A marca italiana Benelli, sob a orientação do grupo chinês Qianjiang, parece finalmente estar pronta a trazer para os concessionários da marca na Europa a muito aguardada TRK 800. Tida como o “passo seguinte” para todos aqueles que querem subir de cilindrada no segmento trail, por exemplo os clientes da bem-sucedida TRK 502, a nova “oitocentos” tem data prevista de chegada aos concessionários europeus em meados de 2023.
Em Portugal a Benelli é representada pelo grupo Multimoto, que ainda não confirmou à Revista MotoJornal se efetivamente poderemos ver a nova TRK 800 nos concessionários nacionais nessa data anunciada no Salão de Milão EICMA. E também falta saber qual será o PVP. Se tivermos em linha de conta o preço da TRK 502, podemos esperar um valor bastante competitivo.
Em relação à Benelli TRK 800, estamos perante uma proposta ao melhor estilo das trails modernas. Com linhas vincadas, uma aparência de certa forma desportiva, mas sempre com características a pensar nas tiradas mais longas em estrada ou fora dela, a nova TRK 800 dá uso a um motor dois cilindros paralelos de 754 cc e refrigeração por líquido.
Este é o mesmo motor que já podemos ver em uso na naked Leoncino 800, e que no caso da TRK disponibiliza uma potência máxima de 76,2 cv às 8.500 rpm, enquanto o pico de binário é de 67 Nm, sendo atingido às 6.500 rpm.
Está acoplado a uma caixa de seis velocidades, acionada por embraiagem em banho de óleo, com função deslizante, o que permitirá ao condutor da TRK 800 reduzir de caixa sem receio que a roda traseira fique bloqueada.
A suportar o conjunto encontramos um quadro fabricado em tubos de aço com placas laterais de reforço, maximizando a rigidez estrutural, mas ao mesmo tempo com uma geometria otimizada para garantir o conforto necessário nas viagens mais longas.
De acordo com a Benelli, toda a zona dedicada ao condutor e passageiro foi desenhada a pensar no conforto.
O triângulo composto por guiador elevado e largo, assento posicionado a 834 mm de altura do solo, e poisa-pés, permite ao condutor adotar uma postura descontraída. Por outro lado, o passageiro vai conseguir subir e descer da TRK 800 facilmente, mesmo com malas laterais ou top-case instalada.
No capítulo das suspensões, a forquilha dianteira invertida fornecida pela Marzocchi apresenta dimensões algo sobredimensionadas, com destaque para as massivas bainhas de 50 mm de diâmetro, que permitem que a roda dianteira de 19 polegadas percorra um curso máximo de 170 mm, absorvendo assim os maiores impactos com maior subtileza. Na traseira, os movimentos da roda de 17 polegadas são controlados por um amortecedor, que garante um curso máximo de 171 mm.
Refira-se que a Benelli TRK 800 permite ao seu proprietário afinar a suspensão dianteira ao nível da pré-carga, extensão e compressão, enquanto na traseira é possível ajustar os parâmetros de afinação da pré-carga e extensão.
A travagem fica a cargo dos especialistas da Brembo, com destaque para os discos recortados, de 320 mm na dianteira, mordidos por pinças monobloco de fixação radial e de quatro pistões. Na traseira a travagem está confiada a um único disco de 260 mm, neste caso acionado por pinça de dois pistões. A TRK 800 beneficia, claro, do obrigatório sistema de ABS para prevenir o bloqueio das rodas em travagem.
Diga-se ainda, que a lista de equipamento de série posiciona a nova TRK 800 num patamar bastante interessante, tendo em conta o nível de preço a que se espera que seja proposta.
Um painel de instrumentos TFT a cores de 7 polegadas, que ficará posicionado atrás de um para-brisas de grandes dimensões e que é ajustável manualmente em altura, pegas de suporte para passageiro, descanso central para um estacionamento seguro e operações de manutenção facilitadas, e ainda proteções de mão e de na zona inferior do motor para garantir que o bicilíndrico não sofre danos nos percursos mais acidentados fora de estrada.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a trazer-lhe todas as novidades apresentadas pela Benelli, e não só, neste Salão de Milão EICMA. A não perder!