EICMA 2022 – MV Agusta Lucky Explorer 9.5

A casa de Varese apresentou na EICMA a versão de produção da nova trail. Descubra aqui os detalhes da nova MV Agusta Lucky Explorer 9.5.

Embora o grande destaque da MV Agusta neste Salão de Milão EICMA seja a presença da desportiva exótica e de estilo retro Superveloce 1000 Serie Oro, sobre a qual a Revista MotoJornal já aqui lhe mostrou todos os segredos e fotos, a verdade é que os motociclistas mais aventureiros estavam desejosos de ver as novidades trail. Nomeadamente as Lucky Explorer 9.5 e 5.5.

Depois de há um ano termos sido brindados com estas propostas, mas em formato protótipo, a MV Agusta finalmente revelou ao mundo as Lucky Explorer em versão final de produção em série.

A boa notícia é que estas duas trail, tanto a 9.5 como a 5.5, chegam aos concessionários da marca de Varese durante a Primavera de 2023, pelo que já não teremos de esperar muito mais tempo para as poder conduzir.

A má notícia é que ainda não foi confirmado o preço de cada uma, sendo expectável que a Lucky Explorer 9.5 apresente um PVP a condizer com as suas especificações “premium”, enquanto a Lucky Explorer 5.5 seja uma proposta bastante mais competitiva em termos de preço.

lucky explorerMas neste artigo vamos então falar sobre a MV Agusta Lucky Explorer 9.5, a mais desejada.

A ligação à icónica Cagiva Elephant é imediatamente destacada, e a marca italiana faz mesmo questão de “colar” esta novidade à moto de competição que brilhou no Rali Dakar. Mas passados tantos anos desde a Cagiva Elephant, naturalmente que a MV Agusta tinha de apresentar uma trail bastante mais eficiente e moderna.

Felizmente manteve a estética do protótipo apresentado em 2021. Alguns detalhes foram, naturalmente, polidos, mas de uma forma geral a Lucky Explorer 9.5 revela-se atraente, bem conseguida ao nível do design, e com detalhes que a fazem destacar das muitas e bem apetrechadas rivais no segmento.

lucky explorerO motor é o bem conhecido tricilíndrico que a MV Agusta já há vários anos tem vindo a utilizar nas suas naked e desportivas, ou até na “sport-touring” Turismo Veloce. Dos originais 800 cc, o motor três cilindros, com cambota contrarrotante, uma opção derivada de MotoGP e que a MV Agusta faz questão de aplicar aos seus modelos de estrada retirando daí benefícios em termos de dinâmica do conjunto, sobe até aos 931 cc.

O motor em si pesa apenas 57 kg, estando acoplado a uma caixa de seis velocidades, tipo cassete, e apresenta uma taxa de compressão de 13.4:1 e uma inércia reduzida.

Desta forma a MV Agusta consegue fazer com que o motor tricilíndrico responda mais rapidamente aos impulsos do condutor no acelerador eletrónico, elemento que, como acontece na restante gama MV, conta com um sistema que torna o “ride-by-wire” mais parecido em termos de “feeling” ao de um acelerador por cabo.

lucky explorerO resultado do desenvolvimento deste motor da Lucky Explorer 9.5 é uma potência de 124 cv às 10.000 rpm, enquanto o pico de binário é de 102 Nm às 7.000 rpm. Nota importante a destacar na performance anunciada para o facto, de acordo com a MV Agusta, de que 85% do binário estará disponível a partir das 3.000 rpm!

Refira-se também que o motor “expira” melhor graças ao novo sistema de escape, que termina numa ponteira lateral ao melhor estilo das motos de rali e “off-road”, e que inclui ainda um controlo do fluxo dos gases de escape através de uma válvula eletrónica.

Também não podemos deixar de referir que, ao contrário das restantes MV tricilíndricas, esta Lucky Explorer 9.5 abandona as icónicas três saídas de escape.

lucky explorerPara suportar todo o conjunto a MV Agusta aposta no quadro duplo berço, fabricado em aço. Na traseira é aparafusado o subquadro que, no entanto, adota uma configuração do tipo treliça. Desta forma a marca italiana afirma ter conseguido encontrar o equilíbrio perfeito entre resistência longitudinal e torsional, ao mesmo tempo que consegue conceber uma estrutura que resiste aos maiores impactos numa condução extrema fora de estrada.

Por outro lado, o novo quadro instalado na Lucky Explorer 9.5 permitiu à casa italiana definir uma posição de condução que, na sua opinião, será a ideal para permitir que os motociclistas desfrutem desta trail por largas distâncias.

O assento posicionado 850 mm de altura do solo foi desenhado para garantir conforto, tanto para condutor como para o passageiro, mas também de forma a garantir que o condutor usufrui de maior liberdade de movimentos. Este fator será importante precisamente nos momentos de condução “off-road”, em que tem de se levantar mais vezes do assento para ajudar a controlar os movimentos da moto.

lucky explorerAo nível da forquilha, a MV Agusta recorre à Sachs, que instala uma forquilha invertida com bainhas de 48 mm de diâmetro e que permitem à roda dianteira de 21 polegadas percorrer um curso máximo de 220 mm. Na traseira o monoamortecedor garante um curso de 210 mm, sendo que a roda traseira adota uma dimensão de 18 polegadas. Tanto à frente como atrás o condutor poderá afinar por completo as suspensões nos mais diversos parâmetros.

Refira-se também que a Lucky Explorer 9.5 estará homologada para uso de pneus “tubeless”, podendo o proprietário instalar pneus de asfalto ou verdadeiramente “off-road” com tacos mais pronunciados.

Continuando na nossa apresentação técnica da maior e mais potente das Lucky Explorer, temos, obviamente, de referir o sistema de travagem. As pinças escolhidas são as potentes Brembo Stylema, de construção monobloco e quatro pistões. No entanto a MV Agusta opta por aplicar pastilhas específicas para “off-road”, que mordem discos recortados de 320 mm à frente, enquanto na traseira está instalado um disco, também recortado, de 265 mm.

O ABS é possível ser desligado por completo, ou apenas parcialmente, deixando de funcionar na roda traseira.

Por último, mas sempre importante, e sem esquecer que estamos perante uma trail que pesa 220 kg a seco e tem uma distância livre ao solo de 230 mm, temos de abordar o cada vez mais relevante pacote eletrónico.

lucky explorerComo seria de esperar, a MV Agusta não deixa nada ao acaso.

Recorrendo a uma centralina Eldor Nemo EM2.2 e a uma unidade de medição de inércia da mesma marca, capaz de medir diferentes parâmetros em seis eixos diferentes, a Lucky Explorer 9.5 disponibiliza diversos modos de condução com potência adaptada a cada um e entrega de binário também ajustada, controlo de binário de quatro níveis, controlo de tração com oito níveis de intervenção, ABS com função em curva, controlo de arranque, “cruise control”, sensor de GPS, conectividade Bluetooth e Wi-Fi, e ainda iluminação “full LED” com luzes de curva.

Outros detalhes que também devem ser destacados são os comandos dos punhos retroiluminados, que permitem controlar facilmente todas as informações apresentadas no painel de instrumentos TFT de 7 polegadas, a cores, de alta resolução, e que permite que o condutor selecione diferentes modos de visualização, incluindo um modo ecrã dividido.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a trazer até si todas as novidades apresentadas no Salão de Milão EICMA. A não perder!