Editorial #1469: Há festa na terra!

Domingos Janeiro, jornalista e Director, escreve mais um Editorial para a revista Motojornal. Este foi publicado na edição Nº 1469 de 8 de Novembro de 2019.

Editorial Revista Motojornal Nº1469

Domingos Janeiro | Director

Com o programa das competições em asfalto terminado, há ainda a decorrer diversas modalidades no fora de estrada, com destaque para duas, essencialmente. A primeira nota recai, inevitavelmente, sobre o Final da Regiões de motocross, que decorreu entre 1 e 2 de Novembro na Ponta do Pargo, Calheta, ilha da Madeira. Um sucesso arrebatador por diversos motivos, mas que nos deixa a nós, continentais, a pensar essencialmente na componente humana e da paixão.

Ricardo Andrade e Dércio Gouveia são as figuras maiores desta primeira visita da competição à Ilha da Madeira. Figuras de destaque porque conseguiram mover montanhas (no sentido figurado) e moveram montes (literalmente com a ajuda das retros). Além disso, conseguiram meter toda uma ilha ansiosa por ver “in loco” a disputa das selecções nacionais, com uma campanha de divulgação de fazer inveja a qualquer outra organização… Pela importância do evento, conseguiram envolver todas as entidades politicas da Madeira, meios de comunicação e toda uma comunidade que nutre grande paixão por este desporto.

A pequena freguesia da Ponta do Pargo, na extrema ponta Oeste da Ilha, conhecida pela beleza singular do seu farol, o segundo mais visitado da Madeira, foi uma anfitriã que deixa saudades, pela forma genuína, autêntica, amiga, disponível e humilde como recebeu todos os forasteiros (incluindo nós) que os visitámos por esses dias. Um investimento que resultou não só em dois dias de grandes corridas num traçado que foi do agrado de todos os pilotos (tanto o foi que todos pediram para que esta pista possa vir a acolher uma ronda do Nacional de MX), mas também resultou num forte retorno económico.

A cereja no topo do bolo foi ver a amizade e a boa disposição que continuam a reinar entre os pilotos, que praticamente se conhecem todos e foi de salutar também o regresso de alguns protagonistas de outros tempos, mas que continuam muito válidos, como é o caso, por exemplo, do Daniel Pinto e do Hugo Santos. Uma autêntica festa que deixa saudades e cujos pormenores podem ler na próxima edição da Motojornal, a 1470.

Por outro lado, temos o regresso dos ISDE a Portugal, 10 anos depois da última visita, à Figueira da Foz. No dia que esta edição chega às bancas já a edição de 2019 está prestes a chegar ao fim. Foram mais de 516 inscritos, que concentraram todas as atenções do mundo no Algarve e em Particular em Portimão, região esta que continua muito activa na promoção e organização de grandes eventos ligados ao desporto motorizado. Condições únicas e o saber receber e acolher são coisas que não se pagam e nesse aspecto, somos também abençoados.   

https://motojornal.pt/motojornal-no1469-ja-nas-bancas/