Ducati Multistrada V2 – A leveza da aventura

A Ducati apresentou na INTERMOT em Colónia a nova geração da Multistrada V2. Esta aventureira aposta na leveza e tecnologia.

multistrada v2

Tal como se previa, o Salão de Colónia INTERMOT, que passa a realizar-se depois do Salão de Milão EICMA ao contrário de antigamente, é o cenário escolhido por alguns fabricantes para revelar ao mundo das duas rodas mais algumas novidades. E um dos fabricantes que guardou uma surpresa para a INTERMOT foi a Ducati. No evento alemão, a marca de Borgo Panigale apresentou a nova geração da Multistrada V2.

A nova Multistrada V2 e Multistrada V2 S é o mais recente modelo a integrar a série de episódio Ducati World Première 2025. Esta aventureira de média cilindrada aposta na leveza para conquistar os motociclistas e destacar-se nos mais diversos cenários, e por isso conta com o novo motor bicilíndrico que a marca italiana já tinha apresentado para os modelos Panigale V2 e Streetfighter V2.

O grande foco neste projeto foi a redução do peso ao máximo e centrar atenções no quadro tipo monocoque que é combinado com o motor V2.

Isto permitiu à marca italiana criar uma Multistrada V2 que consegue reduzir o seu peso em nada menos do que 18 kg quando comparamos com a geração anterior! Assim, e de acordo com os dados oficiais, a aventureira de média cilindrada marca na balança um peso de 199 kg (aos quais falta somar o peso do combustível).

Menos peso traduz-se em facilidade de condução e maior capacidade de manobrar a baixa velocidade, características imprescindíveis para uma moto que foi concebida para enfrentar ambientes tão distintos como a ‘selva’ urbana ou os exigentes percursos fora de estrada.

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Do ponto de vista do design, o Centro Stile Ducati definiu uma nova imagem para a Multistrada V2, mas sem se afastar dos conceitos originais do modelo, com linhas horizontais que combinam com uma traseira bastante compacta.

Por todo o conjunto encontramos soluções aerodinâmicas que têm também a função de otimizar o conforto do condutor, quer do ponto de vista térmico, afastando o ar quente, quer do ponto de vista da proteção aerodinâmica ao proteger o condutor do vento a velocidades mais elevadas.

Nesse sentido, destaca-se a utilização do para-brisas ajustável em altura com defletores adicionais integrados. E nas laterais encontramos as mesmas saídas para extração do ar quente proveniente do motor V2, tal como existem na Multistrada V4, o que ajuda a que as pernas do condutor não fiquem tão expostas ao ar quente e por isso sinta maior conforto térmico.

No design podemos realçar as novas óticas com luzes diurnas LED de design inspirado na Panigale e Multistrada V4, um ‘bico’ mais compacto, enquanto na traseira está colocado um novo conjunto de apoios para o passageiro que foram totalmente redesenhados e ajudam a criar uma traseira mais compacta, mas, de acordo com a Ducati, sem causar impacto negativo do ponto de vista da ergonomia ou funcionalidade.

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A ergonomia foi também ela totalmente redefinida nesta nova geração da Multistrada V2.

Isto inclui novos assentos para condutor e passageiro, sendo que no caso do assento do condutor é possível ajustar a altura em duas posições: 850 ou 830 mm de altura do solo. É possível aumentar ou reduzir ainda mais a altura do assento ao solo graças às opções disponíveis no catálogo de acessórios Ducati, e no caso da Multistrada V2 S com suspensões eletrónica semi-ativas s DSS – Ducati Skyhook Suspension, e quando a pré-carga está na configuração mínima, a altura do assento do condutor pode chegar aos 790 mm.

Porém, o motor bicilíndrico de Borgo Panigale ganha nesta Multistrada V2 uma nova ‘casa’ onde explanar as suas capacidades e performance.

Estamos perante a nova geração do bicilíndrico em V a 90° com refrigeração líquida e que tem uma cilindrada de 890 cc. Esta unidade motriz conta com sistema de válvulas de admissão de abertura variável, o IVT, que ajuda o motor a reagir de forma mais adaptada e otimizada a diferentes condições de condução, tornando-se assim mais versátil do que até agora, e, de acordo com a marca, particularmente mais suave na forma como reage às pequenas aberturas de acelerador.

Nesta configuração aventureira, os engenheiros da Ducati parametrizaram a potência gerada pelo motor V-twin para 115 cv às 10.750 rpm, enquanto o binário de 92 Nm é atingido às 8.250 rpm.

