EICMA 2022 – Benelli TRK 702 X

A marca de Pesaro apresenta mais uma novidade a pensar nos motociclistas aventureiros. Descubra aqui a nova Benelli TRK 702 X.

trk 702 x

Embora no Salão de Milão EICMA tenha sido a TRK 800 – clique aqui para todos os detalhes – a ser o centro das atenções, a verdade é que a Benelli continua apostada em expandir a sua gama de opções aventureiras. Assim, no evento italiano, a Benelli mostrou a nova TRK 702 X, que também está disponível numa variante “on-road”, neste caso sem o X no nome.

Posicionando-se na gama da marca italiana como uma opção mais potente do que a TRK 502, mas menos exigente em termos de condução que a nova TRK 800, esta novidade para 2023 mantém grande parte dos argumentos que tornam as trail de Pesaro tão populares entre os motociclistas europeus.

trk 702 xO design segue as tendências mais modernas e que já podemos ver na restante gama TRK. Linhas dinâmicas, de certa forma desportivas, com um bico frontal a destacar-se de todo o conjunto, e arestas vincadas para reforçar a aparência de moto de “off-road” moderna.

A ótica dianteira mantém o formato de duas secções com iluminação LED específica.

A Benelli TRK 702 X aposta também no depósito de combustível de 20 litros de capacidade, para maior autonomia, sendo que a zona de apoio dos joelhos do condutor é fabricada em metal, apresentando uma volumetria otimizada para garantir o conforto, mais largo, mas sem comprometer, se acordo com a Benelli, a liberdade de movimentos que é tão necessária nos momentos de condução fora de estrada.

Na secção traseira, e seguindo a forma afilada da luz de travão, encontramos ainda os apoios de mão para o passageiro se segurar.

trk 702 xO motor da nova TRK 702 X, como é habitual nas propostas trail, mas não só, da Benelli, adota uma configuração de dois cilindros paralelos. Tem uma cilindrada de 698 cc e resulta de todo o trabalho de desenvolvimento efetuado pelos engenheiros da marca nas versões de 500 e 800 cc.

Mantém grande parte das características que conhecemos nessas motorizações, mas neste caso o bicilíndrico paralelo apresenta novidades na sua estrutura e componentes que permitiram reduzir o peso do motor, mas também o seu volume dentro do conjunto.

Desta forma, e de acordo com a Benelli, a TRK 702 X oferece qualidades dinâmicas específicas.

trk 702 xEste coração de conceção italiana conta com dupla árvore de cames à cabeça, quatro válvulas por cilindro, com cambota de 180 graus. A injeção eletrónica tem corpos de 41 mm, e o motor destaca-se também por estar acoplado a uma caixa de seis velocidades, extraível, assistida por embraiagem deslizante com conversor de binário para trocas de caixa mais suaves do que nunca.

Tudo isto permite à Benelli anunciar uma potência máxima de 76,2 cv às 8.750 rpm para a TRK 702 X, sendo que o binário máximo de 68,2 Nm é atingido às 6.250 rpm. Refira-se ainda que existirá uma variante limitada a 35 kW a pensar nos motociclistas com carta de categoria A2.

O motor dois cilindros fica instalado num quadro tubular, tipo treliça, reforçado com placas laterais de aço para garantir a rigidez torsional e estrutural perfeitas, de acordo com os parâmetros idealizados pela Benelli para este modelo e tendo em conta uma utilização “off-road”. Diga-se também, que o quadro deriva da TRK 502.

trk 702 xA ciclística desta novidade apresentada em estreia mundial na EICMA fica completa com forquilha invertida, de bainhas de nada menos do que 50 mm de diâmetro, que permite à roda dianteira percorrer um curso máximo de 140 mm. Já os movimentos da roda traseira são controlados por um monoamortecedor, ajustável em pré-carga e extensão, e que garante um curso máximo de 173 mm.

As jantes, de 19 e 17 polegadas, são de raios de aço, equipadas com pneus Pirelli Scorpion Rally STR, o que revela claramente as intenções de moto de aventura.

E por falar em aventuras, e sempre sem esquecer esse foco, a Benelli garante que foi dada particular atenção ao conforto em condução. Nesse aspeto destaca-se o volume sobredimensionado da carenagem frontal e para-brisas ajustável em altura, para maior proteção aerodinâmica, fator fundamental nos percursos de estrada mais aberta, sendo que destacamos ainda a altura do assento a 836 mm do solo.

Como equipamentos opcionais, e ainda ao nível do conforto, a Benelli disponibiliza punhos e assento aquecidos.

trk 702 xUma última nota para o painel de instrumentos da TRK 702 X, que é uma unidade TFT a cores de alta resolução, com uma dimensão de cinco polegadas.

Permite que o condutor conecte o smartphone por Bluetooth, mas a grande novidade será a ligação por Wi-Fi que permite ao condutor controlar uma câmara instalada no bico dianteiro.

Esta câmara, sobre a qual a Benelli não revela grandes detalhes técnicos, como por exemplo a resolução na captação de imagens, permite gravar ou tirar fotos, sendo que o condutor tem os controlos do sistema de gravação nos punhos, com botões retroiluminados. As fotos e vídeos serão depois passados por Wi-Fi diretamente para o smartphone, e ficam disponíveis numa app gratuita.

Com um PVP ainda por definir, mas com data de chegada ao mercado prevista para a próxima Primavera, a nova Benelli TRK 702 X estará disponível nas cores Anthracite Grey, Forest Green, Dune Sea and Moon Grey. Assim que a Multimoto, importador da Benelli no nosso país, confirme o preço desta TRK 702 X, iremos atualizar este artigo com essa informação.