EICMA 2024 – Honda apresenta o motor V3 com compressor elétrico!

A Honda revelou no Salão de Milão EICMA um conceito surpreendente: um motor V3 que recorre a um compressor elétrico. Aqui ficam os detalhes.

honda

A Honda decidiu aparecer em ‘força’ no Salão de Milão EICMA, apresentando no dia de arranque da maior exposição mundial dedicada ao mundo das duas rodas uma série de novidades, mas também de conceitos para o futuro. E o mais surpreendente de todos os conceitos foi o novo motor V3 que recorre a um compressor elétrico!

A marca japonesa confiou aos seus engenheiros uma missão especial: criar um motor altamente eficiente, fugindo dos conceitos atuais.

O resultado desse trabalho é este motor V3 a 75°, arrefecido a água, uma novidade absoluta em que temos dois cilindros inclinados para a frente e um cilindro para trás, e que será aplicado em motos de maior cilindrada (valor por anunciar), concebido para ser extremamente esguio e compacto.

A unidade motriz está equipada com o primeiro compressor elétrico (na prática um turbo elétrico) do mundo para motos, capaz de controlar a compressão do ar de admissão, independentemente do regime do motor, o que significa que o binário está disponível logo a partir de um regime mais baixo.

honda

A juntar a isto, este compressor elétrico permite um elevado grau de liberdade na disposição de todos os componentes no espaço limitado disponível numa moto, logo uma centralização eficiente das massas.

Este componente dispensa a utilização de um intercooler, o que logo à partida apresenta benefícios em termos de número de componentes, espaço ocupado pelos componentes do sistema, e, claro, ao não usar o intercooler apresenta um peso mais baixo do que o habitual.

Este motor V3 que hoje foi revelado na 110ª edição da EICMA poderá ser uma novidade absoluta, mas a verdade é que alguns motociclistas certamente se vão lembrar que esta arquitetura já foi usada pela Honda há alguns anos.

Nomeadamente, alguns lembrar-se-ão do último modelo Honda de estrada que teve um motor V3, a NS400R a dois tempos, em meados da década de 1980.

Agora, passados 40 anos e num mundo completamente diferente, o potencial desta nova direção torna-se óbvio, com possibilidades praticamente ilimitadas em termos de modelos futuros.

De acordo com a Honda, o desenvolvimento continuará no sentido de produzir em série este motor V3 e do objetivo da Honda de deixar os clientes sentirem ainda mais a alegria única de ter e conduzir uma moto.

Galeria de fotos Honda motor V3

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!