Ducati Multistrada 1260 Enduro em destaque no Rali Transanatolia 2020

A Ducati Multistrada 1260 Enduro conquistou o primeiro lugar da sua categoria no Rali Transanatolia 2020 pela mão de Andrea Rossi.

A Ducati Multistrada 1260 Enduro, que alinhou com o piloto – e piloto de testes da Ducati – Andrea Rossi, conquistou o primeiro lugar na categoria de Bicilíndricas e nono lugar da geral na competição turca de off-road Rali Transanatolia 2020.

O Rali Transanatolia é um dos principais eventos de rally raid mundiais. A prova turca é muito exigente para motos e participantes, contando com piloto profissionais e amadores à partida. O percurso é caracterizado por terreno extremamente rochoso que alterna com estradas de terras, areia e troços muito rápidos. A edição 2020 foi realizada entre 15 e 22 de agosto e o itinerário, que se desenrolou ao longo de sete dias, com partida em Istambul e chegada em Şile, passando pelas cidades de Abant, Aymana e Karadag, num total de 2850 km.

A Multistrada 1260 Enduro correu na Turquia equipada com proteções laterais e de radiador, bem como um silenciador homologado, tudo isto acessórios da gama Ducati Performance. A configuração era standard, com a exceção de um assento mais elevado, mais adaptado para o off-road extremo, suspensões ajustadas de acordo com o tipo de terreno e placas de número requeridas pelos regulamentos da corrida.

“Desde 2016 que comecei a trabalhar com a Ducati no desenvolvimento do projeto Multistrada Enduro, por isso conheço muito bem o seu potencial, a sua robustez e as suas inúmeras qualidades, razão pela qual foi decidido participar num rali tão exigente como o Transanatolia com uma moto praticamente de série”, explicou Andrea Rossi.

“O rali provou ser ainda mais completo e desafiante do que eu pensava. Tivemos de lidar com etapas extenuantes, com troços de montanha lentos, cheios de pedra e tecnicamente castigadores, etapas muito rápidas nas pistas de terra da Anatólia e outras de areia nas praias do Mar Negro. A Multistrada 1260 Enduro superou todas as adversidades de modo irrepreensível. Para mim foi uma grande alegria levá-la à vitória na categoria de Bicilíndricas e ao top 10 da classificação geral”.

A Multistrada 1260 Enduro cobriu as 7 etapas em 7 dias, com uma média diária de 450 km para 8 horas de navegação a cada dia. Subiu a uma montanha a mais de 3000 metros acima do nível do mar e atingiu uma velocidade máxima de 203 km/h, no lago salgado de Tuz Golu.

A Ducati tem vindo a colaborar com Andrea Rossi desde 2013, um motociclista especialista em off-road que é agora piloto de testes para o fabricante de Borgo Panigale.

Para todos os entusiastas do off-road, a Ducati oferece a DRE Enduro Academy , o curso de condução que fornece aos participantes a gama Multistrada e a Ducati Scrambler Desert Sled para aprenderem os princípios básicos da condução em off-road, ou para refinar a sua técnica, no caso dos motociclistas mais experientes. Tudo sob a orientação de instrutores altamente qualificados e num local único como é o Castelo de Nipozzano (Florença, Itália).