Editorial #1473 – Muita expectativa

Domingos Janeiro, jornalista e Director, escreve mais um Editorial para a revista Motojornal. Este foi publicado na edição Nº 1473 de 03 de Janeiro de 2020.

Editorial MJ 1473

Editorial Revista Motojornal Nº1473

Domingos Janeiro – Director da Motojornal

Bem-vindos a 2020!

Um ano aguardado com grande expectativa por diversas razões! Desde logo pelo arranque de mais um Dakar. Mas não é apenas mais um rally, antes pelo contrário, é apontado como “O rally” por todos sem excepção, pilotos, equipas, fãs, organização! Um país totalmente novo, Arábia Saudita, o 30º país diferente visitado pelo Dakar, abre assim uma nova era no mítico rally de TT, colocando todos ao mesmo nível, à partida. Se juntarmos a isso, o facto de termos seis pilotos portugueses e um português, Ruben Faria, a comandar uma das formações de maior destaque dos últimos anos, a Honda HRC, que embora não tenha conseguido quebrar a invencibilidade da KTM nas últimas 18 edições consecutivas, tem terminado sempre em lugares de destaque, temos os ingredientes certos para nos “agarrar” à competição, que se realiza entre 5 de Janeiro e termina a 17 de Janeiro. Mas é também o ano em que depositamos grandes esperanças nos pilotos lusos, em especial no Veterano Paulo Gonçalves. Há por aí quem diga que esta edição, é dele, do Joaquim Rodrigues e da Hero…

Por outro lado, iremos assistir a este “ano zero” com alguma expectativa devido à própria cultura Árabe, com grandes diferenças para a Ocidental, que poderá causar grandes problemas aos forasteiros. Torcemos para que tudo corra bem e que esta edição seja um autêntico sucesso e que possa devolver à maior maratona de TT do mundo, todo o carisma que tem vindo a perder nestes últimos anos.

Será também um ano pautado por alguma ansiedade, na esperança de que com alguma desistência, possamos finalmente ver regressar um dos maiores campeonatos do mundo a Portugal, o MotoGP, claro está e ver o Miguel Oliveira voltar a competir em casa. É um sonho que nos alimentará a alma, se não antes, até 2022.

Por falar em provas mundiais, 2020 trará até nós diversas provas de cariz mundialista ou europeia, como o Campeonato do Mundo de Enduro, em Marco de Canavezes entre 17 e 19 de Abril; Campeonato do Mundo de MXGP e Campeonato da Europa de EMX 250 e EMX 125 em Águeda, entre 25 e 26 de Abril; Campeonato da Europa MX 65 cc e 85 cc em Fernão Joanes, entre 23 e 24 de Maio; Taça do Mundo de Bajas no Pinhal, entre 27 e 29 de Março; Taça do Mundo de Bajas em Portalegre, de 29 a 31 de Outubro; Trial das Nações, em Gouveia, entre 12 e 13 de Setembro; FIM CEV Repsol International Championship, em Portimão a 25 e 26 de Abril e no Estoril entre 04 e 05 de Julho; Campeonato do Mundo de SBK em Portimão, de 05 a 06 de Outubro e Campeonato do Mundo de Sidecar, no Estoril, entre 24 e 25 de Outubro.

A juntar às oficiais, temos ainda provas de relevância mundial como a XL Extreme Lagares, por exemplo.

Bem-vindo 2020, estaremos cá com a mesma convicção! Bom ano para todos!