Editorial Motojornal #1481 – Desagrado e alento

Domingos Janeiro, jornalista e Director, escreve mais um Editorial para a revista Motojornal. Este, é o que abre a edição nº 1481 de 24 de Abril de 2020.

Editorial Revista Motojornal nº1481

Domingos Janeiro, Director da Revista Motojornal

Confinados entre quatro paredes, temos feito da nossa casa escritório e sala de reuniões. Temo-nos reinventado para transmitir uma aparente normalidade aos nossos filhos e passar a mensagem que tudo vai ficar bem.

A par da solidariedade, temos assistido a um gigantesco movimento criativo nas redes sociais!

Esses “agentitos” da cultura que valem uns “estrondosos” 1% do Orçamento de Estado têm sido dos mais activos através da criação de conteúdos que divulgam nas suas páginas a troco de nada.
Museus abertos de forma virtual, concertos, tertúlias, filmes, e tanto outro entretenimento divulgado na “net” têm um único objectivo: tornar os dias menos pesados!

Quando tudo isto acabar estas pessoas merecem mais apoio! Mais respeito! Se por um lado acho que quando tudo isto terminar, voltaremos ao nosso egoísmo natural, também acho que a sociedade se olhará de forma diferente.

Mas há muito mais com que nos preocupar, como a pirataria de jornais e revistas em formato pdf que circulam por estes dias!

As empresas de comunicação atravessam uma das piores crises de sempre, estando em risco milhares de postos de trabalho e a própria subsistência das empresas.
Sem informação, gera-se o caos! Por favor, não façam parte dessa pirataria, é hora de estarmos unidos para minimizarmos os efeitos brutais desta crise!

Podem aceder à informação de forma gratuita e ao mesmo tempo ajudar-nos!
Se consultarem os sites, contribuem com cliques, se partilharem notícias a partir dos sites, geram valor aos mesmos, podem fazer assinaturas digitais, com descontos substanciais, podem continuar a receber as revistas e jornais confortavelmente em casa…
Tudo isto são formas de ajudar e não aceder a tudo o que é imprensa num qualquer grupo de Whatsapp…

Para terminar, duas notas: a primeira, vem na linha do que já aprendemos com as Grandes Guerras, onde as motos acabaram por ser determinantes na retoma da vida quotidiana e no crescimento económico!

Não há dúvida de que as motos serão parte fundamental para a recuperação da nossa vida, da economia e até na luta contra a transmissão do COVID-19, senão vejamos: as motos são um meio de transporte acessível e o mais eficiente em termos de mobilidade (não sou fundamentalista, mas que o é, é!), são cada vez menos poluentes e a melhor forma de circular evitando a propagação do vírus, uma vez que são, maioritariamente utilizadas por um único ocupante.

Com as restrições impostas à utilização dos transportes públicos e à limitação do número de passageiros num automóvel, vamos ter um aumento brutal de trânsito nas cidades e os níveis de poluição vão disparar…

As motos são a solução, agora e para o futuro…

Por fim, deixar a nota que desde o passado dia 20 de Abril que passámos a ter novos sinais de trânsito, pelo que aconselho uma visita ao site da Autoridade Nacional Segurança Rodoviária (www.ansr.pt) para os conhecerem.

Juntos, somos mais fortes!

#vaificartudobem