Ducati Panigale V4 25° Anniversario 916 já tem preço

Em homenagem ao lançamento da 916 há 25 anos, a Ducati criou uma versão especial da Panigale V4, a 25° Anniversario 916, uma moto única de edição limitada a 500 unidades, desenhada para permitir a todos os verdadeiros Ducatisti reviverem o espírito da 916.

Nascida há 25 anos a partir dos esboços de Massimo Tamburini, a Ducati 916 revolucionou o mundo do design motociclístico e fez apaixonar fãs em todo o mundo. Inovadora no seu estilo, elegância, leveza e dimensão compacta, é vista hoje por muitos como uma das motos mais icónicas alguma vez construídas.

Em 1994, e os anos seguintes viram esta Ducati vencer 120 corridas, 8 títulos de Construtor e 6 títulos de Pilotos, quatro deles com Carl Fogarty. O piloto inglês ganhou 55 corridas com a Ducati, 43 das quais pilotando a 916 SBK e a 996 SBK. “King” Carl e a 916 permanecem o mais bem-sucedido “casal” da história da Ducati em SBK.

 

A Ducati decidiu celebrar o nascimento da 916 produzindo uma versão especial da Panigale V4. Esta foi a génese da Panigale V4 25° Anniversario 916: uma moto única de edição limitada a 500 unidades, desenhada para permitir a todos os verdadeiros Ducatisti reviverem o espírito da 916.

A “25° Anniversario 916” é construída sobre a base mecânica da Panigale V4 S. Esta sofreu upgrades orientados para a competição e derivados da Panigale V4 R, como é o caso do quadro Front Frame, desenhado segundo das especificações da Ducati Corse. A imagem da moto combina uma decoração especial com jantes em magnésio forjado, um escape homologado Akrapovič em titânio e uma longa lista de componentes Ducati Performance.

Para a sua estreia mundial, a Ducati escolheu a nona ronda do Campeonato do Mundo de Superbike, que tem lugar este fim de semana em Laguna Seca (Califórnia, EUA), e contou com Carl Fogarty para fazer as honras de apresentação desta edição limitada e comemorativa da 916.

Neste vídeo,  “King” Carl fala da sua relação com a 916 de competição bem como desta Panigale V4 25° Anniversario 916.

A apresentação da moto foi também uma ocasião para relembrar e honrar o californiano Carlin Dunne, o piloto da equipa Spider Grips Ducati que faleceu recentemente em Pikes Peak.

A Ducati anunciou que irá remover o número 5 das vendas, o mesmo número com que Carlin Dunne corria habitualmente. A moto será leiloada, com os proveitos a serem dirigidos para a angariação de fundos destinada a apoiar a mãe de Carlin.

A Panigale V4 25° Anniversario 916 chegará aos concessionários a partir de outubro de 2019 a um preço de 44.095€.