EICMA 2022 – Airoh e Autoliv criam protótipo de capacete com airbag

No Salão de Milão EICMA ficámos a conhecer um protótipo de capacete com airbag integrado, concebido pela Airoh em parceria com a Autoliv.

airoh

Os sistemas de airbag dedicados ao motociclismo ganham cada vez maior preponderância na segurança dos motociclistas. Aqui na Revista MotoJornal já há muito que abordamos este tema tão relevante para a nossa proteção quando conduzimos uma moto – clique aqui para saber mais sobre os sistemas airbag. Mas a Airoh acaba de apresentar um conceito inovador de capacete com airbag integrado.

Na verdade, a marca italiana, representada em Portugal pela Salgados Moto, uniu esforços com a Autoliv, empresa líder mundial no setor de elementos de segurança para automóveis. Para além disso, tanto a Airoh como a Autoliv aproveitaram para desenvolver o conceito imaginado pela jovem engenheira Roberta Descrovi.

Os passos iniciais no conceito de capacete com airbag integrado realizados pela engenheira levaram mesmo Antonio Locatelli, CEO da Airoh, a referir que “As descobertas feitas por Roberta Descrovi foram absolutamente inovadoras e as primeiras conversas realizadas com a Autoliv convenceram-nos da viabilidade deste conceito, preparado para revolucionar a segurança de milhões de motociclistas”.

airohO protótipo em exposição na EICMA 2022 é apenas o resultado dos primeiros estudos em simulações geradas por avançados programas de computador. De acordo com a Airoh e Autoliv, depois de analisados os resultados das simulações de impactos numa primeira fase e de impactos em protótipos, descobriu-se que este capacete com airbag integrado consegue reduzir de forma substancial a denominada aceleração linear da cabeça.

O resultado é claro: lesões menos graves ou até ausência de lesões, dependendo dos impactos e outras circunstâncias desse momento.

Na verdade, este protótipo da Airoh e da Autoliv não é o primeiro capacete com airbag. Se nos recordarmos, já em 2008 uma empresa chamada APC apresentou um capacete com airbag. O capacete APC chegou mesmo a ser comercializado em Portugal nesse momento, porém, para além do PVP elevado, ou do peso adicional bastante notado, o conceito do APC era ligeiramente diferente.

Ao contrário do Airoh, no caso do APC o sistema de airbag estava “acoplado” à calota exterior, num compartimento traseiro que apesar de estar incluído na calota, não integrava totalmente o airbag no interior do capacete.

No caso do protótipo da Airoh e Autoliv, o capacete apresenta uma forma convencional, não sendo possível visualizar externamente a presença do airbag ou qualquer acessório que se destaque. O sistema ou módulo inclui não apenas o airbag em si, como um gerador a gás que, quando os sensores detetam um acidente, fazem disparar o airbag que deverá encher por completo numa questão de milissegundos.

airohO airbag fica escondido debaixo de “carapaças” que abrem no momento em que é acionado, permitindo assim que o airbag enche sem qualquer problema.

De acordo com as informações avançadas pela Airoh, a inclusão de um sistema de airbag no capacete, para além de não implicar alterações drásticas ao design pelos quais os capacetes da marca são conhecidos, também não levou ao aumento substancial do peso do capacete. De facto, os capacetes Airoh são reconhecidos pela sua levez, pelo que será fundamental que esta tecnologia não leve ao aumento do peso dos capacetes de forma exagerada.

Refira-se que este conceito de capacete com airbag integrado já está a ser trabalhado pela Airoh e Autoliv desde 2020. Não existe ainda uma data de comercialização de uma versão final de produção, mas tendo em conta o design atual, que aparenta estar bastante evoluído, esperamos que em breve a marca italiana revele mais novidades sobre este projeto.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a trazer até si todas as novidades do mundo das duas rodas que foram apresentadas no Salão de Milão EICMA. A não perder!