Embora no Salão de Milão EICMA tenha sido a TRK 800 – clique aqui para todos os detalhes – a ser o centro das atenções, a verdade é que a Benelli continua apostada em expandir a sua gama de opções aventureiras. Assim, no evento italiano, a Benelli mostrou a nova TRK 702 X, que também está disponível numa variante “on-road”, neste caso sem o X no nome.
Posicionando-se na gama da marca italiana como uma opção mais potente do que a TRK 502, mas menos exigente em termos de condução que a nova TRK 800, esta novidade para 2023 mantém grande parte dos argumentos que tornam as trail de Pesaro tão populares entre os motociclistas europeus.
O design segue as tendências mais modernas e que já podemos ver na restante gama TRK. Linhas dinâmicas, de certa forma desportivas, com um bico frontal a destacar-se de todo o conjunto, e arestas vincadas para reforçar a aparência de moto de “off-road” moderna.
A ótica dianteira mantém o formato de duas secções com iluminação LED específica.
A Benelli TRK 702 X aposta também no depósito de combustível de 20 litros de capacidade, para maior autonomia, sendo que a zona de apoio dos joelhos do condutor é fabricada em metal, apresentando uma volumetria otimizada para garantir o conforto, mais largo, mas sem comprometer, se acordo com a Benelli, a liberdade de movimentos que é tão necessária nos momentos de condução fora de estrada.
Na secção traseira, e seguindo a forma afilada da luz de travão, encontramos ainda os apoios de mão para o passageiro se segurar.
O motor da nova TRK 702 X, como é habitual nas propostas trail, mas não só, da Benelli, adota uma configuração de dois cilindros paralelos. Tem uma cilindrada de 698 cc e resulta de todo o trabalho de desenvolvimento efetuado pelos engenheiros da marca nas versões de 500 e 800 cc.
Mantém grande parte das características que conhecemos nessas motorizações, mas neste caso o bicilíndrico paralelo apresenta novidades na sua estrutura e componentes que permitiram reduzir o peso do motor, mas também o seu volume dentro do conjunto.
Desta forma, e de acordo com a Benelli, a TRK 702 X oferece qualidades dinâmicas específicas.
Este coração de conceção italiana conta com dupla árvore de cames à cabeça, quatro válvulas por cilindro, com cambota de 180 graus. A injeção eletrónica tem corpos de 41 mm, e o motor destaca-se também por estar acoplado a uma caixa de seis velocidades, extraível, assistida por embraiagem deslizante com conversor de binário para trocas de caixa mais suaves do que nunca.
Tudo isto permite à Benelli anunciar uma potência máxima de 76,2 cv às 8.750 rpm para a TRK 702 X, sendo que o binário máximo de 68,2 Nm é atingido às 6.250 rpm. Refira-se ainda que existirá uma variante limitada a 35 kW a pensar nos motociclistas com carta de categoria A2.
O motor dois cilindros fica instalado num quadro tubular, tipo treliça, reforçado com placas laterais de aço para garantir a rigidez torsional e estrutural perfeitas, de acordo com os parâmetros idealizados pela Benelli para este modelo e tendo em conta uma utilização “off-road”. Diga-se também, que o quadro deriva da TRK 502.
A ciclística desta novidade apresentada em estreia mundial na EICMA fica completa com forquilha invertida, de bainhas de nada menos do que 50 mm de diâmetro, que permite à roda dianteira percorrer um curso máximo de 140 mm. Já os movimentos da roda traseira são controlados por um monoamortecedor, ajustável em pré-carga e extensão, e que garante um curso máximo de 173 mm.
As jantes, de 19 e 17 polegadas, são de raios de aço, equipadas com pneus Pirelli Scorpion Rally STR, o que revela claramente as intenções de moto de aventura.
E por falar em aventuras, e sempre sem esquecer esse foco, a Benelli garante que foi dada particular atenção ao conforto em condução. Nesse aspeto destaca-se o volume sobredimensionado da carenagem frontal e para-brisas ajustável em altura, para maior proteção aerodinâmica, fator fundamental nos percursos de estrada mais aberta, sendo que destacamos ainda a altura do assento a 836 mm do solo.
Como equipamentos opcionais, e ainda ao nível do conforto, a Benelli disponibiliza punhos e assento aquecidos.
Uma última nota para o painel de instrumentos da TRK 702 X, que é uma unidade TFT a cores de alta resolução, com uma dimensão de cinco polegadas.
Permite que o condutor conecte o smartphone por Bluetooth, mas a grande novidade será a ligação por Wi-Fi que permite ao condutor controlar uma câmara instalada no bico dianteiro.
Esta câmara, sobre a qual a Benelli não revela grandes detalhes técnicos, como por exemplo a resolução na captação de imagens, permite gravar ou tirar fotos, sendo que o condutor tem os controlos do sistema de gravação nos punhos, com botões retroiluminados. As fotos e vídeos serão depois passados por Wi-Fi diretamente para o smartphone, e ficam disponíveis numa app gratuita.
Com um PVP ainda por definir, mas com data de chegada ao mercado prevista para a próxima Primavera, a nova Benelli TRK 702 X estará disponível nas cores Anthracite Grey, Forest Green, Dune Sea and Moon Grey. Assim que a Multimoto, importador da Benelli no nosso país, confirme o preço desta TRK 702 X, iremos atualizar este artigo com essa informação.