Ducati Panigale V2- Electrónica de última geração

Um dos aspectos que destacam a modernidade desta Panigale V2 é o pacote de ajudas electrónicas que possui. Para o que existe na actualidade não se pode pedir mais.

A Ducati serviu este modelo com o que de melhor tem entre os seus recursos, controlo de tracção, anti-wheelie, travão motor, ABS e shifter, são todos apoiados por uma unidade de medição inercial de seis eixos. Esta garante informação muito mais precisa da inclinação, forças e direcção da mesmas, exercidas na moto a cada momento, para cada um dos sistemas actue com diferentes níveis de intervenção consoante as leituras que lhes chegam.

Na prática passamos a ter uma ajuda à nossa condução que antecipa as nossas necessidades e actua de uma forma que quase passam despercebidas.

O modo Sport, que usei nas duas primeiras saídas para pista disponibiliza 155 cv, com uma resposta mais directa do acelerador. Os controlos electrónicos estão preparados para dar uma resposta perfeita em piso seco. A detecção da elevação da roda traseira em travagem está activa e a função ABS Cornering está regulada para maximizar a performance em curva. Em modo Race podemos desfrutar de prestações da moto quase na sua plenitude.

Seleccionar Race dá-nos 155 cv, com uma resposta muito directa do acelerador. O modo Race regula a electrónica para um baixo nível de intervenção, mas sem comprometer a segurança, com o ABS ajustado para nível 2, estando activados o controlo de elevação da roda e a função ‘slide by brake’, que permite deslizar a moto na entrada das curvas.

 

Informação mais aprofundada de cada um dos sistemas pode ser lida em:

Ducati Panigale V2, ao detalhe

Veja aqui o teste completo:

Contacto: Ducati Panigale V2, Pura diversão