Dunlop ForeverForward agora na Argentina

Os Campeonatos do Mundo de Moto2 e Moto3 da FIM de 2018 rumam ao Autódromo Termas Rio de Honda, na Argentina, para a segunda etapa, a realizar já amanhã, após um emocionante arranque de temporada no Qatar.

Daí, pilotos e equipas transferem-se para o Circuito das Américas, no Texas, a 22 de abril, antes de rumarem à Europa, e regressarem ao local que acolheu os testes de pré-temporada dos pilotos que montam pneus Dunlop, Jerez de la Frontera, em Espanha, a 6 de maio.

O Qatar deu o pontapé de saída para a campanha de 2018, e, depois das terríveis condições do ano passado, temperaturas ambiente de 25 graus, e temperatura de pista de 28 graus, foram sinónimo de boas condições para a primeira ronda da temporada. Francesco Bagnaia levou de vencida a sua corrida de estreia em Moto2, liderando desde o arranque até ao final, terminando na frente de Lorenzo Baldassarri, que capitalizou quando Alex Marquez sofreu de problemas no travão traseiro, que o remeteram para o terceiro posto. Verificou-se uma repartição de 60 / 40 na escolha do pneu traseiro para a corrida entre os pilotos Dunlop de Moto2, com o Moto2-4 a ser o preferido para trás. Ambas as opções de pneus registaram um excelente desempenho, com 10 pilotos a estabelecerem as suas voltas mais rápidas na segunda metade da corrida, e três pilotos a alcançarem a sua melhor performance na última volta.

Jorge Martin obteve a sua segunda vitória consecutiva em Moto3, depois de ter alcançado o seu primeiro êxito em Valência no ano passado. Foi uma corrida muito disputada, com o espanhol a terminar com uma vantagem de apenas 0,023 segundos na frente de Aron Canet, que estabeleceu a volta mais rápida da corrida, de 2’06.373, com pneus “M” na frente e “M1” atrás, numa corrida que foi nove segundos mais rápida do que no ano passado. Atrás dos dois primeiros, Lorenzo Dalla Porta conseguiu, enfim, ser terceiro, após uma batalha pelo lugar que durou toda a corrida e em que houve troca de posições em todas as voltas.

#ForeverForward 2018

O Qatar provou, mais uma vez, que existem inúmeras oportunidades de ultrapassagem para os pilotos ganharem lugares na iniciativa Dunlop ForeverForward. No Qatar, quem mais lugares conquistou foi o campeão de Moto3 em título, e vencedor da corrida de Moto3 do ano passado no Qatar, Joan Mir, agora a competir em Moto2. Conquistou 13 lugares no seu caminho rumo ao 11º posto alcançado na sua estreia na classe.

O vencedor do ForeverForward do ano transato, Fabio Di Giannantonio, foi o piloto que mais progrediu em Moto3, conquistando 10 lugares face à sua posição na grelha, para terminar em sexto na corrida.