A Ducati segue a bom ritmo na apresentação de novidades a pensar em 2026. E a mais recente apresentação incluída no Ducati World Première é a maxitrail Multistrada V4 Rally, a variante mais exploradora da gama de Borgo Panigale, e que para o próximo ano sofre uma série de alterações que têm como objetivo refinar as suas capacidades dinâmicas e opções tecnológicas.
Concebida a pensar nas viagens mais longas, incluindo aquelas que vão para lá dos limites impostos pelas estradas de asfalto, a nova Multistrada V4 Rally não se apresenta como uma revolução completa em comparação com a versão anterior.
Visualmente, os Ducatistas vão poder escolher duas opções de cores bastante diferenciadas.
A opção Jade Green com jantes douradas ou o icónico Ducati Red com jantes pretas. Em ambos os casos, a moto conta com depósito em alumínio escovado que tem capacidade para transportar nada menos do que 30 litros de gasolina. Desta forma, a Ducati procura garantir que mesmo nas regiões mais inóspitas será possível conduzir a Multistrada V4 Rally sem necessidade de parar frequentemente para abastecer, maximizando então a autonomia.

Mantendo de uma forma geral as suas características técnicas relativamente inalteradas, ainda assim esta maxitrail conta com importantes novidades.
Num mundo cada vez mais tecnológico, destacam-se as novas parametrizações das suspensões Ducati Skyhook EVO. São componentes com curso longo de 200 mm, que passam a contar com um novo sistema de controlo do funcionamento semi-ativo específico para condução em estrada ou fora de estrada.
Não só o condutor poderá selecionar os diferentes modos de funcionamento das suspensões eletrónicas de forma independente do modo de condução selecionado, como o poderá fazer em andamento para uma utilização ainda mais prática. Desta forma será possível optar por maior conforto para percursos mais rolantes ou maior apoio em estradas de curvas em montanha.
Por outro lado, o mecanismo de rebaixamento automático da altura da moto sofre agora uma evolução importante. De forma a facilitar a vida aos condutores nos momentos de condução a baixa velocidade, o mecanismo de rebaixamento automático da altura da Multistrada V4 Rally baixa de forma rápida quando a moto circula abaixo dos 10 km/h. Quando a moto supera os 50 km/h numa estrada de asfalto, a altura voltará ao seu normal.

Porém, numa funcionalidade que será bem-vinda por parte dos motociclistas mais aventureiros, a Ducati introduz uma variante off-road deste sistema de ajuste da altura. No caso do modo off-road estar selecionado, a suspensão irá baixar a velocidades inferiores aos 10 km/h como no modo de estrada, mas para voltar a subir a altura apenas é preciso atingir uma velocidade de 20 km/h.
Refira-se que para ajudar a controlar todas estas opções, o condutor irá beneficiar de novos grafismos incluídos no painel de instrumentos TFT de 6,5 polegadas, que continua a oferecer conectividade ao telemóvel e navegação integrada através da aplicação Ducati Connect.
Continuando pelas novidades eletrónicas, ou pelo menos diretamente relacionadas com o pacote eletrónico, destacamos a introdução do Ducati Vehicle Observer (DVO.
O DVO foi originalmente desenvolvido pela Ducati Corse para usar no protótipo de MotoGP, e agora vem a ser introduzido na gama da marca italiana, permite refinar as parametrizações do controlo do sistema de ABS em curva e também do controlo anticavalhinho.
O sistema eletrónico de travagem combinada, que pode ser desligado e que apresenta estratégias e funções melhoradas graças ao DVO, modula a ação dos travões dianteiro e traseiro para garantir sempre o desempenho ideal, agora também baseado na carga.

Além da estratégia dianteira-traseira, que atua na pressão do travão traseiro mesmo quando apenas a manete do travão dianteiro é acionada pelo condutor, a Multistrada V4 Rally de 2026 agora inclui uma estratégia de trás para frente, que também ativa o travão dianteiro quando apenas o pedal de travão traseiro é acionado.
Esta estratégia, introduzida na Multistrada V4 de 2025, foi otimizada para o chassis da nova Multistrada V4 Rally e refinada na sua ação, reduzindo o afundar da moto durante a travagem e, assim, com melhorias para o conforto, especialmente quando transporta dois ocupantes e por isso é necessária uma gestão de movimentos mais específica devido ao peso adicional.
O motor continua a ser o V4 Granturismo. Com 1158 cc esta unidade motriz disponibiliza uns ‘saudáveis’ 170 cv de potência enquanto o binário está fixado nos 121 Nm. Estes números são combinados com soluções técnicas sofisticadas, como uma cambota contrarrotante, derivada da experiência da Ducati Corse em MotoGP.
Neste caso, a cambota trabalha ‘contra’ a inércia giroscópica das rodas, bem como curvas de binário dedicadas individualmente para cada relação de caixa, para combinar uma entrega de potência suave em baixas rotações, binário robusto a médias rotações e potência nas rotações mais altas, de acordo com a Ducati.

Nas novidades realçamos o uso do novo quickshift 2.0, que ao dispensar um microinterruptor permitirá ao condutor sentir uma ligação mais direta nas trocas de caixa e ainda um curso mais curto do seletor, bem como o reposicionamento do pivô do braço oscilante, mais elevado, de forma a contrariar melhor o afundar da traseira, terminando no uso de um novo disco de travão traseiro de 280 mm.
Outros detalhes que são de especial importância para motociclistas que querem viajar e precisam por isso de realizar operações de manutenção na moto e usar top-case são a introdução de série de um novo descanso central redesenhado para facilitar subir e descer a moto, bem como um novo suporte em alumínio fundido para a top-case, que garante maior robustez.
A nova Ducati Multistrada V4 Rally está disponível em três versões de equipamento diferentes: Radar, equipada com Adaptive Cruise Control, Blind Spot Detection e Forward Collision Warning. A versão Adventure Travel & Radar, que adiciona malas laterais de alumínio e assentos aquecidos para condutor e passageiro. E temos ainda a Full Adventure, que completa este pack com um silenciador de escape Akrapovic homologado para a estrada e um guarda-lamas dianteiro em fibra de carbono.
As primeiras unidades da Multistrada V4 Rally chegam aos concessionários a partir de novembro deste ano, sendo que o PVP em Portugal ainda não está confirmado por parte da Ducati. Iremos atualizar este artigo com essa informação assim que possível.
Galeria de fotos Ducati Multistrada V4 Rally
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática.