 motos entregues, seguido pela América do Norte com 5239 unidades, Alemanha com 3745 motos e França com 2647. Os números são significativos na China, que atinge os +12% com 2411 motos entregues.

Ducati Multistrada V4 é a mais vendida

Desde o seu lançamento em 2020, a Ducati Multistrada V4 tem desfrutado de um sucesso crescente entre os entusiastas. Ao longo do tempo tem estado à altura das expectativas criadas, estabelecendo-se como a moto ideal para qualquer tipo de viagem e tomando lugar entre os modelos mais populares da gama Ducati. Também para a primeira metade de 2022 a Multistrada V4 foi a moto mais entregue, com 6139 unidades. Em seguida está a Monster, com 4776 motos entregues, e a família Scrambler Ducati 800 com 3999 motos.

Investimentos na expansão

Graças à sua sólida posição financeira, a Ducati continua o seu ambicioso caminho de desenvolvimento que levará a companhia a melhorar e crescer ainda mais, também através da entrada em novos segmentos de mercado, sempre respeitando os seus valores de Estilo, Sofisticação e Performance. Todos os investimentos para desenvolvimento tecnológico e de produto e processos de inovação são autofinanciados.

A contínua melhoria e expansão da rede global de vendas, com o objetivo de servir a comunidade de Ducatisti em todo o mundo, é também uma importante parte do caminho de crescimento da companhia. Através da desmaterialização de processos e melhoria de comunicação com os seus concessionários, a Ducati quer garantir aos seus entusiastas uma experiência inesquecível que reflita os valores da empresa.

Até à data, a rede Ducati tem 797 concessionários em mais de 90 países por todo o mundo, 21 dos quais foram inaugurados no primeiro semestre de 2022.