E se fosse possível reparar buracos na estrada em 4 minutos?

Uma empresa britânica concebeu um novo método capaz de reparar buracos na estrada em apenas 4 minutos! Fique a conhecer a Velocity Patching.

buracos

Apesar das autoridades competentes destacarem as más práticas de condução dos condutores portugueses como principal causa para os acidentes nas vias rodoviárias nacionais, a verdade é que muitas vezes o mau estado das estradas tem uma grande influência no que respeita a acidentes. Os bem-conhecidos buracos na estrada não só aumentam o perigo de acidente, como também causam danos, muitas vezes graves, nos veículos.

E se estivermos ao volante de um automóvel esta situação já é grave, enquanto motociclistas somos obrigados a conduzir com atenção redobrada de forma a evitar passar com a nossa moto por um buraco na estrada, arriscando inclusivamente uma dolorosa queda.

Os responsáveis pela manutenção das estradas fazem o que podem. Mas muitas vezes a reparação do asfalto é demorada, principalmente devido às técnicas utilizadas para preencher de asfalto os buracos de maiores dimensões.

Felizmente, uma empresa britânica, a Velocity Patching, acaba de apresentar uma possível solução para este problema.

buracosO sistema concebido por esta empresa permite reparar um defeito no asfalto, normalmente um buraco, em apenas 4 minutos!

Para conseguirem realizar a operação de reparação da estrada neste tempo recorde, a Velocity Patching desenvolveu um novo tipo de veículo e sistema interno de projeção de betume, que acaba por poupar muito tempo aos trabalhadores que são destacados para tapar buracos. Literalmente!

No camião da Velocity Patching encontra-se instalado tudo o que é necessário à reparação dos buracos, desde o equipamento aos materiais. O trabalhador tem apenas de operar uma espécie de “canhão” que dispara o agregado betuminoso a alta velocidade para o buraco na estrada, e em poucos minutos o espaço vazio fica preenchido novamente. Tudo isto é feito com apenas três operadores, incluindo o condutor do camião.

Na verdade, o processo de reparação da Velocity Patching começa pela limpeza, com recurso a um jato de ar de alta pressão, do buraco, que assim fica limpo das impurezas que possam impedir a correta aplicação do agregado betuminoso. Depois é introduzido no buraco uma emulsão de betume fresco. Desta forma todas as pequenas fendas são seladas.

O último passo deste processo passa por aplicar, recorrendo ao mesmo “canhão” de alta pressão, o agregado granulado que vai preencher a cavidade do buraco. Será preciso que o operador do canhão tenha alguma experiência para poder aplicar as camadas de agregado granulado de forma uniforme. E depois apenas tem de utilizar o compactador no camião para terminar o trabalho de reparação.

Refira-se que todo o processo de reparação dura menos de quatro minutos. Para além da rapidez, o que permite reparar em média 200 buracos diariamente em vez dos atuais 20, o sistema revela-se bastante mais vantajoso em termos de custos. De acordo com a Velocity Patching, e tendo em conta os valores praticados no Reino Unido, reparar um buraco por métodos tradicionais custa cerca de 62 euros. Mas se for usado este sistema de reparação rápida o custo da reparação desce para apenas 18 euros!

E também do ponto de vista do ambiente o sistema tem benefícios claros em comparação com métodos tradicionais. Nomeadamente ao nível da emissão de CO2, com a Velocity Patching a garantir que conseguem reduzir em 90% a emissão de CO2 para o meio ambiente.

Veremos se este inovador método de reparação de buracos na estrada chega algum dia a Portugal. Como motociclistas, temos a consciência que se os responsáveis pela manutenção das nossas vias rodoviárias pudessem utilizar este sistema rápido da Velocity Patching, muitos acidentes e danos nas motos seriam evitados.