Ducati lança Panigale V2 Bayliss 1st Championship 20th Anniversary

Chega em Outubro a versão especial da Panigale V2, criada pela Ducati para prestar homenagem à lendária carreira de Troy Bayliss, vinte anos após ter ganho o Campeonato do Mundo de Superbike em 2001,

A produção da Panigale V2 Bayliss 1st Championship 20th Anniversary, a moto de série numerada que a Ducati construiu para prestar homenagem à lendária carreira de Troy Bayliss, vinte anos após ter conquistado o Campeonato de Mundo de Superbike de 2001, começou na fábrica de Borgo Panigale.

A partir de outubro, a moto estará disponível na rede de vendedores autorizados da Ducati e começarão as entregas aos Ducatisti que a adquiriram. De facto, este modelo único entrou de imediato nos corações dos fãs de Troy por todo o Mundo, impressionando pelos resultados de vendas conseguidos nos dias imediatamente a seguir à sua apresentação e tornando-se um sucesso comercial antes mesmo da moto entrar em produção.

Apresentada num episódio da Ducati World Première 2022 que contou com Troy Bayliss como protagonista ( link para o vídeo aqui) e imediatamente acolhida com grande entusiasmo por todos os fãs de “Baylisstic” e da Ducati em todo o Mundo, a versão “Bayliss 1st Championship 20th Anniversary” asenta na base da Panigale V2 e caracteriza-se pelo esquema de cores especial, cujo grafismo é inspirado no da 996 R que, na temporada de 2001, levou Troy Bayliss à conquista do seu primeiro título mundial, revisitando as suas cores e recortes. A principal cor da moto é o Ducati Red, que se junta ao verde e branco num tributo ao espírito italiano do fabricante de motos de Bolonha, enquanto o icónico número #21 de Troy Bayliss e o logótipo da Shell reforçam visualmente a ligação à moto de corrida, destacando-se à frente e em ambos os lados. O autógrafo de Troy é reproduzido no depósito de combustível, enquanto as mesas de direção em alumínio mostram o nome da moto e a numeração progressiva deste modelo único.

Para tornar a moto ainda mais eficaz em pista, a Ducati escolheu equipar a Panigale V2 Bayliss 1st Championship 20th Anniversary com componentes Öhlins. A forquilha NX30 e o amortecedor traseiro TTX36 garantem a máxima suavidade e são projetados para conseguirem as melhores prestações em pista, com afinações que tornam a moto mais precisa e oferecem melhores sensações de condução e maior apoio em todas as fases da pilotagem. O amortecedor de direção, graças às possibilidades de ajuste com que está equipado, permite personalizar a sua calibragem adaptando-o ao estilo de pilotagem e às características da pista.

Comparativamente à versão standard, a Panigale V2 Bayliss 1st Championship 20th Anniversary é também 3 kg mais leve , graças à adoção de uma bateria de iões de lítio e à escolha da configuração monolugar, que remete de forma explícita para a imagem da moto de competição (o assento do passageiro e respetivos poisa-pés estão disponíveis no equipamento fornecido).

O equipamento fica completo com punhos desportivos, cobertura do silenciador em fibra de carbono e titânio e ao assento do condutor, elaborado combinando dois materiais técnicos diferentes com dupla costura a vermelho. O número 21 de Troy está bordado no assento e, juntamente com as faixas verde e vermelha, compõem a bandeira italiana.

No website www.ducati.pt encontra-se toda a informação sobre a Panigale V2 Bayliss 1st Championship 20th Anniversary, enquanto o vídeo dinâmico da moto está disponível no Canal de YouTube da Ducati.

Outros artigos:

Panigale V4 com novos acessórios Ducati Performance

Ducati MG-20: Uma e-bike dobrável