EICMA 2024 – Honda GB350S

Uma novidade em que o menos, é mais. A Honda GB350S foi apresentada no Salão de Milão EICMA. E temos aqui os detalhes e fotos.

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Duas rodas, um guiador e um motor. Eis os elementos que a Honda considera suficientes para se conceber uma moto capaz de nos transportar para os sentimentos básicos do que é uma moto no seu estado mais puro. E foi isso mesmo que a marca japonesa decidiu aplicar à nova GB350S, uma novidade que foi hoje apresentada no Salão de Milão EICMA.

O objetivo que levou ao aparecimento desta moto foi o de disponibilizar aos motociclistas menos experientes uma opção repleta de carisma, mas que ao mesmo tempo está pronta para enfrentar aventuras, mesmo aquelas que não têm um destino definido.

O motor da nova Honda GB350S é um monocilíndrico SOHC de 348 cc com 2 válvulas e arrefecimento a ar. O esforço dos engenheiros de desenvolvimento da Honda foi criar a ‘pulsação’ correta no motor. Para isso, recorreu-se a um volante de motor de massa elevada – algo que o condutor sente como um ‘coração a bater’ – mas com o mínimo de vibração.

Para garantir que as vibrações não excedem o patamar do confortável, foi instalado um veio de equilíbrio coaxial extra que funciona em conjunto com o veio principal.

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A caixa-de-ar apresenta um ‘caminho’ reto para o ar passar mais facilmente para o sistema PGM-FI, sendo essa passagem de ar na admissão de diâmetro otimizado para reduzir a resistência do ar e conduta de comprimento otimizada para ajudar a gerar binário mais generoso logo desde baixas rotações.

Para maior estabilidade na admissão de ar, a conduta de admissão passa por baixo do assento e pela parte de cima da caixa-de-ar.

A nota de escape da nova GB350S também foi tida em conta logo no início do desenvolvimento deste projeto. O coletor tem parede dupla e o silenciador no final de um coletor de 45 mm de diâmetro utiliza uma única câmara de expansão. O resultado, de acordo com a Honda, é uma sonoridade grave, distinta e caraterística, considerada ideal para um motor monocilíndrico.

O pico de potência de 15,5 kW (21 cv) surge às 5.500 rpm e os 29 Nm de binário máximo aparecem às 3.000 rpm. A arquitetura desta unidade motriz é de curso longo, com o diâmetro e o curso a apresentarem dimensões de 70 x 90,5 mm para uma relação de compressão de 9,5:1.

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O aspeto clássico da GB350S poderá enganar os mais desatentos, pois na verdade este motor conta com muitas das mais modernas tecnologias da Honda para o mundo das duas rodas.

Neste particular podemos destacar, por exemplo, o cilindro que fica 10 mm descentrado, a biela assimétrica e cárteres selados. Para otimizar a quantidade de óleo e oferecer menos resistência de mistura do óleo da cambota, o cárter selado tem uma divisória entre as câmaras da transmissão e o cárter.

Uma válvula de lamela localizada nesta divisória abre e fecha quando a pressão da cambota flutua devido à ação do pistão, descarregando óleo na forma de um jato (que arrefece o pistão e lubrifica a cabeça da biela). Este óleo passa depois para a câmara da transmissão (caixa), reduzindo o atrito e melhorando assim a economia de combustível.

A caixa tem cinco velocidades e relações de transmissão largas entre a primeira e a quarta, para tirar o máximo partido do binário em cidade. A embraiagem que controla esta caixa da GB350S é assistida e tem função de deslizamento, reduzindo a carga na manete em 30% e facilitando a condução em cidade e a troca das mudanças, particularmente nos momentos de redução de caixa evitando o bloqueio da roda traseira.

Tudo isto resulta, de acordo com a Honda, em valores de consumos bastante contidos. A marfa japonesa anuncia 2,5 l/100 km (em modo WMTC), para uma autonomia potencial de 600 km por cada depósito de 15 litros.

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Seguindo as linhas clássicas do modelo, o quadro que suporta toda a Honda GB350S adota uma estrutura duplo berço em tubos de aço. Uma opção que a marca japonesa considerou como sendo a ideal pela rigidez torsional e longitudinal que se obtém.

Com uma distância entre eixos ligeiramente superior a 1400 mm, o assento fica a 800 mm de altura do solo, e o peso em ordem de marcha é de 178 kg. A combinação entre peso reduzido e altura baixa do assento deverá facilitar, e muito, as manobras em ambiente urbano, fator crucial para aumentar a confiança dos motociclistas menos experientes.

Na ciclística realçamos também o recurso a uma forquilha telescópica com bainhas de 41 mm e que garante 106 mm de curso. As bainhas seguem a temática clássica apresentando foles de proteção pretos.

Os dois amortecedores traseiros oferecem 120 mm de curso e têm cargas de azoto para melhor controlo do amortecimento, garantindo um comportamento mais homogéneo, mesmo nos momentos de condução mais ‘animada’.

A travagem fica a cargo à frente de um único disco de 310 mm que é acionado por uma nova pinça de dois êmbolos, construída com especificações da Honda para apresentar maior rigidez.

No eixo traseiro atrás a Honda GB350S tem um disco de 240 mm e uma pinça de um só êmbolo.

As pastilhas de travão utilizam um composto de fricção que, sem influenciar o “feeling” da travagem consegue reduzir o desgaste, o modulador compacto do ABS simplifica o sistema hidráulico do travão traseiro, e, por fim, as jantes são em alumínio fundido com 14 raios. Nesta particular falta referir que a jante dianteira é de 19 polegadas, enquanto a jante traseira tem 17 polegadas.

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Em termos de design, a Honda aposta no estilo das clássicas roadster. Simples, acima de tudo, mas com muito carácter em todos os detalhes.

As formas do depósito de combustível e dos painéis laterais em resina, e as respetivas dimensões, são evocativos de modelos do passado, tal como o é o assento tipo “tuck-roll” de baixo perfil.

O farol adota um formato circular e inclui três lâmpadas de LEDs em cima e uma em baixo ao centro, combinando com os intermitentes também em LED, em forma de olho, que dão um toque de modernidade subtil e uma assinatura luminosa única.

A instrumentação é simples e fica a cargo de um velocímetro compacto e analógico descentrado em relação à posição da chave da ignição.

Temos ainda um indicador digital que nos diz qual a relação de caixa engrenada, um indicador de consumos médio e instantâneo de combustível, um mostrador que apresenta qual a distância que podemos ainda percorrer até o depósito ficar vazio e até um indicador ECO, que nos indica que estamos a adotar uma condução mais amiga do ambiente.

Com uma gama de acessórios oficiais específicos, a nova Honda GB350S vai estar disponível em data a definir, tal como o preço, sendo que a marca japonesa revela que os motociclistas poderão optar pelas opções de cor Azul Puco, Preto Metalizado Gunmetal ou ainda Cinzento Pérola Deep Mud.

Galeria de fotos Honda GB350S

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