EICMA 2022 – Honda XL750 Transalp

A Honda acaba de apresentar a nova geração da Transalp. Agora com motor bicilíndrico paralelo e denominação XL750.

Tal como esperado, a Honda acaba de apresentar no Salão de Milão EICMA a nova geração da sua Transalp, modelo que foi estreado em 1986 e que agora muda bastante para se adaptar às exigências mais modernas. Uma moto que sempre apostou na polivalência, entra agora na quarta geração, recebendo nova imagem, novo motor, e bastantes opções eletrónicas.

Com uma imagem de turística aventureira, a nova XL750 Transalp aposta também em ser uma moto mais adaptada a uma utilização urbana, sem esquecer aquelas escapadelas por percursos de montanha. Aliás, o nome Transalp foi escolhido pela Honda precisamente inspirando-se nos Alpes.

De acordo com Masatoshi Sato, principal responsável pelo projeto da nova XL750 Transalp, “Olhámos bastante para aquilo que fez da moto original tão boa, e queríamos atingir o equilíbrio perfeito entre agilidade urbana, longa distância, turismo em estrada e capacidades fora de estrada. Criámos uma moto que oferece aos motociclistas, de todos os níveis de experiência, uma moto que é uma experiência totalmente nova na gama da Honda. O aspeto reaviva o look clássico da Transalp com uma presença moderna, o novo motor é incrivelmente forte e versátil, e é uma moto com uma lista de equipamento bastante extensa. Na cidade ou à volta do mundo, a nossa Transalp está pronta!”.

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A primeira grande novidade nesta geração da polivalente Honda é o seu design. Uma moto desenhada em Itália, mais propriamente em Roma, com os designers italianos a optarem por uma linguagem estilística que se revela compacta, de certa forma dinâmica, mas que também garante a necessária proteção aerodinâmica para as viagens maiores.

O para-brisas de série foi estudado para ficar numa posição considerada ideal para proteger o condutor, sendo que não é ajustável, mas com a Honda a garantir duas opções adicionais: um para-brisas mais alto, e defletores superiores e inferiores.

transalpA XL750 Transalp é uma moto pensada para as grandes viagens. O assento é espaçoso, deixa o condutor sentado a 850 mm do solo, e faz parte de um triângulo com guiador e poisa-pés que a Honda definiu para garantir uma posição de condução confortável sentado, e que também permite garantir o controlo necessário quando é preciso conduzir de pé nos percursos fora de estrada.

O painel de instrumentos é um ecrã TFT de 5 polegadas, totalmente a cores, e que integra o já conhecido sistema Honda Smartphone Voice Control, que permite controlar, por comandos de voz, os smartphones com sistema operativo iOS.

transalpQuanto ao motor que equipa a nova Honda XL750 Transalp, estamos perante a mesma unidade motriz que já conhecemos da CB750 Hornet, apresentada durante o mês de outubro. Como esperado, a marca japonesa aproveitará esta plataforma “sete e meio” para diversos modelos. Trata-se então de um bicilíndrico paralelo, de 755 cc, capaz de gerar 91,7 cv às 9.500 rpm e um pico de binário de 75 Nm às 7.250 rpm. Uma performance que igual a da Hornet.

A cambota a 270° e a ignição irregular conferem-lhe uma pulsação e caráter distintos, conferindo boa tração e gerando uma entrega de potência linear, particularmente nos baixos e médios regimes, mas sem esquecer o fôlego necessário nos regimes mais elevados para permitir atingir velocidades elevadas. Para tornar o motor ainda mais compacto, não existe carreto de acionamento do veio de equilíbrio. Neste caso a transmissão primária duplica as suas funções e também aciona o veio que permite conter as vibrações geradas pelo motor bicilíndrico.

transalpE embora o motor seja idêntico ao da Hornet, no caso da nova XL750 Transalp a Honda opta por redefinir a parametrização do sistema de acelerador eletrónico, com a proposta polivalente apresentada nesta EICMA 2022 a contar assim com um acelerador específico.

Claro que a adoção de um sistema de acelerador eletrónico, algo que nunca foi feito nas três anteriores gerações, permite à nova Honda Transalp dar uso a um conjunto variado de opções e ajudas eletrónicas à condução.

Esta proposta japonesa ganha quatro modos de condução – Rain, Standard, Sport e Gravel – capazes de ajustar de forma pré-definida os diferentes parâmetros eletrónicos dependendo do modo de condução selecionado. A Honda, a pensar na personalização e ajuste da Transalp ao gosto de cada condutor, adiciona ainda o modo User, que permite ajuste individualizado das diferentes opções eletrónicas.

transalpE quais são os ajustes possíveis neste pacote eletrónico?

Quatro modos de potência do motor, três níveis de efeito travão-motor, dois níveis de intervenção do ABS, e ainda cinco níveis de intervenção do HSTC (controlo de tração). O sistema “anti-wheelie” está integrado no HSTC, que, tal como o ABS, poderá ser desligado para os momentos de condução “off-road”.

A suportar todo o conjunto encontramos na XL750 Transalp um quadro tipo diamante, fabricado em aço. Uma curiosidade interessante em relação ao quadro desta novidade é o seu peso de apenas 18,3 kg, o que significa que é 10% mais leve do que o mesmo componente que encontramos na CB500X. O sub-quadro traseiro é bastante reforçado e integrado na estrutura principal, garantindo assim uma robustez a toda a prova.

transalpContinuando na ciclística, as suspensões são inteiramente confiadas à Showa.

No caso da suspensão dianteira estamos perante uma forquilha SFF-CA (Separate Function Fork-Cartridge), com bainhas de 43 mm de diâmetro, que oferece 200 mm de curso à roda dianteira que regressa ao formato de 21 polegadas das primeiras gerações Transalp.  No eixo traseiro destaca-se o amortecedor com reservatório externo e braço oscilante Pro-link, que garante um curso de 190 mm à roda traseira de 18 polegadas.

O equipamento fica completo com discos recortados, dois de 310 mm na frente e um de 256 mm atrás, sendo que as pinças dianteiras são de dois pistões e a traseira de pistão único.

Tudo isto resulta num peso a cheio de 208 kg.

Por último, falta falar dos “packs” de equipamento que são opcionais. A Honda desenvolveu cinco pacotes de equipamento que podem otimizar a nova XL750 Transalp de acordo com diferentes tipos de utilização: Urban, Touring, Adventure, Rally ou ainda Comfort.

A Honda Portugal ainda não nos confirmou o PVP oficial da nova XL750 Transalp no nosso país, mas sabemos já que as cores disponíveis são Matte Iridium Gray Metallic, Mat Ballistic Black Metallic e ainda Ross White Tricolour.