EICMA: Aprilia aposta na média cilindrada

A Aprilia regressa à média cilindrada com a RS 660 e Tuono 660 Concept, usando um motor bicilíndrico paralelo com 100 cv e muita electrónica.

Aprilia RS 660

Entre as novidades da Aprilia apresentadas em Milão há uma gama que se destaca. As RS 660 e Tuono 660 Concept são dois modelos totalmente novos e os primeiros de uma série que usa um motor de dois cilindros paralelos de 660 cc.

Estas representam a aposta da Aprilia num segmento da qual estava arredada há uns anos.

Este novo modelo é para a Aprilia o início de uma nova era, com uma gama de motos que promete uma boa relação peso/potência. Juntando tecnologia de ponta, a mira está apontada também a uma nova geração de motociclistas. Apontada.

A RS 600 é uma desportiva com o ADN da marca italiana, ou não levasse o nome RS, e pretende ser também uma ponte entre os modelos mais pequenos, de 125 cc, e o mais emblemáticos da marca, como a RSV4 ou a Tuono.

RS 660 com dois cilindros paralelos

O motor de dois cilindros paralelos está inclinado para a frente e deriva dos cilindros dianteiros do motor V4 de 1100 cc, produzindo 100 cv de potência máxima. Possui acelerador eletrónico – a Aprilia foi pioneira na utilização do acelerador ride by wire, na Shiver, em 2007 – e também unidade de medição inercial de seis eixos, garantindo assim uma panóplia de ajudas electrónicas, como nas motos ‘grandes’.

O conjunto electrónico, o conhecido APRC (Aprilia Performance Ride Control) inclui controlo de tracção, anti-cavalinho, cruise control, quick shifter, ajuste do efeito de travão-motor, cinco modos de condução e ainda Cornering ABS.

Para o desenvolvimento da desportiva de 660 cc a Aprilia contou com a colaboração do seu departamento de competição, que concebeu um quadro de alumínio específico para este modelo, que usa o motor como elemento esforçado, e é compacto e leve. O braço oscilante é assimétrico tem o seu apoio no motor. As suspensões são Kayaba e a travagem Brembo.

Aprilia Tuono Concept

A Aprilia Tuono Concept usa a mesma base da RS 660, mas com 95 cv extraídos do bicilíndrico, que tem um carácter diferente para este modelo. Conta também com o conjunto electrónico APRC e a estética é, naturalmente, diferente, seguindo a linha das naked da marca de Noale, e inclui, tal como a RS 660, conta com painel de instrumentos TFT. A Tuono 660 Concept estará disponível numa versão para carta A2.