Ducati V21L – O vídeo da nova MotoE em pista

O projeto elétrico da marca italiana para as MotoE continua a evoluir. A Ducati V21L já se mostra eletrizante num vídeo em pista.

Ducati V21L

Depois de ter sido confirmada no final do ano passado como fornecedor exclusivo das motos elétricas da Taça do Mundo FIM MotoE, a Ducati V21L rapidamente se mostrou em imagens nas suas primeiras sessões de testes em pista, uma moto que a revista MotoJornal já analisou aqui em detalhe.

Mas até agora ainda não tínhamos tido a oportunidade de ver em ação a Ducati V21L que está a servir de base de desenvolvimento da nova moto elétrica para a categoria MotoE a partir da temporada 2023. Felizmente a casa de Borgo Panigale satisfez a nossa curiosidade, e divulgou agora um vídeo onde podemos ver e ouvir a V21L a rodar no circuito italiano de Vallelunga.

Ainda sem revelar dados técnicos que são a base deste projeto eletrizante, a Ducati confirma a chegada de uma mais-valia extremamente relevante nesta fase de evolução do protótipo elétrico. O piloto que podemos ver no vídeo em baixo a pilotar a Ducati V21L é nada menos do que Alex de Angelis.

Ducati V21LO antigo piloto do Mundial de Velocidade tem uma larga experiência na competição, e inclusivamente competiu em 2019 na Taça do Mundo FIM MotoE, que desde o seu ano de estreia e até 2023 utilizará as Energica Ego Corsa. De Angelis pode assim fornecer à equipa que está a desenvolver o projeto elétrico da Ducati informações vitais para ajudar a selecionar um caminho a seguir tendo em vista a sua utilização em competição na próxima temporada.

A Ducati V21L tem sido trabalhada em diversas sessões de desenvolvimento realizadas internamente pela marca italiana, mas o protótipo também tem visitado os mais conhecidos circuitos italianos, traçados com características muito próprias e que permitem à equipa de desenvolvimento encontrar diferentes soluções técnicas e afinações numa moto que marca a entrada da Ducati no mundo das motos elétricas.

Ducati V21LTambém a ajudar ao desenvolvimento da Ducati V21L encontra-se Michele Pirro, piloto oficial de testes da Ducati Corse em MotoGP, e que compete no Campeonato Italiano de Velocidade aos comandos de uma Panigale V4 R, para além de participar em alguns Grandes Prémios de MotoGP ao longo da temporada.

Roberto Carnè, diretor de eMobility da Ducati, não perdeu a oportunidade de reagir aos mais recentes testes da V21L, afirmando que “Desde que levámos para a pista pela primeira vez o protótipo Ducati MotoE, o trabalho de desenvolvimento nunca parou, nem por um instante. O trabalho árduo de toda a equipa está a pagar dividendos num esforço feito de progresso contínuo, que nos está a dar uma grande satisfação. Em apenas quatro meses, o nosso protótipo já enfrentou as curvas de alguns dos principais circuitos italianos, fornecendo respostas positivas. Ainda há muito trabalho para fazer, mas a direção é certamente a correta”.

Aguardamos agora que conforme o projeto avança no seu estágio de evolução, a Ducati divulgue mais informações técnicas sobre o protótipo V21L.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades sobre o projeto eletrizante da Ducati para a Taça do Mundo FIM MotoE em 2023.