A pesar apenas 54,9 kg, este dois cilindros italiano contribui de forma significativa para que a Multistrada V2 atinja os já referidos 199 kg. No caso da Multistrada V2 S, devido às suspensões eletrónicas, o peso é de 202 kg.

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Acoplado ao motor encontramos uma transmissão com relações específicas para a Multistrada V2, com a primeira e segunda relação mais curtas de forma a priorizar a capacidade de aceleração, enquanto a caixa de velocidades integra o novo Quickshift 2.0, concebido para garantir trocas de caixa ainda mais suaves e precisas.

Mas a Ducati não se ficou por aqui. Esta nova geração da Multistrada V2 inclui outras novidades que ajudam a garantir um comportamento dinâmico versátil e adaptado às necessidades mais aventureiras dos motociclistas.

Tanto o quadro, subquadro como o braço oscilante seguem a mesma filosofia conceptual da Multistrada V4. A estrutura principal é do tipo monocoque e fabricada em alumínio, recorrendo ao motor V2 como elemento de reforço estrutural. O subquadro foi concebido em tubos de aço que adotam uma configuração tipo treliça. E o braço oscilante é fabricado em alumínio fundido.

Do ponto de vista das suspensões, a Ducati optou por utilizar elementos da Marzocchi e Sachs, respetivamente a forquilha com bainhas de 45 mm e um amortecedor progressivo. Em ambos os eixos o condutor tem a possibilidade de afinar todos os parâmetros das suspensões.

No caso da V2 S, as suspensões adotam um controlo eletrónico semi-ativo. Isto significa que o condutor usufrui de um comportamento dinâmico otimizado e mais aprimorado na forma como o conjunto reage ao piso e à forma como conduzimos a Multistrada V2 S. O controlo eletrónico do DSS inclui parametrizações específicas para evitar o afundar da dianteira ou traseira da moto em travagem ou aceleração.

E existe agora a função de Pré-carga Mínima. Basta um simples pressionar de um botão e a suspensão traseira vai baixar para a sua configuração mais baixa, facilitando chegar com os pés ao solo. Uma funcionalidade particularmente útil quando viaja com a moto carregada e passageiro e precisa de manobrar a baixa velocidade.

Refira-se que os modos de funcionamento das suspensões eletrónicas podem ser selecionados e ajustados de forma independente dos modos de condução que estão disponíveis de série na Multistrada V2. O que permite expandir significativamente a possibilidade de personalização da moto de acordo com as necessidades de cada momento e condutor.

Por fim, na ciclística, podemos ainda realçar o facto de que as duas variantes desta novidade italiana contam com jantes de 19 e 17 polegadas, cobertas pelos pneus Pirelli Scorpion Trail II, enquanto a travagem está a cargo de pinças Brembo que ‘mordem’ discos (2 à frente) de 320 mm ou 265 mm atrás.

E por último, claro, referir o completo pacote eletrónico que ajuda a explorar ao máximo a Multistrada V2.

Os novos comandos redesenhados ajudam a selecionar todas as opções disponíveis e que podemos visualizar no painel de instrumentos TFT de 5 polegadas. As informações podem ser visualizadas através de três layouts diferentes, ou Infomodes.

Existem então cinco modos de condução: Sport, Touring, Urban, Enduro e Wet. Cada modo altera e adapta opções eletrónicas como a potência do motor, o ABS em curva, o controlo de tração, o “anti-wheelie” ou ainda o controlo do efeito travão-motor. Todas as opções eletrónicas podem ser usadas na sua configuração pré-definida, ou se o condutor assim entender, podem ser ajustados de forma individual.

Uma última nota para o equipamento incluído de série nesta moto: cruise control, ficha USB integrada no painel de instrumentos, o sistema de travagem de emergência, e no caso da Multistrada V2 S encontramos ainda o Ducati Multimedia System que integra navegação ‘curva-a-curva’.

E para aqueles motociclistas que gostam de estar protegidos, a Ducati confirma que a nova Multistrada V2, para além dos intervalos de manutenção alargados – verificação da folga das válvulas a cada 30.000 km – inclui o serviço 4Ever Ducati e Assistência em Viagem.

No primeiro caso falamos de uma garantia de 4 anos com quilometragem ilimitada, e no segundo caso a Ducati disponibiliza assistência em viagem em território europeu.

As cores disponíveis são as seguintes:

Multistrada V2: Ducati Red

Multistrada V2 S: Ducati Red ou Storm Green

As motos chegam aos concessionários Ducati a partir de janeiro de 2025. Aguardamos ainda pela confirmação de qual será o preço de cada variante em Portugal.

Galeria de fotos Ducati Multistrada V2

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